História da Receita de Feijoada
“Feijoada é uma designação comum dada a pratos da culinária de regiões e países lusófonos como Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Timor-Leste e Macau. Consiste num guisado de feijão, normalmente com carne, e quase sempre acompanhado com arroz.
É um prato com origem no Norte de Portugal, e que hoje em dia constitui um dos pratos mais típicos das cozinhas portuguesas, com as versões à transmontana, à poveira, portuguesa, dentre outras, e do Brasil, com a chamada feijoada à brasileira, feita com feijões pretos.
Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Trás-os-Montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) além de carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira.
No Brasil, é feita da mistura de feijões pretos com vários tipos de carne de porco e de boi. É servida com farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros acompanhamentos. Esta versão da feijoada é conhecida como feijoada à brasileira, cuja primeira menção data de 2 de março de 1827 em um anúncio publicado no Diário de Pernambuco, na cidade do Recife, informando que na Locanda da Águia d’Ouro, na rua das Cruzes, às quintas-feiras seria servida “excelente feijoada à brasileira tudo por preço cômodo.
Tipos de feijoada
- Cachupa, prato típico de Cabo Verde, feito à base de feijão e grãos de milho cozidos, acompanhados com carne ou peixe e vegetais.
- Feijoada à brasileira, prato típico brasileiro feito a base de feijão preto e carnes salgadas de porco e bovina.
- Feijoada à transmontana, um prato da culinária portuguesa, feito a base de feijão vermelho e carne de porco.
- Feijoada poveira, um prato da culinária portuguesa, feito a base de feijão branco e pedaços de carne.
- Feijoada à moda do Ibo, um prato da culinária de Moçambique, feito com feijão local, galinha e camarão.
- Maniçoba, também conhecida como “feijoada paraense”, não leva o feijão na sua preparação/ preparo, mas sim as folhas de maniçoba.“
(fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Feijoada)
Produtos Endógenos retirados do Cabaz cedido pela Câmara Municipal de Vila de Rei
E ainda antes de passar à minha proposta de Receita de Feijoada confecionada na Bimby, tenho a dizer que mais uma vez foram utilizados produtos endógenos presentes no tal Cabaz oferecido pela Câmara Municipal de Vila de Rei, tais como o painho inteiro (*), o chouriço argola sem côr (*) e a farinheira Beira Baixa sem cor (*), aquando do lançamento da Revista Digital já sua conhecida, a Revista Trimestral “P´ra Mesa” Número 14!
Vamos para a cozinha?
RECEITA NA CATEGORIA DE CARNE:
Caldo Verde confecionado na Bimby
Ingredientes:
- 1 couve coração ou lombarda
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 4 cenouras
- 4 tomate
- 70 g azeite
- 1/2 pernil fumado
- 150 g vinho branco
- 1 cubo de caldo de legumes
- 1 folha de louro
- sal q.b.
- 250 g água
- 1 malagueta
- 1 painho inteiro (*)
- 1 chouriço argola sem côr (*)
- 1 farinheira Beira Baixa sem cor (*)
- 1 lata grande de compra de feijão manteiga cozido
Confeção:
- Escaldar a couve em água a ferver e reservar.
- Colocar, no copo, a cebola, o alho, a cenoura, o tomate e o azeite e programar 5 seg/vel 5, e de seguida triturar 20 seg/vel 7.
- Refogar 5 min/Varoma/vel 2.
- Adicionar o pernil fumado cortado aos pedaços pequenos, o vinho e programar 3 min/100°C/vel 2.
- Adicionar a folha de louro, o cubo de caldo de legumes, 150 g de água, a malagueta, a Varoma com o painho inteiro (*), o chouriço argola sem côr (*) e a farinheira Beira Baixa sem cor (*) e programar 25 min/Varoma/Counter-clockwise operation/vel Gentle stir setting.
- Colocar a couve na travessa de servir.
- Reservar a farinheira Beira Baixa sem cor (*) e, no copo, colocar o painho (*) e o chouriço argola sem côr (*) cortados em rodelas, o feijão, o restante de água e programar 8 min/100°C/Counter-clockwise operation/vel Gentle stir setting.
- Servir a feijoada, depois de retirar a folha de louro e a malagueta, devidamente acompanhada de arroz branco.
Sem comentários:
Enviar um comentário