domingo, 23 de janeiro de 2022

Os Parceiros da Revista P´rá Mesa






A concretização de parcerias com diversas lojas, empresas de comunicação, associações, espaços de restauração e turismo, profissionais na área da cozinha, serviços municipais, etc, tem sido, seguramente, uma mais-valia para a concretização de determinadas ações ao longo do tempo, como os Passatempos ou Vouchers de Desconto destinados aos Subscritores, permitindo ao mesmo tempo criar sinergias, no âmbito da divulgação de bens ou serviços e consequente crescimento dos projetos e marcas envolvidas.

Neste sentido, todo o Projeto Cozinha Com Rosto tem conseguido, aos poucos, atrair a atenção dos demais, restando-me apenas agradecer todo o apoio que tenho recebido desde o princípio, cujo contributo tem sido fundamental, rumo, quem sabe, a uma sociedade amplamente renovada, em que a gastronomia pode aí tecer um papel importante enquanto elemento cultural, símbolo de identidade e até como meio de integração social!

Ou seja: «estar à mesa» não significa só «comer» para a nossa própria «satisfação ao nível fisiológico», mas também representa a criação de todo um «código de barras» ao longo da nossa vida, capaz de nos atender enquanto «indivíduo» que faz parte de uma sociedade regida por determinados padrões, originando, por sua vez, em nós, um certo «estilo de vida» e uma forma própria de olhar e sentir o mundo e os outros à nossa volta!

Em resumo: dêmos mais valor ao que é nosso, estimulando outros a consciencializarem-se de como afinal é importante promover saberes, sabores e sensações únicas provindas de múltiplas culturas e tradições gastronómicas, destravando mudanças positivas e até mais sustentáveis e versáteis nas gerações seguintes!

Sociedade Portuguesa de Naturalogia

Pelas Leis Naturais – Pela Cultura Integral do Indivíduo” é o lema da Sociedade Portuguesa de Naturalogia, Instituição de Utilidade Pública (DR II s., nº 4 de 05/01/1991), fundada em 13 de outubro de 1912.

O lema que tem guindado a atividade da SPN e a longevidade que ostenta ilustram bem a filosofia humanitária promovida com abnegação e coragem ao longo de mais de um século, não isento de percalços e dificuldades.

A SPN é a mais antiga associação portuguesa que incessantemente vem defendendo princípios ecológicos incluindo o Homem como parte integrante da Natureza. Conhecer as leis naturais, estimulando o seu respeito, sensibilizando os cidadãos para a preservação do ambiente e tirando dele o máximo proveito para a saúde da comunidade, tem sido tarefa árdua nem sempre bem compreendida pelos poderes estabelecidos.

A saúde e o bem-estar dos seus associados, bem como de todos os que a procuram para alívio dos seus próprios problemas constituem objetivos centrais da atividade regular da SPN.

Sabemos que a SAÚDE é um todo holístico que integra aspetos físicos, mentais, emocionais e espirituais. Ora, para cada um destes aspetos, a Sociedade desenvolve disciplinas que globalmente contribuem para o robustecimento de uma filosofia humanista de solidariedade, de amizade e de paz não só em relação às pessoas mas também no concomitante aos restantes seres vivos que coabitam o planeta.

Trimestralmente é editado o Boletim Informativo “Vida Sã” destinado aos sócios que vai dando conta da diversa programação levada a cabo na sede da SPN (Rua João de Meneses, nº1, em Lisboa), bem como de outras iniciativas no exterior.

Realçamos o serviço prestado no Refeitório Vegetariano que fornece salutares e saborosos almoços (exceto aos domingos) para os associados e amigos que nos procuram. As refeições são criteriosamente preparadas com géneros provenientes da agricultura biológica, combinando cores e paladares que têm agradado a todos os comensais, sejam ou não rigorosos vegetarianos. Igualmente é assegurado um eficiente serviço de “take way”.

No tocante à descoberta de novas e saudáveis sensações gustativas não podemos deixar de referir os repastos de convívio, verdadeiros banquetes que se realizam ciclicamente em cada uma das estações do ano. São almoços preparados carinhosamente por dedicadas associadas. Para além da confraternização que ocorre naturalmente entre cinco ou seis dezenas de participantes que assim ficam a conhecer-se melhor, gerando trocas de conhecimentos e amizades, estes almoços temáticos têm também uma função pedagógica. Eles visam a divulgação de legumes e frutos silvestres, outrora muito utilizados e hoje esquecidos nesta civilização ferozmente consumista que nos enredeia.

Pelo menos uma vez por mês são organizados suaves passeios pedestres em Sintra, na Arrábida e noutros locais, adequados a todos os escalões etários. Os participantes podem desfrutar plenamente a natureza, efetuar exercício físico e atenuar o “stress” citadino.

Diversas disciplinas têm lugar regularmente na nossa Sede, especialmente o ioga, o chi-kung, o tai-chi, a meditação. Aulas de mentalismo, esperanto, pintura, informática, taças tibetanas e outras, preenchem a parte de saúde mental que deve ser sempre ginasticada.

Periodicamente são realizadas, geralmente aos sábados à tarde, conferências temáticas por consagrados especialistas que culminam com um jantar de homenagem a cada conferencista.

A SPN possui ainda um gabinete específico para consultas de terapias não convencionais onde habilitados massagistas de todos os tipos, osteopatas, acupuntores, naturopatas, fitoterapeutas, especialistas de medicina chinesa, nutricionistas, reflexologistas, radioestesistas (reiki) podem exercer, mediante marcação, os seus misteres.

Com vários especialistas de curas naturais a SPN estabeleceu protocolos e acordos em que os sócios beneficiam de consultas em condições vantajosas.

Por fim, salientamos a participação da SPN, através de membros dos seus Corpos Gerentes, em numerosas iniciativas levadas a cabo por todo o País, constituídas por feiras, seminários, ações de formação e exposições onde a filosofia da naturalogia se encontra presente. De entre essas iniciativas, enfatizamos a nossa participação na FEIRA ALTERNATIVA/2015, onde perspetivamos apresentar ações de animação para ilustrar as nossas atividades e angariar novos sócios e simpatizantes para as nobres causas que defendemos.

Gotik Senses

 "A Gotik Senses foi fundada em 2019, para proporcionar dias e experiências memoráveis aos milhares de turistas que visitam Portugal. Portugal é bem mais que Lisboa, Porto ou Algarve. Vivemos num país rico em recursos e com milhares de recantos fantásticos por descobrir. 

Este projecto surge pelo carinho que nutro pela cidade de Santarém e pela paixão que tenho pelos cavalos.

O MEU IDEAL: proporcionar a quem nos visita uma experiência a não esquecer. Compartilhar os locais, pessoas e cultura ribatejanas.

MISSÃO: Proporcionar dias diferentes e experiências únicas. Valorizar o património português dando a conhecer uma região rica em tradições e cultura, oferecendo turismo de qualidade, responsável e sustentável.

VISÃO: Ser empresa de referência no sector da animação turística na região do Ribatejo

OBJETIVOS:

- Promover a cidade de Santarém. Cidade com grande potencial e beleza. Santarém foi esquecida no tempo e está completamente desvalorizada.

- Promover o puro-sangue lusitano (PSL) uma raça de cavalos com origem em Portugal. É o cavalo de sela mais antigo do Mundo, sendo montado aproximadamente há mais de cinco mil anos

-Promover toda a região do Ribatejo, que tem um vasto património cultural e natural

-Preocupação num turismo sustentado e sensibilizar a população para a preservação de um vasto património"

 Comunidade EN2 

Nasce em Setembro 2016, numa viagem pela Estrada Nacional 2, a ideia de criar um ponto de encontro com o propósito de reunir todos aqueles que percorram a EN2 e que tenham acesso a informações sobre alojamentos, restauração e os diversos locais de interesse ao longo de toda a estrada. Esta loja online é o inicio disso mesmo. Lançada a 13 de Novembro de 2017 nasce assim a 1ª loja dedicada à Estrada Nacional 2 e começa a aventura Comunidade EN2.

Somos fãs dos 738,5 Km´s da maior estrada que atravessa o nosso País de Norte a Sul, Chaves-Faro.

Queremos que também o seja e conheça tudo o que ela tem para oferecer.

Vamos assim reunir todos aqueles que quer a pé, de burro, de bicicleta, de trotinete, de autocaravana, de mota ou de carro, já por lá andaram, devagar, depressa, por inteiro ou às partes.

A Estrada Nacional 2 não tem de ser uma corrida. Deve, dentro da sua disponibilidade, escolher o tempo que vai precisar. Assim pode decidir onde dormir, onde comer e o que visitar dentro do seu orçamento e das suas necessidades.

Boa viagem/aventura!!! E acima de tudo divirtam-se.”

Histórias à Mesa 

"O José e o burro!

O José morava numa aldeia na encosta da serra e o avô morava numa casa velhinha, com um belo quintal.

O burro vivia nesse quintal, meio esquecido pelo velhote, mas o José sempre que saía da escola, corria com toda a força para visitar o amigo.

Um dia foi ter com o seu avô, que ficava horas ao sol sentado num banco e pendurado numa bengala. Encheu o peito de ar, com um sorriso no rosto e disse: "avô! posso cuidar do burro e usar o burro?".

O avô ficou a rir e disse: "ó José ... o burro está tão magrinho e velhote, não vale a pena".

O José ficou triste pelas palavras ditas pelo seu avô e, no meio da sua coragem, respondeu: “deixa-me fazer isso, que vai correr tudo bem”.

O avô, vendo a sua alegria, deu a oportunidade, mas sem nenhuma esperança no resultado.

A partir desse dia, o José começou a cuidar do burro, a montar a albarda e a fazer pequenos passeios. O burro ia ficando cada vez mais bonito e forte, que um dia até os vizinhos pediram para fazer alguns transportes com o seu burro.

Como por magia, o José e o seu amigo começaram a fazer algum dinheiro, que levava para a sua mãe, uma ajuda que nem ela estava a acreditar.

O animal já estava a ficar famoso na aldeia, até que um dia apareceu um senhor e comprou o burro do seu avô. O rapaz ficou em lágrimas, pois depois de tanto empenho, tinha ficado sem o seu tesouro.

Mas sabia que podia voltar ao seu negócio, pois na aldeia havia mais burros, que pelas suas mãos iriam mudar de vida, podendo, assim, cuidar deles todos.

Desde então, o menino nunca mais parou, cuidando de vários burros que já não tinham utilidade, fazendo outras pessoas, crianças e burros felizes.

E, assim, se pode afirmar, que, o projeto Histórias à Mesa, tem como missão, recuperar e dar vida a locais históricos, bem como dar a conhecer, aos outros, uma experiência gastronómica única, em relação ao local onde tudo acontece...

Logo, esta é uma forma de recriar uma atividade familiar, como os almoços típicos da aldeia ou o facto de se fazer pão no forno do último moleiro, em que, neste caso, o moinho tem 235 anos, o forno tem 70 anos, a mesa de tender tem 30 anos, entre outros utensílios.

Por outras palavras, é como se fosse uma viagem no tempo, que nos faz recordar velhas memórias, ou imaginar como era...

E, no espaço dos «moinhos vivos», ainda é possível realizarem-se workshops de pão tradicional de Palmela, workshop de fogaças de pão, almoço em forno de lenha com os produtos da região.

Acrescentem-se também alguns passeios pela serra do Louro, para falar dos segredos e burricadas.

Em resumo: estes são alguns dos hábitos antigos, que se podem usufruir com Histórias à Mesa!»

Merita Gourmet


"Atualmente, a loja online Merita Gourmet, já tem, no seu menu, para encomendas, brigadeiros, bolos e brownies, em que os mais pedidos têm sido as «festas na Caixa».

E durante o ano de 2022, os «produtos saudáveis» serão os mais divulgados, tanto do tipo doces quanto salgados.

Os pedidos podem ser feitos pelo Site, Instagram ou WhatsApp.

Para efeitos de revenda, existe uma página para pedidos, disponibilizados após o devido contacto do interessado."

 


Opticalia Famões

A Opticalia Famões sedeada na Rua José António Carvalho nº 16 loja 3 em Famões, foi constituída em setembro de 2004 com o objetivo de servir a população de Famões e freguesias limítrofes dentro dos mais elevados padrões de qualidade e profissionalismo. Aliado a um espírito empreendedor e criativo, foi selecionada uma equipa de profissionais com elevada experiência nas áreas de Ótica Ocular, Contactologia, Optometria, Oftalmologia e Audiometria, procurando, desta forma, dar cobertura a toda uma vasta área de saúde. Fatores como a localização, acessibilidade, limpeza, cortesia, simpatia e carácter familiar são aspetos fundamentais para a total satisfação de todos os nossos clientes.

A Opticalia Famões procura trabalhar com as melhores marcas nacionais e internacionais existentes no mercado, tendo sempre em conta a relação preço/qualidade adaptado e alargado a um target diversificado.

A experiência acumulada e a nossa aposta na formação contínua, leva-nos a escolher e a premiar a alta qualidade de lentes oftálmicas e lentes de contacto onde a tecnologia de fabricação ofereça não só um campo visual mais natural, mas também eleve o conforto do nosso cliente. Apresentamos soluções inovadoras e personalizadas às necessidades dos nossos clientes com elevado nível de qualidade e desempenho, proporcionando aos mesmos a garantia da máxima satisfação.

Valorizamos a satisfação e fidelização dos clientes, respondendo com eficácia às necessidades e exigência, tanto no pré como no pós-venda, e procurando atender às suas necessidades sempre com o maior profissionalismo e empenho.

By Quintal

"O mel é um produto de “terroir” e, por isso, os sabores dos méis da By Quintal espelham a essência da flora local. A excecionalidade do nosso mel é resultado da soma do local onde estão instaladas as colmeias e da ação do apicultor sobre elas, permitindo-nos ter variedades distintas de mel, quer na cor quer no paladar, mais ou menos claros e, mais ou menos intensos, o que se traduz em benefícios claros para a saúde do consumidor.

Antes de uma única gota de mel ser colhida, muitas horas de cuidados extraordinários foram dispensadas, muito conhecimento e experiência apícola foi aplicada ao serviço do nosso produto, e isto é o que realmente diferencia o mel By Quintal de todos os outros que encontra no mercado. O mel é parte da nossa história de vida. 

Orgulhamo-nos do nosso percurso e do trabalho que desenvolvemos pela qualidade do mel, mas também em prol do nosso planeta, promovendo a economia verde. Para além de promovermos a sustentabilidade na nossa atividade, também temos o cuidado de embalar os produtos que comercializamos em embalagens eco-friendly. 

Ao adquirir mel e seus derivados diretamente à By Quintal, está a ajudar-nos neste caminho que queremos promover, para termos Menos Pegada e Mais Futuro." 

Sem comentários:

Enviar um comentário