terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Lucrar com... Rota de Orquídeas!

Muitos clubes de apreciadores de flores do Norte da UE com milhares de idosos procuram o Sul na Primavera. 


Há ainda clubes de professores de botânica e ciência natural. Iam à Grécia, Sicília, Turquia, agora devem vir para cá.


No Algarve e Alentejo há muitos guias, a maioria estrangeiros, que lideram esses grupos. Conhecem bem flores, p.ex, orquidáceas. Elas estão por toda parte, e assim, cada um se especializa em poucas áreas, em geral uns dois concelhos.

No marketing, mails em Inglês, Alemão ou Holandês, descreves o que verão, com muitas fotos e um mapa, e ainda os nomes das espécies em Latim e Inglês. Alem de enviar para o ‘geral’, tente localizar o mail de alguns diretores e envie com cópia a eles. Há também muitos jornais e revistas que escrevem sobre viagens e/ou ciência; envie cópia para eles. Após 1-2 semanas, telefone, se não responderem antes.


Antes de saírem para o campo, mostre-lhes um mapa e fotos do que irão ver. Fale dos perfumes das plantas, mesmo as que não são orquidáceas. E das outras, como ervas aromáticas e medicinais.

“No marketing, mails em Inglês, Alemão ou Holandês, descreves o que verão, com muitas fotos e um mapa, e ainda os nomes das espécies em Latim e Inglês”.


Empreste um catálogo de flores para cada sub-grupo de 4 a 6 turistas e marque as páginas das que poderão ser encontradas no passeio. Pense que alguns vão querer fotografar e ficar uns minutos a apreciar a beleza da natureza. Escolha um sítio adequado para sentar, beber água, comer uma fruta local, ouvir as suas explicações. Leve um ‘kit’ de primeiros socorros.


O passeio não deve durar mais de 3h. Se possível pela manhã; encerra com um lauto almoço. Se estiver muito frio, sugira à tarde, após o almoço. Ponha flores locais nas mesas do grupo.


Os visitantes acabam por adorar os passeios, cada dia numa outra zona, com focos diferentes.

Precisas apenas uma carrinha para 8 turistas ou minibus para 15. É vital ter grande experiência em localizar orquidáceas e flores em geral. E perceber as preferências e cada grupo de turistas.


Ofereça a cada um, após cada passeio, um cartão postal que mandas imprimir, com orquídeas, para eles enviarem aos amigos e assim divulgarem a sua rota.  Ler detalhes no cap. 14 do COMO SAIR DA CRISE.




(texto da autoria de Jack Soifer)


Sem comentários:

Enviar um comentário