sábado, 7 de novembro de 2020

História e Receita de Caldo Verde na Bimby



Sabia que o “Caldo Verde” foi eleito, em setembro de 2011, como sendo uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal?

Esta sopa tradicional portuguesa teve a sua origem em meados do século XV, no Norte de Portugal, mais concretamente na região do Minho, ainda que, ao longo dos anos, a receita tivesse múltiplas adaptações de acordo com as regiões em que é confecionada.

E, de acordo com a história da nossa gastronomia, parece que os lavradores utilizavam os ingredientes em maior abundância para produzir uma sopa que saciasse toda a população.

No que diz respeito ao seu ingredientes principal, a couve-galega, que é uma couve típica de Portugal, esta será capaz de transformar esta sopa no prato ideal para uma noite bem fria de inverno ou então na atração principal de qualquer festa popular!

Mas também existe algo que complementa muito bem este tipo de prato na hora em que é servido: as típicas rodelas de chouriço, oferecendo um toque único de contraste de sabores, juntamente com o puré de batata e a couve entretanto cortada em tiras muito finas.

Por isso, na minha proposta de receita de Caldo Verde confecionada no Bimby apresentada mais abaixo, fiz questão de experimentar a utilizar mais um dos produtos endógenos presentes no tal Cabaz oferecido pela Câmara Municipal de Vila de Rei, o chouriço argola (*), aquando do lançamento da Revista Digital já sua conhecida, a Revista Trimestral “P´ra Mesa” Número 14!

Para uma degustação genuína, o caldo verde serve-se sempre em tigelas ou malgas de barro, acompanhadas de broa de milho, de centeio ou broa de Avintes e junta-se, no caldo, várias rodelas de salpicão ou de chouriço de colorau, mas, de preferência, salpicão, que o tornam ainda mais delicioso. Segundo a receita original, deve ser sempre acompanhado por bom vinho verde tinto, também servido em malgas, que é um tipo de vinho altamente compatível com esta especialidade gastronómica.

(fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Caldo_verde)

RECEITA NA CATEGORIA DE SOPAS E CREMES :

Caldo Verde confecionado na Bimby

Ingredientes:

  • 300 g batata
  • 200 g cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1000 g água
  • Sal q.b.
  • 250 g couve de caldo verde
  • 100 g de chouriço argola (*), cortado às rodelas
  • 50 g azeite

 

Confeção:

  1. Colocar, no copo, as batatas cortadas em pedaços, a cebola, os alhos, a água, o sal, a Varoma com a couve e programar 25 min/Varoma/vel 1;
  2. Retirar a Varoma, colocar o copo de medida e programar 1 min/vel 5-7, aumentando progressivamente a velocidade.
  3. Incorporar a couve de caldo verde e as rodelas de chouriço através do bocal da tampa.
  4. Adicionar o azeite e programar 2 min/100°/vel 1.
  5. Retificar os temperos e incorporar mais água, se ficar demasiado espesso.
  6. Servir a sopa com algumas rodelas de chouriço argola (*) e um fio de azeite.

 

(fonte: https://www.mundodereceitasbimby.com.pt/sopas-receitas/caldo-verde/xlq9ixkd-6f492-254761-cfcd2-slfv2kc7)

Sem comentários:

Enviar um comentário