sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Leite creme de Ervilhas Primavera (blogue DaHorta Para a Cozinha)

O Blogue Da Horta Para a Cozinha

Comecei a cozinhar tarde, só quando me casei aos 27 anos.

Até aí, limitava-me a ver a minha mãe na cozinha e antes a minha avó, cada uma à sua maneira e cada uma no seu tempo, mas ambas excelentes cozinheiras.

Publicitária de profissão, Diretora de Media, profissão exigente como poucas, nem sempre com tempo nem disposição para estar na cozinha.

Mas o gosto ia nascendo e com uma filha pequena comecei a ter a preocupação de lhe dar a mesma alimentação que eu tinha tido em casa dos meus pais, caseira, saudável, feita com muito carinho.

E ao fim de semana lá ia experimentando, alterando receitas da mãe e das que lia, e tentando adivinhar o que comia em restaurantes e fazer experiências.

Compradora compulsiva de revistas e livros de culinária, o gosto instalou-se.

Viajei muito na minha vida profissional e pessoal. E sempre que o fazia tentava provar a comida local. Ir aos mercados e praças era obrigatório. As viagens deram-me a descoberta de novos ingredientes, aromas e formas de confecionar os alimentos, e acima de tudo, não ter medo de experimentar e arriscar.

Não sou chefe, nem cozinheira profissional, sou apenas uma reformada, que adora cozinhar, partilhar a comida que faz, receber a família e amigos.

As receitas que vai ver no blog são as que faço no meu dia a dia, em dias de festa, ou naqueles dias que nos apetece um prato diferente. Receitas minhas, da minha mãe, de amigos e outras vistas e relidas, em livros, revistas e blogs de culinária e agora em programas de televisão ou na Internet.

Mas todas são experimentadas e testadas, por mim, e nalguns casos com pequenas alterações a ajustar aos gostos cá de casa.

Não gosto de limpar loiça, mas sou muito organizada na minha cozinha, principalmente quando estou a cozinhar.

Não gosto de língua de vaca, não aprecio iscas e rins e tudo o que seja cozinhado com sangue, como por exemplo arroz de cabidela. De resto, acho que gosto de tudo, e claro, gosto de comer o que faço, mas também gosto de experimentar o que os amigos fazem, e muito de conhecer restaurantes novos, cozinhas internacionais e com novas abordagens.

Agora a viver no campo, resolvi com o meu marido encetar a tarefa de criar uma horta e de plantar um pomar com 50 árvores tudo biológico e tudo feito com muito prazer e carinho. Daí o nome do blog “dahortaparaacozinha”.

Por último, mas não menos importante, as fotografias, essas são da autoria do marido, que agora, também reformado, pode dedicar-se ao hobby que sempre teve, a fotografia.

Este blog que vos trago agora, só é possível pelo carinho da família e amigos mais próximos que me incentivaram a fazê-lo. Depois de um ano com a minha página no Facebook e no Instagram com as minhas receitas, chegou agora a vez do blog.

RECEITA NA CATEGORIA DE SOBREMESA: Leite creme de Ervilhas Primavera

Ingredientes:

  • 250 ml de natas
  • 750 ml de leite
  • 125 gr de açúcar branco
  • 6 gemas
  • 1 c. de sopa de Maizena
  • 1 chávena de ervilhas congeladas primavera
  • 4 folhas de hortelã
  • 4 vagens de cardamomo
  • Canela para polvilhar, ou açúcar mascavado para queimar

 

Confeção:

  1. Num tacho coloque as natas, o leite, a hortelã e o cardamomo e deixe ferver. Apague o lume e deixe repousar 5 minutos. Retire as vagens e as folhas. Adicione as ervilhas e deixe-as cozer durante 10 minutos. Triture bem num processador ou numa Bimby. Passe por um passador para coar bem.
  2. Numa taça junte as gemas, o açúcar e a farinha e bata bem. Junte este creme ao leite, mexa e leve ao lume novamente até deixar engrossar e cozer as gemas.
  3. Retire do lume, coloque o leite creme em taças e leve ao frio pelo menos 2 a 3 horas.
  4. Sirva frio, queimado com um queimador, ou polvilhado com canela.
  5. Bom Apetite.

Dica: As ervilhas primavera são as mais doces e por isso as melhores para esta receita.

Sem comentários:

Enviar um comentário