sábado, 9 de julho de 2022

"Algas: a verdura dos oceanos" por Sandrina Martins

O planeta é azul porque tem muita água e nessa mesma água há plantas aquáticas, as chamadas algas.


E se eu vos disser que o verdadeiro pulmão do mundo, o local que produz mais oxigénio, não é a Amazónia? Parece que nos venderam essa ideia desde pequenos, e não é bem assim. Atenção: a floresta e todo o ecossistema tropical da Amazónia são para continuar a preservar, ok?

Vamos à explicação! “Se somarmos o oxigénio produzido pela fotossíntese de toda a população de algas de todos os oceanos, teremos mais gás do que aquele produzido pelas florestas”, palavras de Elisabete Santis Braga, oceanógrafa e diretora do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. É lógico que assim seja, pois se os oceanos são considerados os maiores sumidouros de dióxido de carbono, é porque também neles se produzem grandes quantidade de oxigénio.

O excesso de oxigénio produzido nos oceanos, liberta-se da água e fica disponível na atmosfera para todos os seres vivos. E quem produz este gás vital para nós? Seres fotossintéticos unicelulares e algas microscópicas, mas grande parte do trabalho é feito por macroalgas.

Na verdade, os oceanos são uma fonte enorme de recursos e as algas são um desses mesmos recursos que se podem rentabilizar.

Para além de serem usadas na alimentação, produção de medicamentos e de cosméticos, sabe-se que representam uma forma eficaz de despoluir a água e podem ser usadas como fertilizantes ajudando a corrigir o pH do solo.

Mas centremo-nos na sua utilização na alimentação. Enquanto que as algas, para nós ocidentais, não representam um elemento da nossa dieta tradicional, na Ásia é bastante comum o seu uso.

Chegaram até nós através da introdução da comida chinesa e japonesa na nossa cultura. Elas podem ser verdes, castanhas ou vermelhas, e têm diversas aplicações – cozinhadas ou cruas, e possuem propriedades estabilizantes e gelificantes como é o caso do agar-agar.

As suas propriedades nutritivas são bem reconhecidas e a Associação Portuguesa de Nutrição publicou um ebook, onde divulga diversas informações úteis, como a classificação das algas, o valor nutricional, cuidados a ter na compra e consumo e uso das algas na cozinha portuguesa (clicar aqui).

Em termos nutricionais, apresentam uma elevada quantidade de minerais, proteínas, vitaminas e fibras, por vezes muito superior à que existe em muitos legumes terrestres. Outro aspeto a não negligenciar é o baixo conteúdo em gorduras.

As algas comestíveis e comercializadas em Portugal são: Wakame, Dulse, Esparguete-do-mar, Kombu, Nori, Musgo da Irlanda, Fucus ou Bodelha e as agarófitas.

Na 2.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que decorreu em Lisboa entre os dias 27 de junho e 1 de julho, elas tiveram o seu destaque num showcooking onde a produção nacional de algas foi promovida.

Esta conferência, inserida na Década das Ciências Oceânicas para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030) instituída pelas Nações Unidas, teve como principal objetivo alertar-nos para a preservação dos oceanos, mega-ecossistemas com uma biodiversidade rica e em parte até desconhecida.

As algas fazem parte desta riqueza natural, por isso é bom que saibamos tirar partido delas, de modo a privilegiarmos um modo de vida saudável, mas também sustentável.

        (texto da autoria de Sandrina Martins)

5 comentários:

  1. Excelente artigo. Muuuui9to bem escrito!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela apreciação. Fico satisfeita que tenha gostado!

      Eliminar
    2. Muito obrigada pelo apoio!

      Eliminar
  2. Excelente conteúdo, muuuuito bem escrito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário, também em nome da Autora Convidada, Sandrina Martins, tendo um gosto publicar textos que as pessoas apreciam e seguem :)
      Cumprimentos,
      Mónica Rebelo,
      Fundadora da Revista P´rá Mesa em www.pramesa.pt
      e Detentora do Blog Cozinha Com Rosto em www.cozinhacomrosto.pt

      Eliminar