sábado, 11 de março de 2023

Notícias da Nestlé Portugal e dos Chocolates Toblerone!



Sabia que A Nestlé Portugal faz 100 anos? E porque é que os chocolates Toblerone mudam de logótipo e publicidade?


Se, por um lado, temos a maior Companhia de alimentação e bebidas ao nível mundial, a festejar o seu primeiro centenário com os portugueses, por outro temos os Chocolates Toblerone a perderem o seu rótulo suíço e a mudarem a sua imagem!

A Nestlé Portugal

Aqui pode ler-se que “Em 10 de março de 1923, Egas Moniz, Artur Valente, Rodolfo Leipold e outros 47 sócios fundam a Sociedade de Produtos Lácteos, Lda., no Lugar de Pensal, em Avanca, terra natal de Egas Moniz. Nasce assim a primeira fábrica de leite em pó em Portugal” (fonte: Nestlé em Portugal | Nestlé (nestle.pt))

E a Nestlé Portugal parece estar empenhada em continuar a crescer e a evoluir, ao mesmo tempo que vai sendo representada através de várias gerações de colaboradores, sendo a própria a afirmar que: “Desenvolvemos o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras". (fonte: Nestlé em Portugal | Nestlé (nestle.pt))

Mas atenção ao seguinte:

A nossa história começa em 1866, quando a empresa Anglo-Swiss Condensed Milk abre, na Suíça, a primeira fábrica de leite condensado da Europa. Henri Nestlé desenvolve um alimento infantil a partir de uma descoberta feita em 1867 e em 1905 a empresa por si criada funde-se com a Anglo-Swiss, formando o que hoje é o Grupo Nestlé. Durante este período, as cidades crescem, os caminhos de ferro desenvolvem-se e os navios a vapor ajudam a reduzir os custos das matérias-primas, estimulando o comércio internacional de bens de consumo.” (fonte: Nestlé em Portugal | Nestlé (nestle.pt))

Os Chocolates Toblerone

A lei suíça obriga a marca de chocolates Toblerone a mudar de logotipo e publicidade, mas porquê?

  • "A Mondelez, dona da marca, anunciou que está transferindo parte da produção do Toblerone para a Eslováquia. 
  • Chocolates feitos no exterior não podem ser chamados de suíços, prevê a rígida regra de rotulagem do país. 
  • Alimentos que usam símbolos nacionais ou que dizem ser "fabricados na Suíça" devem ter pelo menos 80% de matérias-primas provenientes da Suíça.
  •  No caso dos chocolates, 100% do leite deve ter origem suíça. 
  • O processamento essencial de um produto "fabricado na Suíça" também deve ocorrer no país. 
  • Há uma exceção para produtos naturais que não são encontrados na Suíça, como o cacau. 
  • A Toblerone também deverá trocar o logotipo para uma montanha genérica"
(fonte: Toblerone não poderá mais ser chamado de chocolate suíço; entenda (uol.com.br))


Mas a história desta marca de chocolates também é muito antiga:

"O chocolate Toblerone foi criado, em 1908, pelos suíços Theodor Tobler e Emil Baumann. Em 1911, passou a ser embalado em papel de alumínio, um produto que havia sido inventado no ano anterior por outra empresa suíça. O chocolate original é constituído por chocolate ao leite, amêndoas da Califórnia e mel.

Acreditava-se que a sua original forma triangular tivesse sido inspirada pelo monte Matterhorn, nos Alpes suíços; entretanto, de acordo com os filhos de Theodor, o formato triangular se origina de uma pirâmide humana que as dançarinas do Folies Bergère fizeram ao final de uma apresentação a que Theodor assistiu.

Toblerone, como marca mundial, está presente em 122 países, tendo se tornado a segunda marca mais reconhecida no mundo — atrás apenas de Coca-Cola, segundo um estudo global feito pela agência Advico Young & Rubicam."

(fonte: Toblerone – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org))


Para outras questões, não deixe de visitar o seguinte link: Perguntas Frequentes (toblerone.co.uk)

(texto escrito por Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)



Sem comentários:

Enviar um comentário