Parceiros

Sociedade Portuguesa de Naturalogia 

Pelas Leis Naturais – Pela Cultura Integral do Indivíduo” é o lema da Sociedade Portuguesa de Naturalogia, Instituição de Utilidade Pública (DR II s., nº 4 de 05/01/1991), fundada em 13 de outubro de 1912.

O lema que tem guindado a atividade da SPN e a longevidade que ostenta ilustram bem a filosofia humanitária promovida com abnegação e coragem ao longo de mais de um século, não isento de percalços e dificuldades.

A SPN é a mais antiga associação portuguesa que incessantemente vem defendendo princípios ecológicos incluindo o Homem como parte integrante da Natureza. Conhecer as leis naturais, estimulando o seu respeito, sensibilizando os cidadãos para a preservação do ambiente e tirando dele o máximo proveito para a saúde da comunidade, tem sido tarefa árdua nem sempre bem compreendida pelos poderes estabelecidos.

A saúde e o bem-estar dos seus associados, bem como de todos os que a procuram para alívio dos seus próprios problemas constituem objetivos centrais da atividade regular da SPN.

Sabemos que a SAÚDE é um todo holístico que integra aspetos físicos, mentais, emocionais e espirituais. Ora, para cada um destes aspetos, a Sociedade desenvolve disciplinas que globalmente contribuem para o robustecimento de uma filosofia humanista de solidariedade, de amizade e de paz não só em relação às pessoas mas também no concomitante aos restantes seres vivos que coabitam o planeta.

Trimestralmente é editado o Boletim Informativo “Vida Sã” destinado aos sócios que vai dando conta da diversa programação levada a cabo na sede da SPN (Rua João de Meneses, nº1, em Lisboa), bem como de outras iniciativas no exterior.

Realçamos o serviço prestado no Refeitório Vegetariano que fornece salutares e saborosos almoços (exceto aos domingos) para os associados e amigos que nos procuram. As refeições são criteriosamente preparadas com géneros provenientes da agricultura biológica, combinando cores e paladares que têm agradado a todos os comensais, sejam ou não rigorosos vegetarianos. Igualmente é assegurado um eficiente serviço de “take way”.

No tocante à descoberta de novas e saudáveis sensações gustativas não podemos deixar de referir os repastos de convívio, verdadeiros banquetes que se realizam ciclicamente em cada uma das estações do ano. São almoços preparados carinhosamente por dedicadas associadas. Para além da confraternização que ocorre naturalmente entre cinco ou seis dezenas de participantes que assim ficam a conhecer-se melhor, gerando trocas de conhecimentos e amizades, estes almoços temáticos têm também uma função pedagógica. Eles visam a divulgação de legumes e frutos silvestres, outrora muito utilizados e hoje esquecidos nesta civilização ferozmente consumista que nos enredeia.

Pelo menos uma vez por mês são organizados suaves passeios pedestres em Sintra, na Arrábida e noutros locais, adequados a todos os escalões etários. Os participantes podem desfrutar plenamente a natureza, efetuar exercício físico e atenuar o “stress” citadino.

Diversas disciplinas têm lugar regularmente na nossa Sede, especialmente o ioga, o chi-kung, o tai-chi, a meditação. Aulas de mentalismo, esperanto, pintura, informática, taças tibetanas e outras, preenchem a parte de saúde mental que deve ser sempre ginasticada.

Periodicamente são realizadas, geralmente aos sábados à tarde, conferências temáticas por consagrados especialistas que culminam com um jantar de homenagem a cada conferencista.

A SPN possui ainda um gabinete específico para consultas de terapias não convencionais onde habilitados massagistas de todos os tipos, osteopatas, acupuntores, naturopatas, fitoterapeutas, especialistas de medicina chinesa, nutricionistas, reflexologistas, radioestesistas (reiki) podem exercer, mediante marcação, os seus misteres.

Com vários especialistas de curas naturais a SPN estabeleceu protocolos e acordos em que os sócios beneficiam de consultas em condições vantajosas.

Por fim, salientamos a participação da SPN, através de membros dos seus Corpos Gerentes, em numerosas iniciativas levadas a cabo por todo o País, constituídas por feiras, seminários, ações de formação e exposições onde a filosofia da naturalogia se encontra presente. De entre essas iniciativas, enfatizamos a nossa participação na FEIRA ALTERNATIVA/2015, onde perspetivamos apresentar ações de animação para ilustrar as nossas atividades e angariar novos sócios e simpatizantes para as nobres causas que defendemos.

 Gotik Senses

"A Gotik Senses foi fundada em 2019, para proporcionar dias e experiências memoráveis aos milhares de turistas que visitam Portugal. Portugal é bem mais que Lisboa, Porto ou Algarve. Vivemos num país rico em recursos e com milhares de recantos fantásticos por descobrir. 

Este projecto surge pelo carinho que nutro pela cidade de Santarém e pela paixão que tenho pelos cavalos.

O MEU IDEAL: proporcionar a quem nos visita uma experiência a não esquecer. Compartilhar os locais, pessoas e cultura ribatejanas.

MISSÃO: Proporcionar dias diferentes e experiências únicas. Valorizar o património português dando a conhecer uma região rica em tradições e cultura, oferecendo turismo de qualidade, responsável e sustentável.

VISÃO: Ser empresa de referência no sector da animação turística na região do Ribatejo

OBJECTIVOS:

- Promover a cidade de Santarém. Cidade com grande potencial e beleza. Santarém foi esquecida no tempo e está completamente desvalorizada.

- Promover o puro-sangue lusitano (PSL) uma raça de cavalos com origem em Portugal. É o cavalo de sela mais antigo do Mundo, sendo montado aproximadamente há mais de cinco mil anos

-Promover toda a região do Ribatejo, que tem um vasto património cultural e natural

-Preocupação num turismo sustentado e sensibilizar a população para a preservação de um vasto património"

 Comunidade EN2

Nasce em Setembro 2016, numa viagem pela Estrada Nacional 2, a ideia de criar um ponto de encontro com o propósito de reunir todos aqueles que percorram a EN2 e que tenham acesso a informações sobre alojamentos, restauração e os diversos locais de interesse ao longo de toda a estrada. Esta loja online é o inicio disso mesmo. Lançada a 13 de Novembro de 2017 nasce assim a 1ª loja dedicada à Estrada Nacional 2 e começa a aventura Comunidade EN2.

Somos fãs dos 738,5 Km´s da maior estrada que atravessa o nosso País de Norte a Sul, Chaves-Faro.

Queremos que também o seja e conheça tudo o que ela tem para oferecer.

Vamos assim reunir todos aqueles que quer a pé, de burro, de bicicleta, de trotinete, de autocaravana, de mota ou de carro, já por lá andaram, devagar, depressa, por inteiro ou às partes.

A Estrada Nacional 2 não tem de ser uma corrida. Deve, dentro da sua disponibilidade, escolher o tempo que vai precisar. Assim pode decidir onde dormir, onde comer e o que visitar dentro do seu orçamento e das suas necessidades.

Boa viagem/aventura!!! E acima de tudo divirtam-se.”

Histórias à Mesa

“O José e o burro!

O José morava numa aldeia na encosta da serra e o avô morava numa casa velhinha, com um belo quintal.

O burro vivia nesse quintal, meio esquecido pelo velhote, mas o José sempre que saía da escola, corria com toda a força para visitar o amigo.

Um dia foi ter com o seu avô, que ficava horas ao sol sentado num banco e pendurado numa bengala. Encheu o peito de ar, com um sorriso no rosto e disse: "avô! posso cuidar do burro e usar o burro?".

O avô ficou a rir e disse: "ó José ... o burro está tão magrinho e velhote, não vale a pena".

O José ficou triste pelas palavras ditas pelo seu avô e, no meio da sua coragem, respondeu: “deixa-me fazer isso, que vai correr tudo bem”.

O avô, vendo a sua alegria, deu a oportunidade, mas sem nenhuma esperança no resultado.

A partir desse dia, o José começou a cuidar do burro, a montar a albarda e a fazer pequenos passeios. O burro ia ficando cada vez mais bonito e forte, que um dia até os vizinhos pediram para fazer alguns transportes com o seu burro.

Como por magia, o José e o seu amigo começaram a fazer algum dinheiro, que levava para a sua mãe, uma ajuda que nem ela estava a acreditar.

O animal já estava a ficar famoso na aldeia, até que um dia apareceu um senhor e comprou o burro do seu avô. O rapaz ficou em lágrimas, pois depois de tanto empenho, tinha ficado sem o seu tesouro.

Mas sabia que podia voltar ao seu negócio, pois na aldeia havia mais burros, que pelas suas mãos iriam mudar de vida, podendo, assim, cuidar deles todos.

Desde então, o menino nunca mais parou, cuidando de vários burros que já não tinham utilidade, fazendo outras pessoas, crianças e burros felizes.

E, assim, se pode afirmar, que, o projeto Histórias à Mesa, tem como missão, recuperar e dar vida a locais históricos, bem como dar a conhecer, aos outros, uma experiência gastronómica única, em relação ao local onde tudo acontece...

Logo, esta é uma forma de recriar uma atividade familiar, como os almoços típicos da aldeia ou o facto de se fazer pão no forno do último moleiro, em que, neste caso, o moinho tem 235 anos, o forno tem 70 anos, a mesa de tender tem 30 anos, entre outros utensílios.

Por outras palavras, é como se fosse uma viagem no tempo, que nos faz recordar velhas memórias, ou imaginar como era...

E, no espaço dos «moinhos vivos», ainda é possível realizarem-se workshops de pão tradicional de Palmela, workshop de fogaças de pão, almoço em forno de lenha com os produtos da região.

Acrescentem-se também alguns passeios pela serra do Louro, para falar dos segredos e burricadas.

Em resumo: estes são alguns dos hábitos antigos, que se podem usufruir com Histórias à Mesa!»

 Merita Gourmet

"Atualmente, a loja online Merita Gourmet, já tem, no seu menu, para encomendas, brigadeiros, bolos e brownies, em que os mais pedidos têm sido as «festas na Caixa».

E durante o ano de 2022, os «produtos saudáveis» serão os mais divulgados, tanto do tipo doces quanto salgados.

Os pedidos podem ser feitos pelo Site, Instagram ou WhatsApp.

Para efeitos de revenda, existe uma página para pedidos, disponibilizados após o devido contacto do interessado."


 


Opticalia Famões

"Opticalia Famões sedeada na Rua José António Carvalho nº 16 loja 3 em Famões, foi constituída em setembro de 2004 com o objetivo de servir a população de Famões e freguesias limítrofes dentro dos mais elevados padrões de qualidade e profissionalismo. Aliado a um espírito empreendedor e criativo, foi selecionada uma equipa de profissionais com elevada experiência nas áreas de Ótica Ocular, Contactologia, Optometria, Oftalmologia e Audiometria, procurando, desta forma, dar cobertura a toda uma vasta área de saúde. Fatores como a localização, acessibilidade, limpeza, cortesia, simpatia e carácter familiar são aspetos fundamentais para a total satisfação de todos os nossos clientes.

A Opticalia Famões procura trabalhar com as melhores marcas nacionais e internacionais existentes no mercado, tendo sempre em conta a relação preço/qualidade adaptado e alargado a um target diversificado.

A experiência acumulada e a nossa aposta na formação contínua, leva-nos a escolher e a premiar a alta qualidade de lentes oftálmicas e lentes de contacto onde a tecnologia de fabricação ofereça não só um campo visual mais natural, mas também eleve o conforto do nosso cliente. Apresentamos soluções inovadoras e personalizadas às necessidades dos nossos clientes com elevado nível de qualidade e desempenho, proporcionando aos mesmos a garantia da máxima satisfação.

Valorizamos a satisfação e fidelização dos clientes, respondendo com eficácia às necessidades e exigência, tanto no pré como no pós-venda, e procurando atender às suas necessidades sempre com o maior profissionalismo e empenho."

By Quintal

"O mel é um produto de “terroir” e, por isso, os sabores dos méis da By Quintal espelham a essência da flora local. A excecionalidade do nosso mel é resultado da soma do local onde estão instaladas as colmeias e da ação do apicultor sobre elas, permitindo-nos ter variedades distintas de mel, quer na cor quer no paladar, mais ou menos claros e, mais ou menos intensos, o que se traduz em benefícios claros para a saúde do consumidor.

Antes de uma única gota de mel ser colhida, muitas horas de cuidados extraordinários foram dispensadas, muito conhecimento e experiência apícola foi aplicada ao serviço do nosso produto, e isto é o que realmente diferencia o mel By Quintal de todos os outros que encontra no mercado. O mel é parte da nossa história de vida. 

Orgulhamo-nos do nosso percurso e do trabalho que desenvolvemos pela qualidade do mel, mas também em prol do nosso planeta, promovendo a economia verde. Para além de promovermos a sustentabilidade na nossa atividade, também temos o cuidado de embalar os produtos que comercializamos em embalagens eco-friendly. 

Ao adquirir mel e seus derivados diretamente à By Quintal, está a ajudar-nos neste caminho que queremos promover, para termos Menos Pegada e Mais Futuro."  

A loja online Salgema – Salt Store

A marca foi criada em abril de 2018 e a loja física encontra-se inserida na pequena aldeia de casinhas de madeira das Salinas de Rio Maior.

Na loja nº 42 da Rua Principal das Salinas, pode-se encontrar sal e flor de sal 100% naturais, bem como sal aromatizado com diferentes especiarias e ervas aromáticas. Para que o cliente tenha a melhor experiência possível, foi feita uma seleção dos melhores produtos da região, proporcionando ao mesmo tempo a degustação de licores, azeite, mel e vinhos. Na vertente da cosmética, são bastante procurados pelos visitantes, o sabonete de sal, os sais de banho e o esfoliante de sal, sendo estes ótimos produtos naturais para a pele, feitos com o sal de Rio Maior.

Para os mais curiosos e atentos, são esclarecidas diversas questões sobre as salinas, como por exemplo: “Como é que existe água salgada neste local?”, “Como ocorre o processo de formação e extração de sal e em que época do ano?”, “Qual a composição do sal sal-gema e o porquê de ser melhor para consumo do que outro?”, entre outras curiosidades.

Aqui também se encontram os principais doces de Rio Maior, como o Pão de Ló, os Leões de Rio Maior, biscoitos doces e salgados, tabletes de chocolate com flor de sal, bombons de várias qualidades, entre outros que o cliente pode saborear.

É ainda imperdível a oportunidade de experimentar o Licor de Caramelo e Flor de Sal, bem como o Licor de Chocolate com Flor de Sal e o de Baunilha e Flor de Sal, colocada no momento de servir. São sabores incríveis e diferentes muito apreciados pelos turistas nacionais e estrangeiros.

Salgema – Salt Store é uma marca que prima pela qualidade dos produtos e do atendimento.

As Salinas de Rio Maior, situadas no sopé da Serra dos Candeeiros, são as únicas salinas de interior em Portugal. O documento mais antigo onde são referidas data de 1177, tendo assim mais de 800 anos de história.

SAL SEM MAR? A Serra dos Candeeiros possui inúmeras falhas na rocha calcária, onde se infiltram as águas da chuva, formando desta forma cursos de água subterrâneos. No subsolo, um desses cursos passa por uma jazida de sal-gema, o que faz com que a água doce se torne salgada por entrar em contacto com a rocha sal-gema. A jazida alimenta o poço que se encontra no centro das salinas, sendo este a nascente de água sete a dez vezes mais salgada que a água do mar. Pode-se afirmar que esta água de Fonte Salina é livre de micro-plásticos pois não provém do oceano.

COMO SE PRODUZ SAL? Os salineiros (homens que trabalham nas salinas) retiram a água do poço através de uma bomba, antigamente com picotas, e colocam-na nos talhos (compartimentos que dividem as salinas) para que esta evapore e dê origem ao sal. Dependendo do calor, a evaporação dá-se entre três a seis dias e só depois deste processo é que o sal é retirado com pás (antigamente com rodos de madeira) e colocado em eiras (plataformas de madeira) para secar durante sessenta horas. O sal de Rio Maior é produzido sazonalmente, entre maio e setembro e é considerado um produto 100% natural pois não passa por nenhum processo químico, devendo a sua pureza apenas à ação do sol e do vento.

As Salinas de Rio Maior são uma ótima opção turística para visitar com família e amigos pois juntam no mesmo espaço a natureza, a história e o bem-estar dos visitantes.”

A loja online CharmeRural

CharmeRural é uma loja online que se dedica desde 2016 à comercialização de produtos portugueses: vinhos, gastronomia, artesanato e cosmética.

O nosso objetivo é oferecer aos consumidores mais exigentes o que Portugal tem de melhor a nível de texturas, cores, aromas, paladares e de formas.

Para isso, percorremos o nosso país e, através de uma seleção cuidada e rigorosa, recuperámos sabores e saberes ancestrais, que fazem parte do nosso património e são um fiel retrato da nossa cultura.

A estes produtos genuínos que refletem a memória coletiva foi adicionado um toque de sofisticação e de design, presente sobretudo nas embalagens e, em alguns casos, o conceito original foi reinterpretado, reinventado e recriado com inovação.

Muitos dos nossos artigos são elaborados de forma 100% artesanal e, quando mecânica, seguem técnicas de fabrico ancestrais, conferindo aos produtos toda a identidade presente no nosso código genético, o qual já conta com mais de 800 anos de história.

Possuimos produtos certificados com selo DOP (Denominação de Origem Protegida) ou IGP (Indicação Geográfica Protegida) e, também, produtos medalhados em feiras nacionais e internacionais pela sua excelência, qualidade e diferenciação.

CharmeRural procura ainda retribuir o muito que o nosso Planeta nos dá. Por cada compra efetuada através do site plantamos uma árvore. Tentamos apagar a nossa pegada ecológica e combater as alterações climáticas, contribuindo para um planeta mais sustentável.”

O Projeto CasadePau

A página de FB da CasaDePau teve início em plena pandemia de 2020, apenas com o objetivo de partilhar as nossas receitas com os amigos e de dar a conhecer a alimentação que fazemos na nossa família. Como tentamos fazer uma alimentação baixa em açúcares, e os nossos amigos pediam várias receitas, decidimos criar a CasaDePau “virtual”, assim estaria acessível a todos. Para quem nos conhece, sabe que vivemos numa linda casa de madeira, daí a nome da CasaDePau.

Com o passar do tempo, com o crescimento da página e o feedback das pessoas, foram aparecendo propostas de parcerias e criação de pequenos grupos com o objetivo de experimentar uma alimentação mais saudável e, com isso, aprender a comer de forma diferente e perder algum peso.

Até esta data tivemos o privilégio de publicar o livro de receitas da CasaDePau (muito recente novembro de 2021), que pode ser adquirido em qualquer livraria (se não estiver disponível é só fazer o pedido à livraria e eles entram em contacto com a editora – Edições Vieira da Silva), ou com um pedido para mim que eu farei chegar. Publicar um livro é uma aventura recente e que só faz sentido se o público gostar e for bem aceite. Vamos ver onde nos leva esta jornada.

Entretanto a CasadePau também já está presente no Instagram e recentemente lançámos o nosso canal de Youtube! Vamos ter várias abordagens de vídeos e não apenas vídeos de receitas feitas na CasaDePau!

A aventura de cozinhar e de mostrar amor aos outros através da comida, já nos levou a aventuras incríveis. Já pudemos dar workshops, fazer um canal de vídeos, conhecer pessoas incríveis, publicar um livro, ser convidada para vender alguns dos nossos pratos, … e agora a parceria para escrever na Revista P´rá Mesa!

Acredito que estamos apenas a começar, que a jornada se faz sempre acompanhada e que o melhor estará por vir. Seguimos juntos.”


O Restaurante O Gafanhoto


«O restaurante “O Gafanhoto” é um negócio familiar aberto ao público desde 1968, sendo situado na Ericeira, Mafra, logo com uma longa história para contar e fazer deliciar qualquer cliente que o visite!

Serve pratos típicos portugueses e grelhados no carvão, tais como: Feijoada à Transmontana; Cozido à Portuguesa; Coelho à Caçador; Cabrito Assado no Forno; Bacalhau à Casa; Borrego assado no forno; Dobrada com feijão branco; Mão de vaca com grão.

Ou seja: em plena Ericeira come-se Comida Tradicional Portuguesa do tipo caseira e de grande qualidade, com direito a um bom atendimento e a preços acessíveis, cujo restaurante se localiza numa vila turística a 35 km a noroeste do centro de Lisboa, a 18 km de Sintra e a 8 km de Mafra.

Ler mais sobre contactos, horários e menus em: https://www.facebook.com/restaurantegafanhoto/ »


Sem comentários:

Enviar um comentário