segunda-feira, 9 de julho de 2018

Deixe para amanhã a Pizza que não pode comer hoje!

O Dia Mundial da Pizza comemora-se a 10 de julhodata esta que certamente celebrará uma das mais adoradas invenções culinárias da história da humanidade: a pizza!!

Esta mesma data surgira no Brasil, mas em Portugal também é festejada, tendo eu tomado aqui a iniciativa de vos apresentar, ou voltar a apresentar, os seguintes tópicos:

  • algumas curiosidades e aspetos históricos
  • a minha receita de pizza caseira
  • a entrevista com o Chef Chakall
  • o Refeitório do Senhor Abel e o Heterónimo BAAR
  • a Associazione Pizzaiuoli Napoletani in Portogallo e o Campeonato Português de Pizza

Sabia que… ?

  • A maior pizza do mundo foi feita em Itália, com 40 metros de diâmetro. Recebeu o nome de “Ottavia” em honra ao primeiro imperador romano.
  • A primeira pizzaria de que se tem registo é a Port’Alba em Nápoles (criada em 1738). Ela juntava artistas famosos da época, como por exemplo Alexandre Dumas.
  • Os maiores consumidores de pizza são os norte-americanos e os brasileiros.

Cliquem, por favor, na próxima imagem, de forma a terem acesso à respetiva entrevista indicada na mesma:

A Associazione Pizzaiuoli Napoletani foi fundada em 1998 com o objetivo de valorizar e preservar a profissão do pizzaiolo e a pizza napoletana enquanto património cultural e não apenas gastronómico.

No dia 17 de janeiro de 2018, Dia Mundial do Pizzaiolo, nasceu oficialmente a Associazione Pizzaiuoli Napoletani in Portogallo, presidida por Michele Mezzero. A sua criação deve-se à importância sempre crescente que a profissão do pizzaiolo está a ganhar em Portugal e ao reconhecimento que os trabalhadores portugueses do setor obtiveram nos últimos anos, nomeadamente os sucessos atingidos pela Seleção Portuguesa de Pizzaiolos.


Para além da sua missão de tutela da “Vera Pizza Napolitana” e da sua atividade de formação de profissionais, a Associazione Pizzaiuoli Napoletani in Portogallo destaca-se também pelo seu papel na organização e promoção de eventos, tais como o Festival Italiano e o Campeonato Português de Pizza, com o objetivo de dar visibilidade aos pizzaiolos portugueses e sensibilizar o público para esta especialidade gastronómica, nomeada pela Unesco, Património Mundial da Humanidade.

E porque não ficarem já a conhecer os dois belos espaços indicados na imagem abaixo através do clique na mesma?

Campeonato Português de Pizza, fundado por Antonio Mezzero, embaixador da pizza napoletana em Portugal, é organizado pela Associazione Pizzaiuoli Napoletani in Portogallo. A sua primeira edição teve lugar em 2013 e constitui uma referência para todos os pizzaiolos. Os profissionais de todo o país juntam-se neste dia para uma competição na qual os ingredientes são: farinha, sal, água e a habilidade e paixão dos pizzaiolos

O Campeonato, realizado no Porto, é um evento que, ao longo dos anos, ganhou a atenção do público e dos media. O júri é constituído pelos mais prestigiados nomes de referência da gastronomia portuguesa e italiana. Os primeiros classificados de cada categoria a concurso integram a Seleção Portuguesa de Pizzaioli, que participa no Mundial que se realiza anualmente em Nápoles e que foi galardoada, em 2016, com o Troféu das Nações

Sem comentários:

Enviar um comentário