segunda-feira, 12 de junho de 2023

Mário Mesquita, Diretor do Hotel Porta Nobre, no Porto, em Entrevista à Revista P´rá Mesa!

"Bem-vindo ao Porta Nobre, o Exclusive Living Hotel na Cidade do Porto!"
(Fonte: https://www.portanobre.pt/)



Na continuação do texto já publicado aqui, venho hoje apresentar-lhe, meu caro leitor, o atual Diretor do Hotel Porta Nobre: Mário Mesquita.

Mas, ainda antes de passar a ler a entrevista propriamente dita, importa realçar que, tal como pode verificar ali e acoláa freguesia onde se localiza o referido hotel, Miragaia, também conhecida pelo "monte dos judeus", acreditando-se ainda numa lenda para justificar a formação do seu nome, é uma localidade típica da cidade do Porto, que começou a ser povoada em 1243, cujo poder político tem tentando recuperar, devido entretanto à classificação da zona histórica do Porto como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1996.

"A construção da Alfândega Nova, há 150 anos, fez desaparecer o que restava do antigo areal e dos estaleiros na praia de Miragaia. O desejo de uma cidade moderna levou à redefinição do contacto entre a cidade e o rio, conduzindo não só à construção da Alfândega Nova, mas a um grandioso projecto de ordenamento urbano com a construção da Rua Nova da Alfândega que, partindo da Ribeira, se prolongaria por Miragaia até Monchique."

 (fonte: SABIA QUE… NA VELHA PRAIA DE MIRAGAIA APARELHARAM-SE EMBARCAÇÕES DA EXPEDIÇÃO A CEUTA DE 1415? – Associação Comercial do Porto (cciporto.com))

Convém não esquecer que Miragaia foi crescendo do lado de fora das intituladas "Muralhas Fernandinasinicialmente construídas em 1336, que, por sua proximidade ao rio e à praia, nela desenvolveram-se diversas atividades ligadas à pesca, ao transporte e ao comércio de mercadorias, tanto por via fluvial como marítima.

E assim se foi sentindo, ao longo do tempo, o efeito próprio da degradação urbanística, devido, por sua vez, à migração da população do campo para a cidade, contando-se com uma cada vez mais elevada taxa de ocupação.  

Por isso, não esqueça de anotar, na sua agenda, o Hotel Porta Nobre, e viaje, no tempo, até à eloquente zona histórica da cidade do Porto, cujas vistas para o Rio Douro e Vila Nova de Gaia são bastantes convidativas a um belo passeio à tardinha pela zona ribeirinha, para logo a seguir tomar uma bela refeição no Restaurante Porta 8, já que existe um presente, para si, na questão 4, que eu acredito que vai gostar, não perca!

1) Para começar, qual é o seu currículo e desde quando é que exerce funções no Hotel Porta Nobre?

Mário Mesquita: Trabalhei em diversas áreas, mas sempre tive uma paixão pelo turismo e hotelaria. Iniciei a minha formação hoteleira na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, em meados dos anos 90. Passei por vários projetos de hotelaria e restauração. Inicialmente mais voltado para a alimentação e bebidas. Mais tarde e com a experiência na direção hoteleira, voltei a minha atenção para o alojamento e oferta turística, o acolhimento e a hospitalidade. Iniciei a minha colaboração no 2.º trimestre deste ano.

2) No site do Hotel pode ler-se que “a reabilitação deste edifício, com mais de 300 anos, respeitou os traços fundamentais da sua identidade, mantendo a sua alma intacta”, logo como é que tem sido o feedback da parte de quem o visita? 

Dr. Mário Mesquita: Os nossos clientes são, fundamentalmente, europeus e norte-americanos. Sem dúvida que, estes últimos, ficam ainda mais fascinados com a estória da cidade que deu nome a Portugal, mais de 800 anos de história. E especialmente do nosso edifício com mais de 300 anos que nos remete para uma viagem no tempo. Mais, além da cuidada renovação mantendo o que era possível, reutilizamos alguns dos materiais antigos. Por exemplo, algumas das cabeceiras de cama, são a madeira tratada da estrutura do edifício.

Este edifício ficava ao lado da então praia de Miragaia. Onde desembarcavam os barcos do clero e da nobreza, no fortim chamado Porta Nova e, posteriormente, Porta Nobre.

3) Que tipo de apartamentos é que existem ao dispor de quem procura este Hotel? 

Mário Mesquita: Este hotel é composto por 19 apartamentos completamente equipados, de tipologias diversas. Entre estúdios, T0 e T1 com características e decoração diferentes, fazem com que cada um constitua uma experiência também diferente.

4) Alguma oferta exclusiva que queira, desde já, divulgar aos meus caros leitores da Revista P´rá Mesa?

Mário Mesquita: Claro que sim, temos todo o gosto em oferecer um código promocional exclusivo que dará acesso a 15% de desconto aos leitores que reservarem no nosso site

PRAMESA15OFF

5) Recordando, agora, um pouco do que se vivenciou na altura em que o vírus da pandemia começou infelizmente a instalar-se, obrigando a fechar muitas portas nos fatídicos anos de 2020 e 2021, quais é que foram as vossas dificuldades do Hotel e como é que foram ultrapassadas? 

Mário Mesquita: Nós abrimos ao público na fase final da pandemia, pelo que felizmente não sentimos as dificuldades de outros colegas no mesmo setor. 

6) E quais as suas expectativas para o futuro do Hotel? 

Mário Mesquita: O hotel tem tudo para continuar a ser um sucesso, segurança, higiene, conforto e uma proposta diferenciadora. Mas uma estrutura depende das pessoas, da sua equipa atenta e acolhedora, da relação de proximidade com o hóspede. O nosso foco é o cliente, proporcionando-lhe a melhor experiência possível. Desta combinação, se perfeita resultará a fidelização e referenciação por parte do cliente.

7) Certamente, será sempre uma excelente opção de alojamento na zona ribeirinha do Porto, onde podemos encontrar um espaço carregado de história mas também perto de muito coisa por descobrir na segunda maior cidade de Portugal: Ferreira fica a 250 metros; Livraria Lello fica a menos de 1,2 km; a estação ferroviária de São Bento fica a menos de 15 minutos a pé. Por isso, para si, quais é que poderão ser as maiores valias existentes no local de forma a conseguir atrair ainda mais clientes?

Mário Mesquita: Sem dúvida com refere, muito por descobrir. Estamos perto de tudo, no coração do Porto. A ribeira aqui ao lado, o Edifício da Alfandega a 300m, a igreja de São Francisco e o Palácio da Bolsa. E próximos da Torre dos Clérigos, mas também da Casa da Música, de Serralves, entre outros.

Espaços com história, cultura e lazer não faltam na cidade, mas, na minha opinião, o que atrairá ainda mais clientes continua a ser a nossa forma única de receber e de cuidar de quem nos visita. Somos um povo que é, naturalmente, bom em receber, em cozinhar e em servir muito bem. Estes atributos conjugados com a beleza da nossa cidade fazem uma combinação única e inesquecível.


8) Já agora: poderia indicar algumas opções para tomar refeições? 

Mário Mesquita: Claro que sim. Sugiro o restaurante do nosso hotel, o Porta Oito – petiscos & bar

Integrado no hotel, é autónomo e aberto à cidade. Recriamos sabores portugueses com aromas do mundo, reinventamos sabores do mundo com paladares portugueses. É um espaço de partilha à mesa e onde encontram dos melhores cocktails da cidade.

9) E será que é igualmente fã de uma agradável e deliciosa francesinha? Ou será que prefere outro tipo de receitas tradicionais portuenses?

Mário Mesquita: Sim, sou fã da francesinha, e, como em tudo, há que conhecer os melhores sítios na nossa cidade. Tenho um fraquinho pelas nossa tripas à moda do Porto, claro! Mas, valorizo, acima de tudo, a riqueza gastronómica do nosso país, uma das melhores do mundo.

10) Para finalizar, gosta de cozinhar? Qual é a sua receita favorita? Quer descrevê-la?

Mário Mesquita: Sim, adoro cozinhar e sou bastante eclético. Não tenho nenhuma receita especialmente favorita. Depende de para quem estamos a cozinhar. Gosto de cozinhar o mais natural possível, com amor e sabor.



(texto da autoria de Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)


Sem comentários:

Enviar um comentário