quinta-feira, 2 de junho de 2022

"Dormir na Foz do Arelho (Portugal)" por Maria Delfina Gama


O Água d`Alma Hotel está localizado entre a Lagoa d`Óbidos e o Oceano Atlântico, num local privilegiado do centro da cidade Foz de Arelho, a 8 quilómetros das Caldas da Rainha e a 12 quilómetros da cidade medieval de Óbidos. Também a 5 quilómetros da A8 e a 90 quilómetros do aeroporto de Lisboa.

Nesta unidade hoteleira, os quartos (Familiares, Standard ou Superiores) têm uma vista magnífica para a Lagoa ou para a cidade. 

A história do hotel remonta à década de 60. Foi fundado por Nazaré Piedade Figueiredo com o nome de “Pensão Nazaré” e ampliado pelo seu filho, Artur Filipe Figueiredo Domingues e sua esposa Maria Alice Mondim Domingues. Na década de 80 deram-lhe o nome de “Residencial Penedo Furado” e posteriormente “Hotel Penedo Furado”.

Atualmente na terceira geração, conta com instalações completamente renovadas, pela mão de Ana Paula Mondim Domingues, o Água d’Alma Hotel transporta um conjunto de valores herdados da primeira geração da família.

CONHECER O ÁGUA D'ALMA HOTEL

A água é um elemento intrinsecamente ligado ao hotel, esta ligação provém da sua  localização, próximo da Lagoa de Óbidos e do Oceano Atlântico, e das características arquitetónicas do edifício onde a água se assume como um elemento central e preponderante. Da alma obtemos as ideias de leveza, tranquilidade e paz, conceitos fortes que têm passado pelas três gerações da família que gere o hotel.

https://www.aguadalma.pt/

A vila da Foz do Arelho foi presenteada por duas características naturais únicas: o mar com uma praia de extenso areal e uma lagoa, calma e reconfortante rodeada por uma paisagem tranquila e deslumbrante.

O BAR DO ÁGUA D'ALMA HOTEL

Com design moderno e intimista, intervenção do arquiteto Gonçalo Duarte Pacheco, o bar do hotel é um espaço confortável, preenchido com luz natural.

No bar é possível observar os peixes do aquário enquanto tomamos uma bebida. Podemos também aceder ao terraço e desfrutar da esplanada com vista sobre a Foz do Arelho e na linha do horizonte vislumbrar a magnifica Lagoa de Óbidos.

A carta de bar inclui bebidas nacionais e internacionais, com e sem álcool, e uma seleção variada de Gin’s, Wiskeys e vinhos. No verão, o terraço é o local perfeito para uma bebida ao final do dia.

O Água d’Alma Hotel, oferece-lhe um encontro marcado com o conforto e bem-estar, num ambiente familiar, ideal para quem procura a tranquilidade nas férias ou nas estadias de trabalho.

No hotel, os hóspedes podem relaxar com uma bebida no bar, que tem um grande aquário com peixes, assistir às notícias e eventos desportivos nos canais de desporto ou navegar na Internet. O bar tem um terraço com esplanada onde se pode observar a Lagoa de Óbidos.

Pensa que um hotel com história de várias gerações faz a diferença?

  • Sim, um hotel que cresceu ao longo de 3 gerações é uma vantagem, pois os clientes antigos mantêm-se e os novos são todos recebidos num ambiente familiar.

Nas últimas décadas quais foram as principais alterações sofridas na unidade?

  • O hotel foi remodelado e inaugurado a 15 de maio de 2016. 

Foi fácil manter a traça da unidade e ir ao encontro das necessidades dos hóspedes?

  • A remodelação teve algumas condicionantes que não se prenderam tanto com a traça, mas mais com as alterações que foram realizadas: tiveram de ser adaptadas ao prédio já existente.

Qual a classificação do hotel?

  • O hotel é um hotel classificado como 3 estrelas.

O que podemos encontrar nas instalações?

  • O hotel tem 28 quartos com casa de banho privativa, tem quartos económicos, standard,  familiares, superiores e superiores com terraço, bar, receção, sala de pequenos almoços e serviço de lavandaria.

Quais são as atividades possíveis dentro do hotel e fora do hotel?

  • O hotel tem parcerias com outras empresas da região, oferecendo pacotes com refeição típica e várias atividades como passeios de barco na lagoa;
  • O hotel promove, nas suas instalações, ao longo do ano, várias exposições de artistas plásticos, pintura e fotografia, com a inauguração das mesmas com eventos e sunsets.

A equipa é essencialmente familiar? Quantos funcionários tem o hotel?

  • O hotel tem 10 funcionários; 
  • A família compõe a administração da empresa e não faz parte do leque de funcionários, embora esteja presente no dia a dia do hotel.

O que gostariam de ver alterado na legislação existente?

  • Em termos de legislação, as alterações que gostaríamos de ver alteradas não são específicas da hotelaria, mas do estrangulamento de impostos que todas as empresas sofrem em Portugal.

Quais as maiores dificuldades surgidas nos últimos anos?

  • O maior período de dificuldade prendeu-se com estes dois anos de pandemia. 
  • No entanto, a empresa conseguiu manter a equipa e apostou em formação durante os confinamentos, tendo vitalidade para agora recomeçar em 2022 com toda a força!

 ÁGUA D'ALMA HOTEL

RUA DOS CAMARÇÕES, 3
2500-481 FOZ DO ARELHO
PORTUGAL

TELEFONE: +351 262 979 610
FAX: +351 262 979 832

 

Visitem e dêem-me “feedback”

 da Vossa experiência nesta zona de Portugal.

                                                          (texto da autoria de Maria Delfina Gama)

Sem comentários:

Enviar um comentário