sexta-feira, 12 de maio de 2023

Viagem por Portugal num jantar vínico no Amassa em Santarém


Amassa apresenta, no próximo dia 18 de maio, uma estreia em jantares vínicos com a presença dos enólogos Jorge Rosa Santos e Rui Lopes.


O restaurante Amassa, em Santarém, recebe dia 18 de maio, quinta-feira, um jantar vínico da dupla de enólogos Jorge Rosa Santos e Rui Lopes. Um desafio que irá com certeza encantar os presentes pela seleção de 8 vinhos de várias regiões vitivinícolas de Portugal em harmonização com um menu de 9 pratos com forte influência na gastronomia italiana, sem esquecer os produtos nacionais e da região onde nos encontramos e que tanto nos orgulham, como o polvo da nossa costa e o tradicional rabo de boi.

Francisco Calheiros, proprietário do Amassa, selecionou os vinhos, o Chef Maurício Lage desenhou a ementa, a equipa do restaurante, sob a aprovação dos enólogos, definiu a harmonização ideal e os vinhos serão apresentados na presença da dupla que os criou. Segundo Francisco Calheiros “esta será com certeza uma iniciativa que queremos que passe a fazer parte da agenda do Amassa, trazendo até Santarém projetos de vinhos diferenciados, não só da região onde nos encontramos, mas também de outras regiões – como é o caso deste primeiro jantar – e até trazer vinhos de projetos de outros países, começando naturalmente por Itália, sendo que temos já alguns exemplares na nossa carta de vinhos”.

De acordo com o enólogo Jorge Rosa Santos “os vinhos que vamos apresentar resumem as nossas ideias, as regiões que nos apaixonaram, as castas, as pessoas, as adegas por onde passamos. Queremos dar a provar os vários projetos onde partilho a enologia com o Rui Lopes: Lés a Lés, Colinas do Douro, Quinta do Cardo e também vinhos do projeto da minha família, Vinhos Rosa Santos”.

O trabalho destes 2 enólogos é um dos projetos vitivinícolas mais dinâmico e itinerante do nosso país e o desafio maior será trazer ao menu de 9 pratos o mesmo dinamismo. Neste jantar vão ser apresentados pratos que não fazem parte da carta do restaurante, resultado da criatividade e inovação do Chef Maurício Lage, como um risotto com perceves das Berlengas e espuma do mar e um mil folhas de beterraba, maçã e pato.

Do Alentejo a Trás-os-Montes, passando pela Beira Interior e Douro, os enólogos Jorge Rosa Santos e Rui Lopes, juntam-se num jantar, em parceria com a distribuidora de vinhos Garcias Wine & Spirits, que promete surpreender não só pelos vinhos, mas também pela harmonização criada pelo Chef Maurício Lage.

O preço por pessoa, com vinhos, é € 55,00 e as reservas podem ser feitas diretamente junto do restaurante através do telefone 910 485 558 até ao dia 16 de maio.


Jantar Vínico 18 de maio

Vinhos? Enólogos Jorge Rosa Santos e Rui Lopes

Menu? Chef Maurício Lage

Onde? Restaurante Amassa, Rua Elias Garcia, 6 B, Santarém

Reservas? 910 485 558 até dia 16 de maio

Preço por pessoa? € 55,00 (com vinhos incluídos)

 

Sobre o Chef Maurício Lage

Maurício Lage é um chef brasileiro radicado em Lisboa desde 2018. A sua cozinha é o reflexo de todos os locais onde trabalhou, com base nas raízes francesas e italianas. Começou na escola de gastronomia do Rio de Janeiro, tendo passado por outras escolas em França e Itália. Trabalhou em vários restaurantes com estrela Michelin, como é o caso de: Eleven e Olympe no Rio de Janeiro e no Le Calandre em Itália.

Um apaixonado também pela pastelaria, gosta de criar pratos autênticos, sem nunca esquecer a essência dos ingredientes locais.

 

Sobre o Amassa

Amassa, o restaurante italiano em Santarém que abriu em junho 2022. No Amassa o cliente é desafiado a fazer uma viagem até ao mediterrâneo, através de uma cozinha autêntica, cheia de sabores e texturas com base, sobretudo, na gastronomia italiana mas salpicada pela influência de outras partes do mundo. Tudo se trabalha desde a origem, o pão amassado no dia, as pizzas contemporâneas e as pastas frescas com cortes únicos. Uma ementa variada que revela inovação e autenticidade e que é marcada pela vasta experiência internacional do chefe Maurício Lage.

Com uma decoração cuidada e pensada ao pormenor, 44 lugares na sala e 22 na esplanada, as cores fortes e quentes apelam, acima de tudo, ao conforto. Requinte, sofisticação e descontração na dose certa são os ingredientes que melhor definem o conceito do Amassa e que o distinguem de um restaurante italiano comum.

 



(texto e imagens enviadas por Patrícia Costa Mateiro - https://oteutiopedroblog.com)


Sem comentários:

Enviar um comentário