sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Fondue de queijo



Origem e Tipos de Fondue de Queijo!

fondue de queijo

Agosto já está a chegar ao fim e o fondue de queijo é a receita perfeita para se despedir das férias de verão num jantar entre amigos no fim de semana que se avizinha!

Claro que existem outas variedades de fondue, como o de carne ou o de chocolate, que eu própria também já experimentei, mas se calhar o de queijo é um dos mais tradicionais e apreciados, não acha?

O prato de fondue de queijo tem origem na Suíça, e, para servir, os cubos de pão espetados na ponta do garfo são uma ótima sugestão, tal como pode ver nas fotografias incluídas ao longo deste texto, mas fique desde já saber que existem diferentes tipos de acompanhamento, tendo em conta uma pequena pesquisa que eu fiz em www.paodeacucar.com:

  • Legumes e vegetais – Tomate cereja; Brócolis; Couve-flor; Cenoura; Batatas; Champignons.
  • Carnes e queijos – Linguiça calabresa; Salsicha; Cubos de filet mignon; Cubos de presunto; Fatias de bacon torrado; Queijos maturados.
  • Pães – Pão ciabatta; Pão de forma picadinho; Focaccia; Pão italiano; Pão de queijo.
  • Doces – Goiabada; Damasco.

O Fondue de Queijo Perfeito!

fondue de queijo
receitas Cozinha Com Rosto

Apesar de ser algo para servir extremamente prático, muitas pessoas têm um pouco de dificuldade para preparar este tipo de receita, porque também não têm o material necessário.

Mas descanse, porque, se por acaso for o seu caso, meu caro leitor deste Blog, não precisa ter aparelho próprio para fazer fondue de queijo ou até mesmo de ter lamparinas que permitam manter o preparado aquecido à mesa:

  1. A panela ideal deve ser de material que retenha bastante o calor, como no caso do inox, da cerâmica, do ferro e do cobre, já que a panela com réchaud, própria para a fondue, serve para manter o preparo aquecido.
  2. Na hora de servir, a panela com o fondue deve ir diretamente do fogão para a mesa de servir, devendo voltar para o fogão em lume baixo até que a textura fique cremosa novamente se necessário.

Já agora, acrescento que, de acordo com o artigo que se pode ler aqui na íntegra, 12 tipos de queijos indicados para fazer o fondue de queijo perfeito: Emmental, Bel paese, Cantal, Cheddar, Chester, Comté, Edam, Fontina, Gouda, Gruyère, Mussarela, Provolone, Tilsit.

E também se pode ler acolá que:

O álcool impede que a fondue talhe e ajuda os queijos a derreter. Geralmente, usa-se vinho branco seco, cuja acidez equilibra a gordura do prato. Adicionar um outro álcool mais forte é comum na Alemanha e na Suíça. Eles colocam Kirch, um destilado de cereja que pode ser substituído por vermute, gim ou cachaça.

RECEITA NA CATEGORIA DE SNACKS E LANCHES:

Fondue de queijo

fondue de queijo

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de amido de milho

  • 200 ml de vinho branco

  • 1 dente de alho

  • 200 g de sobras de queijo Gruyère ralado

  • 100 g de sobras de queijo Brie ou Camembert

  • 100 g de sobras de queijo mozzarella ralado

  • Tomilho e Pimenta q.b.

  • Croutons com azeite, alho e salsa e Gressinos q. b.

Confeção:

  1. Colocar o amido de milho, o vinho branco e o alho esmagado numa panela antiaderente própria para fondue.

  2. Misturar bem e levar ao lume.

  3. Adicionar as sobras de queijos e deixar ferver.

  4. Temperar com a pimenta e o tomilho.

  5. Colocar a panela sobre a lamparina e servir com Croutons com azeite, alho e salsa e Gressinos.



(fonte: https://www.pingodoce.pt/receitas)

Sem comentários:

Enviar um comentário