segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Chef Milton Oliveira, do Restaurante “A Oliveira”, em Entrevista à Revista P´rá Mesa!


Bom ambiente, muita simpatia, mas sobretudo ótimos pratos com que se deliciar, seja sozinho ou acompanhado, é o que pode encontrar no Restaurante “A Oliveira”, de autoria do Chef Milton Oliveira, em Algueirão-Mem Martins!

 

Todos nós necessitamos de comer para sobreviver, mas a verdade é que, às vezes, também temos apetite quando não estamos com fome, ou então apetece-nos descobrir novos pratos, novas receitas, novos restaurantes…

Por outro lado, somos todos cada vez mais exigentes à mesa, querendo refeições também cada vez mais saborosas e que nos transportem para um novo mundo cheio de sensações marcantes!

E é neste sentido que vou levá-lo hoje, meu caro leitor, a conhecer mais um novo e inquietante espaço de degustação: o Restaurante A Oliveira, localizado na Rua Doutor João Barros 88, Algueirão, Portugal, 2725-079 Algueirão-Mem Martins, tendo como contactos possíveis:

·        telefone: 211978591

·        email: geralrestauranteaoliveira@gmail.com

·        Facebook: https://www.facebook.com/aoliveirarestaurante

·        Instagram: https://www.instagram.com/restauranteeloungeaoliveira

Para começar, temos que, no passado dia 21 de setembro, fui convidada para estar presente no intitulado “jantar de foodies”, onde tive a oportunidade única de ter ficado por exemplo fã de arroz de lingueirão, bem como da mousse de chocolate com massa filo e praliné de amêndoa torrada, sendo estes apenas dois dos vários exemplos apresentados como sendo a nova proposta de menu pensada para a nova época!

Portanto, tudo começou pelas entradas, onde se salientaram uns apetitosos ovos rotos, bem como umas gambas confecionadas no ponto certo, em que foram simplesmente de comer e chorar por mais entre todos os presentes na mesa, sem querer esquecer umas bolinhas de alheira que eram umas autênticas bombinhas de sabor, ou ainda o doce de bolota servido com queijo, azeitonas e bolo do caco com manteiga de alho, que mimo!

Entretanto, foram servidos os respeitosos pratos de peixe: arroz de lingueirão (o meu preferido!) e polvo com arroz negro

E, logo a seguir, mesmo quase já de “barriga cheia”, foram servidos os digníssimos pratos de carne: presa de porco preto com migas de enchidos e entrecôte marmoreado em cama de risoto de bacon

Para terminar, degustei ainda, e de uma só vez, tal como aconselhado pelo próprio Chef, um dos incríveis pastelinhos crocantes à Oliveira, para além da muito bem-apresentada mousse de chocolate com massa filo e praliné de amêndoa torrada, uma verdadeira delícia!

Portanto, foi uma divina noite de degustação e em boa companhia, tendo-me sido prometida ainda a seguinte entrevista, como forma de conhecer mais e melhor todo um projeto que naturalmente requeria bastante preparação e cuidado por parte de todos os intervenientes na cozinha e respetivos empregados de mesa:

1) Para começar, os caríssimos leitores da Revista P’rá Mesa gostariam de saber qual a origem e o significado do nome do Restaurante “A oliveira”?

Chef Milton Oliveira: A origem do nome deve-se ao nosso apelido. Quando eu e a Nicole (a minha companheira) ambicionámos ter um restaurante, decidimos que teria o nosso apelido, uma vez que não somos casados, mas fomos brindados pelo mesmo apelido, daí o termos escolhido!

2) E que tipo de percurso profissional é que o Chef teve até chegar aqui?

Chef Milton Oliveira: Considero que trabalhei nos melhores restaurantes da cidade! Com chefes que me inspiraram bastante e que me fizerem crescer imenso, apenas menciono o menos conhecido, mas o que até hoje mesmo, já estando reformado, impulsiona me e motiva a todo o momento: José Santos (Ex Tasca da esquina by Vitor Sobral) a quem mando um abraço!

3) Já agora: de onde vem a sua inspiração para criar os vários pratos presentes na nova carta e qual a origem dos ingredientes utilizados?

Chef Milton Oliveira: A inspiração deve-se a uma teoria. Antes de ser Cozinheiro, ou chefe de Cozinha, considero-me um bom cliente de bons exemplos de Restaurantes, daí inspirar-me neles e depois é fazer conjugações improváveis e ver se resulta! Sou da opinião de que a qualidade do produto é a maior rede social que nós temos e daí é só divulga-lo e não vacilar em momento algum!

4) Mas este restaurante já abriu há cerca de um ano, certo? Acha que foi uma aposta bem conseguida, ainda que o mesmo se encontre localizado nos arredores da grande cidade que é Lisboa?

Chef Milton Oliveira: Reconheço que a localização, no início, poderia não ser a melhor, face à ambição que tínhamos, mas a oportunidade que tive, a quem também agradeço às pessoas envolvidas, fez-me querer que seria possível e, hoje, com muito sacrifício, vou percebendo que valeu a pena. A paciência, a qualidade e o empenho com que nos empenhamos a servir, ajudou-nos imenso e continua a ser a chave do negócio, não dando nada como garantido, nunca!

5) E que tipo de clientes é que tem recebido até hoje? Serão, por exemplo, na sua maioria, cada vez mais residentes do concelho de Sintra ou nem por isso?

Chef Milton Oliveira: Temos recebido pessoas de Lisboa, Cascais, Arruda dos vinhos, Margem Sul e por aí fora, atualmente. Para termos uma boa refeição e sermos bem atendidos, acho que não existe distância, temos é que fazer dos nossos Restaurantes uma experiência!

6) No que diz respeito aos trabalhadores que tem acolhido, tem sido fácil contratar pessoas com o perfil digamos que desenhado para este projeto?

Chef Milton Oliveira: Não tem sido fácil: nesta fase estamos compostos por uma equipa de 5 elementos contando conosco, claro, 3 na cozinha e 2 na sala. Estamos numa fase em que pretendemos aumentar a equipa para 7 elementos, em que a escolha tem de ser rigorosa: os que entrarem têm que acrescentar algo, Já não estamos propriamente numa fase de formar, precisamos de sangue novo que dinamize ainda mais o serviço e apoie. Com certeza, uma tarefa difícil, mas em que temos a certeza de que iremos conseguir!

7) E quais são as suas maiores expectativas para o futuro?

Chef Milton Oliveira: A minha expectativa é manter todo o trabalho efetuado até aqui, uma vez que o “difícil não é ter, é manter”, sempre procurando melhorar aqui e ali, procurando dar o máximo de conforto aos clientes.

8) Olhando agora um pouco para trás no tempo: quais as suas principais recordações de infância e será que repetia tudo de novo ou o que é que alterava de imediato na sua vida?

Chef Milton Oliveira: As melhores recordações que tenho é que sentar-me à mesa era uma celebração e hoje levo isso para a vida cada vez que vejo uma família sentada à mesa: penso que é uma celebração em que eu estou a contribuir com o melhor que sei e que posso para essa mesma celebração, sendo um Privilégio ser escolhido pelos clientes para fazer parte dela!

9) Para finalizar: que recado gostava de deixar aqui para todos aqueles que ambicionam abrir um restaurante e obter sucesso?

Chef Milton Oliveira: Num primeiro momento passa por definir e desenvolver um conceito diferenciador e inovador, que respeite, acima de tudo, a qualidade do produto e no momento da sua confeção se consiga incluir o nosso toque pessoal, a nossa sensibilidade, a nossa paixão pela cozinha portuguesa.


Horário de funcionamento:


·       Segunda-feira: 19h - 00h

·       Terça a sábado: 12h - 00h

·       Domingo: encerrado 

“O truque do Chef aqui é amor.”

(fonte: https://www.facebook.com/aoliveirarestaurante)

 

(texto escrito por Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)


Sem comentários:

Enviar um comentário