quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

6 Séries de televisão de ficção histórica de Portugal que vale a pena rever!

E viva intensamente este mês de fevereiro com muito Amor e Paixão à mistura!


"O que é nacional é bom", foi um slogan que surgiu durante os anos 1980, mas que continuou a aplicar-se na televisão portuguesa, ou não fossem, por exemplo, as séries televisivas de ficção histórica que eu selecionei para si, meu caro leitor, bastando clicar nos títulos respetivos!

Madre Paula


"Paula é uma rapariga humilde. O pai, por razões financeiras, manda-a para o convento. Ela obedece, mas o seu destino não é dedicar a vida a Deus.

D. João V tem um casamento infeliz e é no convento de Odivelas que escolhe as suas amantes. Quando conhece Paula, apaixona-se perdidamente. Os dois vivem um intenso e proibido amor, minado por conspirações e intrigas: a rainha, o irmão do rei e outras freiras não admitem a existência de sentimentos profundos entre sua alteza e uma mera freira.O que une Paula e João é amor. O que os separa é um país inteiro!"

A Rainha e a Bastarda

"Estamos em 1320, no recém-formado país a quem chamamos de Portugal. Isabel, a Rainha Santa, é mulher de Dinis, o rei, e mãe de Afonso, o herdeiro, ambos envolvidos numa guerra civil que a todos afeta. É no meio desta desordem e desta violência, que Maria Afonso, a filha bastarda mais nova do rei D. Dinis é violada e morta no convento de Odivelas."

O Crime do Padre Amaro

"A trama desenrola-se em Leiria, no final da década de 1860 e acompanha a história da paixão proibida entre Amaro, um jovem padre, e Amélia "a rapariga mais bonita de Leiria".

A Ferreirinha

"Já viúva, D. Antónia Ferreira recusa o casamento de sua filha com o filho do Duque de Saldanha, chefe do governo de Sua Majestade. A partir deste facto histórico a nossa ficção segue a vida desta mulher: a luta pela preservação do seu património, das suas vinhas e do seu vinho, da sua família e das gentes que trabalham nas suas terras. A esta história de luta junta-se a história de amor de Camilo Castelo Branco com Ana Plácido."


João Semana

"Viajando entre o mundo rural e o mundo urbano, tendo como intriga central os amores e desamores da aldeia de Júlio Diniz com Margarida, Clara, Francisquinha, Pedro e Daniel, a série, que se procurou ligeira, marcada pela ruralidade, procura contribuir para ilustrar um momento do país ainda pouco conhecido e, simultâneamente, dar a conhecer a obra de um dos expressivos escritores portugueses de oitocentos."


Ministério do Tempo

"Ajudados por Salvador (António Capelo), o secretário geral do Ministério, Ernesto (Luís Vicente), o responsável de segurança, e Irene (Andreia Diniz), a super-agente, os nossos heróis vão viver inúmeras aventuras, espalhadas

pelos quase nove séculos da nossa História, vão conhecer os nossos maiores heróis e, também, vão acabar por se conhecer melhor a eles próprios."


(texto escrito por Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)


Sem comentários:

Enviar um comentário