PESQUISA POR TEMA

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Terra a amar, Vinho a exportar!

Li há dias que a maioria dos novos milionários se muda para os Emirados, Israel, EUA e Portugal, nesta ordem. Porquê? 


Ao ouvir muitos PMEs com quem convivo listei: clima, segurança, acolhimento, simpatia, comida e bons vinhos.

Li também que os preços de imóveis na década passada subiram 20% na UE e 40% em Portugal; Lisboa tornou-se a mais cara capital da UE após Paris. Por quê? Pura especulação.

Temos o mais belo país do mundo. Praias e falésias no Algarve e Alentejo. Prados dourados no Ribatejo. Serras como a da Estrela no Centro. Rochas bilenárias no Norte. Águias que aqui residem, açores que cruzam os mares como os nossos corajosos navegadores, flamingos que passam o verão em França, gaivotas que nos despertam pela manhã, zarro-de-colar que desfila em festa. Aves de A-Z, de deixar inveja. No interior!

E as festas nas aldeias? Adufe em Idanha-Nova, bandeiras em Campo-Maior, pauliteiros em Miranda, São João em Castelo de Paiva, Corpo de Deus em Ponte de Lima, e muito mais. Futebol, wind-surf, asa-delta, rafting, golfe – onde não há? –  Muito no interior!


Pratos
 típicos, doces conventuais, cervejas artesanais? É comer, beber, rir e desfrutar. Aeroporto, é logo ali. Pelo mundo é normal levar umas 4-5 horas para chegar a um aeroporto internacional, esperar mais duas para embarcar. Do interior chego a um de dois em 2,5h, mais 1h e embarco.

Vinhos? Adoro! Levo grupos de PMEs estrangeiros para visitar as vinhas e ouvir dos atuais donos a história dos bisavós, ver fotos daquele tempo, admirar garrafas de 30 anos, degustar a arte dos nossos enólogos que toca fundo todos os nossos sentidos. Eles compram 5-8 caixas do que mais gostam, para testar com os seus escanções e clientes connaisseurs em seis países. Para os apressados faço provas no meu terraço.

Muitos indagam por que é que não divulgam mais as rotas de vinhos. Por que é que não organizam mais provas lá na UE, para os diretores de clubes de vinho, donos de restaurantes, tal como o Jack fazia antes?

Alguns, como Vinhos do Tejo fazem. E mais? Temos dos melhores vinhos da UE! Para provar e exportar!

YES, WE CAN-duplicar as exportações!


    (texto da autoria de Jack Soifer)




Sem comentários:

Enviar um comentário