terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

"Trança Inglesa" por Cristina Ramos

O frio condiz com a vontade de ir para a cozinha fazer bolos ou  amassar o pão e esta receita dá-nos a possibilidade de passar uma tarde de inverno tradicional. 

Logo teremos um chá para acompanhar e uma mantinha para colocar sobre os pés. Por agora é hora de meter mão na massa. 


 

RECEITAS NA CATEGORIA DE BOLOS E SOBREMESAS:

Trança Inglesa




Ingredientes:


·       1 colher de café de fermento em pó 

·       1 ovo inteiro + 1 gema 

·       4 colheres (sopa) de açúcar 

·       50 g manteiga amolecida 

·       150 g de doce de ameixa (ou outro preferido) 

·       100 g de frutos secos picados grosseiramente 

·       6 alperces secos picados 

 

Confeção:


1.  Começar por fazer a massa: misturar a farinha com o leite, o fermento, o açúcar, o ovo e a manteiga; como usei a máquina de fazer pão (MFP) para fazer a massa, foi só colocar todos os ingredientes, começando pelo leite e deixar bater; se fosse à mão teria misturado primeiro o fermento com a farinha, o leite, o açúcar, a manteiga e finalmente o ovo. 


2.  Depois da massa batida, deixar descansar cerca de uma hora; deixei dentro da cuba da MFP, mas se fizerem à mão podem deixar, por exemplo, dentro do forno ligeiramente aquecido e desligado (uns 40 graus). 


3.  Passado esse tempo, a massa está ligeiramente elástica e será fácil trabalhá-la, formando um retângulo sobre uma superfície enfarinhada; vai precisar de uma forma retangular estilo bolo inglês e a dimensão do retângulo da massa irá guiar-se pelo tamanho da forma. Imagine a superfície da massa dividida em três partes iguais. Ao centro é colocado o doce e por cima colocam-se os frutos secos e os alperces (optativo). 


4.  De ambos os lados do retângulo de massa, e com a ponta da faca, marcam-se tiras na massa, que se cruzam alternadamente por cima do recheio; com cuidado, coloca-se esta trança dentro da forma untada e enfarinhada; pincela-se com a gema de ovo e vai ao forno médio durante 40 minutos; um pouco ante de terminar a cozedura espalha-se sobre a trança um pouco de açúcar, só para dar cor. 

 

Nota: Eu sei que a explicação pode tornar-se um pouco confusa, mas pelas fotos penso que dá para perceber o que se pretende. Espero que façam e que apreciem.  

 

Bom apetite! 









(receita da autoria de Cristina do Blog Coisas de Feltro)


2 comentários:

  1. Esta trança fica realmente uma delícia. Faça e depois contem como correu.
    Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, mas sobretudo pela oportunidade de partilhar comigo e com os leitores da Revista P´rá Mesa, uma receita bonita como a de hoje!
      Tudo de bom e que venham mais receitas bonitas, além de saborosas, é claro,
      Mónica Rebelo,
      fundadora da Revista P´rá Mesa e detentora do Blog Cozinha Com Rosto.

      Eliminar