sábado, 10 de abril de 2021

Geleia de Caroços e Cascas de Maçã com Canela



Receita para Reaproveitar Caroços e Cascas de Maçã!

geleia de maçã

Mesmo estando em tempos de desconfinamento, existem algumas preocupações que devem continuar a ter-se em conta!

Leia-se, por exemplo, uma notícia datada de maio de 2020, em que espelha um pouco o que desde logo começou a acontecer no início da pandemia, tendo em conta o relatório do terceiro período do estado de emergência, elaborado pela Estrutura de Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, coordenada pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita:

“Em todo o mundo, toneladas de fruta, legumes e milhares de ovos ou litros de leite estão a ser deixados ao lixo por dificuldades de escoamento de produto. O aumento do desperdício alimentar é uma das faces visíveis da pandemia.

O excedente de produtos alimentares – maioritariamente os frescos -, que devido ao encerramento de fronteiras, limitação de deslocações, alterações do modelo de funcionamento de restaurantes e bares e até dos próprios padrões de consumo viram as vendas cair a pique, já levou Governos e associações a pedir, por exemplo, que se coma mais batatas ou se beba mais cerveja durante a quarentena, para evitar o desperdício.

O encerramento dos restaurantes está levar os agricultores a destruir produtos alimentares. Acontece em todo o mundo, com fruta, legumes, leite. São produtos perecíveis, com um tempo certo para serem colhidos, comercializados e consumidos. Um ciclo que a pandemia veio alterar e que está a deixar em maus lençóis os agricultores.”

Agora pense no que, às vezes, acontece na sua casa: já reparou na quantidade de alimentos que é colocada no lixo ao preparar alguma receita? E o que é que costuma fazer com as cascas, sementes e folhas retiradas dos legumes, verduras ou frutas?

Pois bem: por acaso já pensou em reaproveitar também essas mesmas partes menos boas ou mais feias dos alimentos?

Experimente a fazer a receita abaixo e vai ver que não vai arrepender-se!

RECEITA NA CATEGORIA DE SNACKS E LANCHES:

Geleia de Caroços e Cascas de Maçã com Canela


Ingredientes:

  • 300 gr de cascas e caroços de maçã
  • 1 l de água
  • 500 g de açúcar
  • 1 pau de Canela 

Confeção:

  1. Num tacho, colocar a água e os caroços de maçã e deixar ferver em lume brando, até o líquido reduzir para cerca de metade e os caroços de maçã libertarem a pectina.
  2. Coar essa mistura com um coador fino.
  3. Acrescentar o açúcar e os paus de canela e levar novamente ao lume a ferver em lume brando até a geleia estar no ponto.
  4. Transferir a geleia ainda quente para frascos previamente esterilizados, colocando-os depois de cabeça para baixo durante cerca de 30 minutos.
  5. Guardar os frascos num local fresco e seco.



(fonte: https://lifestyle.sapo.pt/sabores/receitas/geleia-de-carocos-de-maca-e-canela?fbclid=IwAR1c6MsPzuFy15h7WTuuMKD0v1T3clU_zz7lG3JywVpprbrClCWlt9eOgt4)

Sem comentários:

Enviar um comentário