sexta-feira, 12 de março de 2021

O Facebook Cozinha Com Rosto faz 7 anos + História e Receita Exclusiva do Morgado do Bussaco



O Número 7

morgado do bussaco

O número 7 representa a totalidade, a perfeição, a consciência, o sagrado e a espiritualidade, bem como é exatamente o símbolo da conclusão de um ciclo e da renovação!

Por outro lado, também indica a busca pela aprendizagem e pela perfeição:

«Desde os tempos imemoriais, o número SETE é, sem dúvidas, o mais presente em toda a filosofia e literatura sagrada, o que o torna também um número sagrado, perfeito e poderoso, como afirmou Pitágoras, matemático e pai da numerologia.

Funcionando como um portal, ele indica o processo de passagem do conhecido para o desconhecido, um número místico por excelência, resultado da combinação entre os números 3 e 4. O 3, representado por um triângulo, é o Espírito. O quatro, representado por um quadrado, é a Matéria. Assim, podemos dizer que o 7 é o Espírito na Terra, apoiado nos Quatro Elementos, ou, a Matéria “iluminada pelo Espírito”. O 7 é a Alma servida pela Natureza.»

(fonte: https://www.numberseven.com.br/numero-7/)

Vai começar mais um ciclo do Projeto Cozinha Com Rosto

É que é por causa de quem me segue, que este mesmo Projeto existe, englobando atualmente as seguintes plataformas:

E volto a sublinhar as grandes vantagens de fazer parte do meu Grupo de Seguidores do Blog Cozinha Com Rosto:

  • Atualizações Constantes do Blog Cozinha Com Rosto recebidas através do email de subscrição
  • Receitas Exclusivas Semanais, em que cada Subscritor receberá, no seu email de subscrição, uma senha para aceder às mesmas
  • Revista Digital Trimestral “P´ra Mesa”, em que cada Subscritor receberá, no seu email de subscrição, essa mesma Revista, em formato PDF, juntamente com Vouchers de Descontos, recheada de receitas culinárias, entrevistas a profissionais, histórias da nossa gastronomia, recomendações de restaurantes, lojas e produtos, divulgação de promoções e eventos, etc
  • Ebook de Receitas, em que cada Subscritor irá receber, no seu email de subscrição, no seu dia de aniversário, esse mesmo Ebook em formato PDF
  • Possibilidade de interagir no Grupo Privado só para Subscritores na Plataforma Telegram, para trocar ideias e opiniões, sugerir receitas, lojas, produtos, restaurantes, etc, ou só esclarecer dúvidas ou simplesmente dizer “olá”

Acrescente-se ainda que pode igualmente fazer parte do meu Grupo Privado do Facebook Cozinha Com Rosto aqui.

Em resumo: o Projeto Cozinha Com Rosto está de vento em popa, prometendo evoluir muito mais, não perca!

Portanto, continue a seguir-me, meu caro leitor, sendo tudo gratuito e feito de forma a não sair do seu sofá, pedindo-lhe para me ajudar a aumentar o Grupo de Subscritores, bastando partilhar, com quem quiser, o link a partir do qual tudo é possível: http://eepurl.com/gdUQnT.

Vamos brindar agora sete vezes, ao sabor doce do… Morgado do Bussaco, no qual tive a grande oportunidade de introduzir o incrível sabor e textura do Mel de Eucalipto cedido pela Loja By Quintal?

E atenção que, na próxima segunda feira, irá ser lançado mais um Sorteio a ver exatamente com os produtos By Quintal, não perca!

Até ao próximo texto, só porque… nós somos o que comemos e… toda a cozinha tem um rosto!

A Origem do Morgado do Bussaco

morgado do buçaco

«Estávamos na última década do século XIX quando Paul Bergamim já explorava o então “Hotel da Matta do Bussaco” antecessor do Palace Hotel, concessionado pelo Estado. Para trabalhar consigo, Bergamim convidou o alemão Conrad Wissman (1859 – 1947). Wissman era, já à data, um reputado cozinheiro-pasteleiro que emigrou da Alemanha com os seus sobrinhos Maria, Hans, Frieda e Emília Wissman (1884 – 1979), esta última também com uma importância fundamental na criação e divulgação de um doce regional, o hoje nosso conhecido “Amor da Curia.,

O clã Wissman teve um papel preponderante na moderna hotelaria da Bairrada e o nome surge associado ao Palace Hotel do Bussaco, mesmo após Bergamin ter convidado Alexandre de Almeida para a sua gestão em 1916, ao Palace Hotel da Curia, adquirido por Alexandre de Almeida em 1921, e ao Grande Hotel da Curia (Villa Figueiredo), por si adquirido em conjunto com Afonso Rodrigues Costa (1875 – 1947), funcionário do Palace Hotel e que veio a casar com Emília Wissman.

A Conrad Wissman e à sobrinha Emilia associam-se então, na década de 30 e ainda 40, a criação de várias receitas de fina Pastelaria que seriam servidas no Palace Hotel do Bussaco, Palace Hotel da Curia e Grande Hotel da Curia. Emilia Weissman, criadora da receita original dos “Amores da Curia” (ou terá adaptado uma receita original do tio) também vendia os seus doces na sua Pastelaria Biju (actual café do Parque das Termas da Curia).

Estarão o Morgado do Bussaco e os Amores da Curia intimamente ligados e terão sido criados pelas mesmas personagens? Será apenas uma curiosidade, mas, no original, tanto o Morgado do Bussaco como os Amores da Curia tinham um formato rectangular, ambos têm na receita os ovos moles e teriam o mesmo tamanho.

Os vários registos de Conrad Wissman e Emília Wissman, transportam a receita original para os anos 30 ou 40 do século XX, época de glamour, fausto palaciano, mistério e personagens internacionais que fugiam dos horrores da guerra.»

(fonte: https://www.aleidovinho.com/2018/11/06/morgado-do-bussaco-o-doce-rei-da-bairrada/)

RECEITA NA CATEGORIA DE MOMENTOS ESPECIAIS:

Morgado do Buçaco

morgado do bussaco

Ingredientes:





Panquecas

Doce de ovos

  • 15 gemas
  • 2 ovos
  • 500g de açúcar
  • 150g de água

Confeção:








Panquecas

  1. Bater as claras em castelo e depois juntar o açúcar e o mel;
  2. Depois de bem batido, envolver a farinha de noz;
  3. Numa forma com papel vegetal, formar quatro círculos com o preparado;
  4. Levar ao forno a 180° durante 10 minutos;
  5. Retirar e reservar.

Doce de ovos

  1. Juntar o açúcar e a água e levar a ferver até formar uma calda em ponto pérola;
  2. Juntar os ovos e as gemas bem misturados a essa calda, sempre a envolver;
  3. Levar a cozer;
  4. Retirar e reservar até estar frio.

Montagem final

  1. Colocar os círculos do preparado anterior num prato e rechear com o doce de ovos;
  2. Por fim, colocar noz inteira por cima e ainda açúcar em pó.







(fonte: https://sic.pt/Programas/casa-feliz/receitas/2020-05-08-Morgado-do-Bussaco?fbclid=IwAR2Zuh7MplcJ7J85pqXS8ck-1OTPiUAm5TPfe_3BXgtGtN0GLExW73qoNE0)

Sem comentários:

Enviar um comentário