quarta-feira, 12 de outubro de 2022

"Sabia que a cera de abelha é um subproduto alimentar?" por Maria João Lopes


Atualmente, a cera de abelha é maioritariamente conhecida por ser usada como um emulsificante natural para fazer cosméticos ou fazer velas. 


No entanto, ela é também um subproduto alimentar e é de facto um aditivo alimentar permitido na União Europeia e apresenta diversas funções: “Agente de revestimento ou de transporte de corantes, espessante e estabilizador.

As propriedades da cera de abelha são conhecidas desde os primórdios da humanidade. Os egípcios, há mais de 6.000 anos, utilizavam a cera de abelha no processo de embalsamento das suas múmias; há pouco tempo foram encontrados blocos de cera inalterados em túmulos egípcios e em navios naufragado. Como a cera possui oxidação lenta, dura por muito tempo, desde que não seja atacada por traças da cera ou exposta a altas temperatura ou outros contaminantes. 

Praticamente, todos os povos da antiguidade usavam cera nas cerimónias religiosas. A cera de abelha era usada entre outras aplicações como pagamento de tributos, taxas e multas. Em 181 d. C., a Córsega pagou a Roma 38 toneladas de cera a título de tributos. Na Idade Média, tabletes de madeira cobertos com cera eram utilizados para correspondência e inscrições provisórias. Para escrever utilizava-se um instrumento de metal afiado de um lado e largo e achatado do outro, que seria para apagar.

No Cristianismo pode simbolizar a carne de Cristo, e durante as cerimónias religiosas eram e ainda são utilizadas velas de cera; o pavio simboliza a alma de Cristo, e a chama a divindade. Tanto o mel quanto a cera são considerados sagrados.

Era utilizada também na medicina, entrando na composição de pomadas e unguentos. Sabe-se que mastigar cera estimula a salivação, facilitando a digestão, pois estimula as atividades de secreção do estômago, ao mesmo tempo que elimina o tártaro dos dentes e fortifica a gengiva. As ceras eram utilizadas também na impermeabilização de vasos, cestos, barcos, tecidos ou como combustível para lamparinas.

A cera de abelha é um produto de consistência plástica, obtida através da recolha controlada dos favos de mel em apiários e/ou na Natureza. A sua cor varia conforme o tipo de abelha e a vegetação ao redor da colmeia, desde tonalidades de amarelo alaranjado, castanho ou  esverdeada. O seu aroma é floral, sendo também influenciado pela vegetação que a origina.

Composição e características:

A cera de abelha é um produto fisiológico, é originada pelas 8 glândulas cerígenas situadas no abdómen das abelhas obreiras. Estas glândulas ficam ativas entre o 13º e 18º dia de vida da abelha. Para a sua elaboração, as abelhas engolem e  digerem o mel; transformam o alimento em gordura e, em 24 horas, já estarão as patas a produzir cera. A cera é expelida pelas glândulas cerígenas na forma líquida, e solidifica somente quando entra em contato com a temperatura ambiente, as quais são secretadas em forma de pequenas escamas.

A abelha desprende-a do seu corpo com auxílio das patas posteriores para levá-la até às suas mandíbulas. Depois, a cera é amassada e triturada com outras secreções próprias das abelhas. A cera é usada na construção dos favos, que servem para depósito de mel, pólen ou criação. Com o passar do tempo, os favos tornam-se escuros por causa da saliva das abelhas, da própolis e de fragmentos  deixados pelas crias por ocasião da metamorfose durante o seu desenvolvimento. As abelhas necessitam de consumir entre 6 a 7 kg de mel para secretar 1 kg de cera. 

A sua composição é de natureza lipídica, basicamente ácidos graxos. É composta por ácido cerótico e palmítico, ésteres alcoólicos hidrocarbonetos, álcoois monohídricos, ácidos, ácidos hydroxy, óleos, ésteres, gordura, ceroleína, é rica em vitamina A, contém traços de própolis (aproximadamente 6%), de pólen e diferentes pigmentos e outras substâncias. A grande particularidade da cera de abelha é que, apesar da complexidade de sua composição, as suas características físicas são estáveis, possibilitando a fácil detecção de algumas fraudes, assim como a identificação de sua origem geográfica. 

Propriedades:

Emoliente, amaciante, moldante, impermeabilizante, cicatrizante e embelezadora, anti-inflamatória, anti-bacteriana.

Usos: 

Além do uso pelas abelhas, a cera serve como componente em produtos médicos e cirúrgicos, como, por exemplo, no revestimento de muitos comprimidos, pensos para tratamento de queimados ou pensos para feridas em diabéticos. Na área de cosméticos, é utilizada para a fabricação de maquilhagem, cremes clareadores,  sabonetes, máscaras faciais, batons, etc. A cera de abelha é um esfoliante natural magnífico (mel cristalizado, a propósito, também). Ela esfolia suavemente as células mortas da pele, poros de compensação e eliminação da poluição.

Como subproduto alimentar, esta cera pode ser usada em produtos de confeitaria, como o chocolate, ou ainda em aperitivos, frutos secos e, como tratamento de superfície, em citrinos, melões, maçãs, peras, pêssegos e ananases. Também é comum encontrar disponível favos de mel para consumo. Se ainda não conhece, pode sempre contactar-nos para experienciar a sensação de comer um produto que chega diretamente da colmeia sem ter passado por qualquer transformação ou filtragem. 

A cera de menor pureza é usada no fabrico de tintas, cera para mobiliário, cintas adesivas, artigos de couro, moldes, restauro de pinturas, velas artesanais, etc.

                    
                      (texto da autoria de Maria João Lopes da loja online BY QUINTAL)

___________________________________________________________________________________

 

Nota 1: meu caro leitor, não se esqueça que existe, na intitulada «área exclusiva» dos Subscritores da Revista P´rá Mesa, um Voucher de Desconto para gastar na compra de "Mel By Quintal" fornecido pela loja da autora convidada Maria João Lopes!!




Por isso, se ainda não é Subscritor da Revista P´rá Mesa, faça os seguintes passos para aceder então a essa mesma área e sem pagar nada por isso!!

  1. Inscrição como Subscritor da Revista P´rá Mesa em: http://eepurl.com/hPd-Jj 
  2. Registo na Área Exclusiva totalmente gratuita em:  https://comunidadepramesa.wixsite.com/areaexclusiva 

(no caso de ter alguma dúvida ou querer saber mais informações, pode também consultar o seguinte texto: https://www.pramesa.pt/p/area-exclusiva.html)


Nota 2: não se esqueça que existe um Passatempo a decorrer, para ganhar, até 16 de outubro, 1 Par de Velas de Cera de Abelha da Loja By Quintal!!

Regras de participação:



1

  1.      Ser residente em Portugal Continental

2.     Ser Subscritor da Revista P´rá Mesa que, no caso de não o ser, seguir as instruções em http://eepurl.com/hPd-Jj

3.     Enviar um email para geral@pramesa.pt até ao dia 16 de outubro às 23h59, com a indicação de que pretende inscrever-se no passatempo

4.     O passatempo irá decorrer entre os dias 9 de 16 de outubro

5.     O vencedor será sorteado via Random.org, sendo o envio do Par de Velas de Cera de Abelha da responsabilidade da Loja By Quintal, que assim que lhe for comunicada essa mesma oferta através do email de subscrição na Revista P´rá Mesa, deverá contactar rapidamente a Loja, de forma a proceder-se ao envio da oferta para a morada entretanto fornecida, tendo 48 horas para o fazer, caso contrário será nomeado outro vencedor

Boa sorte!!

Sem comentários:

Enviar um comentário