quarta-feira, 2 de março de 2022

“Alho” por Miguel Boieiro

“Moa numa picadora 30 dentes de alho sem pele e 3 rodelas de limão. Deite a massa resultante num litro de água e leve ao lume até levantar fervura. Depois de arrefecer, filtre a mistura e coloque-a numa garrafa. Beba todos os dias um cálice deste líquido, duas horas antes, ou duas horas após a principal refeição.

Faça isto ininterruptamente durante três semanas, depois descanse uma semana e recomece até esvaziar a garrafa. Recomenda-se este processo curativo, duas vezes por ano. Trata-se de um remédio barato e de fácil preparação, muito eficaz para evitar a esclerose e limpar os vasos sanguíneos.”

Traduzi esta pequena receita de um antigo boletim esperantista denominado “Esperanta Vegetarano” e estou a “vendê-la”, em tradução livre, pelo preço que a comprei.

Falo do Allium sativum L, planta da família das Aliáceas (liliáceas), conhecida por toda a gente desde remotas eras, quer como condimento alimentar, quer como medicamento.



Crê-se que o alho é nativo das regiões semi-desérticas da Ásia Central e que devido ao seu fácil cultivo e adaptabilidade, tanto nos climas temperados, como nos climas quentes, se expandiu rapidamente. Os primeiros escritos sobre o alho datam de 3 mil anos antes de Cristo e referem já as suas extraordinárias propriedades como remédio e revigorante natural. Consta-se que os construtores das pirâmides egípcias comiam, de vez em quando, em dente de alho para obter as forças necessárias às suas exigentes tarefas.

Com efeito, esta bolbosa vivaz, de folhas longas e estreitas, contém 33 compostos sulfurosos, 17 aminoácidos, preciosos sais minerais, como o zinco, o fósforo, o silício, o cálcio, o cobre, o ferro, o iodo, o selénio, o magnésio e o potássio, pró-vitamina A, vitaminas PP, B1, B2 e C e uma média de 135 calorias por cada 100 g. A alicina é o principal produto activo da essência sulfurada e, sendo volátil, determina uma potente ação anti-séptica, mesmo à distância.




As propriedades fitoterápicas do alho (refiro-me só às cientificamente reconhecidas, porque as investigações prosseguem) são tantas que quase não chegaria uma página de jornal para as englobar. Mencionemos algumas: anti-microbiana, antibiótica, anti-inflamatória, antiasmática, antioxidante, protetora cardiovascular, carminativa, depurativa do sangue, diurética, emoliente, expectorante, febrífuga, sudorífera, vermífuga, inibidora do mau colesterol e dos triglicéridos, anti-reumática, anti-diabética, calicida, …

Daqui se conclui que o alho serve para quase tudo e não valerá a pena estender o extenso rol de enfermidades em que ele atua, sob as mais variadas maneiras e processos. Podemos utilizá-lo em pó, em cápsulas de óleo revestidas de gelatina, em unguentos, em decocção, em maceração, em tintura, em xarope, em inalações, em fricções, etc. Aponte-se, não obstante, algumas contra-indicações, nomeadamente, o de não poder ser usado em lactantes, recém-nascidos, pessoas com baixa pressão arterial, com problemas estomacais (úlceras), com dermatoses, ou com hipertiroidismo.




Como dados mais importantes, importa reter que o alho aumenta a longevidade, favorece o funcionamento do sistema imunológico e reduz os riscos de enfarte.

E ainda temos o uso do alho para fins culinários que nem me atrevo a pormenorizar, tantos eles são.

O maior problema causado pela ingestão do alho cru parece ser o desagradável hálito que provoca. Tinha um amigo que todos os dias comia, em jejum, três dentes de alho. Certa vez veio visitar-me, mas como não me encontrou, saiu quase de imediato. Pois bem, horas mais tarde, quando regressei, o meu olfacto detectou logo que ele tinha entrado lá em casa. Para afastar ou, pelo menos, atenuar o odor exalado após o consumo do alho, recomenda-se mastigar, a seguir, um bom ramo de salsa. Há quem indique que também resulta, beber suco diluído de limão ou mastigar grãos torrados de café.



(texto da autoria de Miguel BoieiroVice-presidente da Direção da SPN)



______________________________________________________________________________________


Nota: meu caro leitor, acrescento que, relativamente ao Voucher de Desconto a ver com o Refeitório Vegetariano da Sociedade Portuguesa de Naturalogia em Lisboa, que já faz parte da intitulada «área exclusiva» de todos os Subscritores da Revista P´rá Mesa, está afixada, na barra lateral direita de www.pramesa.pt, a respetiva Ementa Semanal!

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 12h30 às 15h00

(só serve almoços).

Morada: Rua João de Menezes nº1, Lisboa, Portugal

Mais informações:  https://www.facebook.com/refeitorioSPN/



Por isso, se ainda não é Subscritor, inscreva-se diretamente através do link http://eepurl.com/hPd-Jj, que assim que possível irá receber, no seu email de subscrição, um Cartão de Subscritor com as respetivas senhas corretas para aceder a essa mesma área sem pagar nada!


Sem comentários:

Enviar um comentário