sábado, 15 de outubro de 2022

"Venha comigo até Alter do Chão, Alto Alentejo, Portugal!" por Mónica Rebelo

A Revista P´rá Mesa foi até Alter do Chão este verão e… conta-lhe tudo!
(o primeiro de vários textos)


Quem é que disse que as férias de verão têm de ser passadas forçosamente na praia?

É certo que, este ano, fizeram-se sentir temperaturas bastante convidativas para pisar a areia e mergulhar nas ondas do mar, mas olhe que existem outro tipo de alternativas tão ou mais viáveis noutros locais!

E, se calhar, no caso de ter filhos, qual é o que não gosta de ir, por exemplo, para a piscina, ou então de ficar a conhecer mais de perto alguns animais e a sua história?

Acrescente-se também a grande oportunidade de passear, e sem qualquer tipo de stress, numa vila muitíssimo pacata e hospitaleira, bem como de apreciar a riquíssima gastronomia alentejana! Venha então daí, conhecer comigo, meu caro leitor, a encantadora vila de Alter do Chão em Portalegre!

E é desta forma que introduzo, portanto, o texto de hoje, bem como os que serão posteriormente publicados, sendo por sua vez todos baseados nas minhas últimas férias de verão, nos quais esperarei contar-vos tudo o que valeu a pena visitar e degustar: prosseguimos juntos?

«Alter do Chão tem para lhe oferecer uma viagem de emoções num só concelho, onde a natureza, a história, a cultura, o património e a gastronomia identificam as principais atrações aliadas às tradições e hospitalidade das gentes alentejanas.» 

(fonte: https://cm-alter-chao.pt/blog/viver/servicos-municipais/turismo/)

Imagine-se, então, que eu me encontro, novamente, no passado mês agosto, com o relógio a apontar para as 10h de uma manhã cheia de sol e céu bastante azul!

O trajeto da viagem de ida de carro já está todo definido, bem como onde é que eu irei ficar alojada e até almoçar ou jantar, durante precisamente 4 dias, contando, assim, de passar um excelente e despreocupado fim de semana!

Quanto ao que vou visitar, será uma questão de passar também depois pelo Posto de Turismo, se possível logo no primeiro dia, para pedir só mais algumas informações, já que eu aconselho sempre, e com relativa antecedência, fazer um pequeno esboço do mapa das férias que gostaria de ter juntamente com a sua família, através de, no meu caso, do site https://cm-alter-chao.pt/ , de forma a aproveitar depois tudo ao máximo, sem se cansar demasiado e dirigindo-se logo aos sítios mais interessantes!

Desta forma, o trajeto de carro entre Lisboa e Alter do Chão já está escolhido, através da aplicação do Google Maps, cuja distância a percorrer, englobando nomeadamente a ponte Vasco da Gama, logo também algumas portagens, será de 192km para cerca de 2h 12min:

E indo para lá do rio Tejo, começo a avistar aquelas eternas planícies, ainda que desta vez bastante alteradas devido às altas temperaturas que se têm sentido, onde resistem os tão conhecidos sobreiros, bem como alguns animais, ora à sombra, ora à beira da água que restará por ali, para além de vários ninhos de cegonha espalhados pelos postes de eletricidade!

Já agora: por acaso sabe qual é o guardião das planícies alentejanas? Resposta certa: o cão Rafeiro Alentejano!

«Em Portugal, nas épocas mais quentes do ano, os rebanhos migravam das planícies alentejanas para as montanhas do norte do país, chegando a ir até ao Douro. Nas épocas mais frias, o percurso era precisamente o inverso. Durante estas migrações, a que se chama transumância, os antepassados do Rafeiro Alentejano acompanhavam sobretudo o gado ovino. Não por acaso, a pelagem desta raça confunde-se com a das ovelhas, permitindo-lhe integrar-se como elemento do rebanho, com quem cria uma relação de grande confiança, deslocando-se no seu seio e surpreendendo os intrusos que se aproximem.» 

(fonte: https://www.radiocampanario.com/ultimas/regional/o-guardiao-das-planicies-alentejanas)

E assim chego, por volta das 12h30, ao centro da já referida vila: Alter do Chão, que calor!

O sol já vai alto, mas como quero começar logo a registar aqueles momentos iniciais de férias com a minha máquina fotográfica, virada para o imponente Castelo de Alter do Chão!...

Esta será uma edificação provavelmente de origem romana, construída em granito, tendo sido depois alvo de diversas obras de reconstrução e modernização, também por ordem de D. Pedro I (1320-1367), com funções primeiramente residenciais, já que o Castelo de Alter Pedroso, uma fortificação de origem islâmica, conquistada em 1160 por D. Afonso Henriques com auxílio dos Cavaleiros Templários, é que terá tido, a cerca de 2km dali, a função de defesa (para ler mais em https://cm-alter-chao.pt/blog/conhecer/pontos-de-interesse/ )

E do intitulado Jardim do Álamo, avista-se a Casa do Álamo, onde está situado o tal Posto de Turismo, tendo ficado desde logo a saber da grande notícia: tinha sido inaugurado, no passado dia 13 de agosto, o Baloiço Panorâmico de Talefe, situado precisamente nas ruínas do referido Castelo de Alter Pedroso, uau!

Por isso, já sabe: não saia de Alter do Chão sem visitar o Baloiço Panorâmico, tal como eu fiz no dia de regresso a Lisboa, perto também da Igreja de Nossa Sr.ª das Neves, onde poderá usufruir de uma vista lindíssima e panorâmica de 360 graus a 400 metros de altura!

Entretanto, será melhor dirigir-me para almoçar, até ao Restaurante Avenida, onde o proprietário já se encontrará à minha espera, sobre o qual descreverei melhor noutro texto a publicar brevemente na Revista P´rá Mesa, fique atento!

SNACK-BAR “AVENIDA” 

Morada: Av. Dr. João Pestana, 36 Alter do Chão 
Telefone: 245612301

E depois de já ter começado a degustar os verdadeiros sabores e sensações do Alentejo, caminhei mais um pouco, para logo a seguir verificar a existência de um dos alojamentos situados mesmo no centro da vila, o Alter Village Apartments, com 7 apartamentos de tipologias desde T0 a T3 totalmente remodelados e equipados, quer para curta ou longa estadia. Mais especificamente, todas as divisões dispõem de ar condicionado e Wi-Fi gratuito, para além de um rooftop com uma excelente vista panorâmica para o centro da vila.

ALTER VILLAGE APARTMENTS

Morada: Av. Dr. João Pestana Nº36-A, Alter do Chão
Telefone: 966 830 662
Correio Eletrónico: altervillage.apartments@gmail.com

Acrescente-se o Hotel & Spa *** Varandas de Alter, que contém um restaurante com capacidade para 150 pessoas e cujo estacionamento privado gratuito está disponível no local, sendo os quartos equipados com casa de banho privada, produtos de higiene pessoal e um secador de cabelo, bem como uma televisão de ecrã plano. Sublinhe-se o facto de ainda existir a possibilidade de alugar bicicletas no próprio hotel, com uma área próxima propícia e popular para o ciclismo e caminhadas.

HOTEL VARANDAS DE ALTER

Morada: Rua da Corredoura nº 2
7440-040 Alter do Chão

Telefone: +351 245 612 024
Correio Eletrónico: varandasdealter@gmail.com

E como o tempo passa rápido, será melhor dirigir-me já ao local escolhido para efeitos de alojamento durante 3 noites com pequeno-almoço incluído, que fica a cerca de 4 km e a 6 minutos de distância relativamente a Alter do Chão: o Vila Galé Collection Alter Real **** – Resort equestre, Conference & Spa, que, com um investimento de 8 milhões de euros, tem 77 quartos, 2 piscinas exteriores para adultos e 1 piscina com escorregas para crianças, Spa Satsanga com piscina interior aquecida, um restaurante de gastronomia regional, bar, biblioteca, enoteca, um lagar com forno a lenha, 1 sala de reuniões e um salão de eventos com um museu do cavalo e um museu da falcoaria, uffa!

HOTEL VILA GALÉ COLLETION ALTER REAL

Morada: Vila Galé Collection Alter Real
Tapada do Arneiro
7440-152 Alter do Chão

Telefone: (+351) 245 240 130
Correio Eletrónico: alter@vilagale.com
alter.reservas@vilagale.com

Mas eu ainda voltarei a falar desta unidade hoteleira, bem como do intitulado Hotel Convento D´Alter **** que nasce do fruto da recuperação de um antigo Convento Franciscano de 1634, incluindo depois todas as mais-valias que cada um detém, aguarde!

HOTEL CONVENTO D´ALTER

Morada: Rua de Santo António nº23, 7440 – 059 Alter do Chão
Telefone: +351 245 619 120
Reservas: https://www.conventodalter.com/

Nota: para aceder a mais locais de alojamento locais, por favor clique em https://cm-alter-chao.pt/blog/conhecer/onde-dormir/

E se, para jantar, acabei por reservar sempre mesa no próprio Restaurante do Hotel onde fiquei alojada, intitulado de Inevitável, ora à carta ora de estilo buffet, para almoçar preferi escolher os seguintes restaurantes situados no centro da Vila, sobre os quais também descreverei mais tarde:


  • RESTAURANTE “O AÇAFRÃO” 

Morada: Av. da Coudelaria de Alter (Piscinas Municipais)

Telefone: 245613008 / 961809048

  • RESTAURANTE “PÁTEO REAL” 

Morada: Av. Dr. João Pestana, 37 Alter do Chão 

Telefone: 964740014

Para outros locais para tomar refeições, por favor clique em https://cm-alter-chao.pt/blog/conhecer/onde-comer/

E por acaso sabe qual é a planta mais emblemática de Alter do Chão? Basta reler o nome de um dos restaurantes indicados acima: o açafrão!

Mais uma razão para não perder os próximos artigos da Revista P´rá Mesa, uma vez que tive a grande oportunidade de falar ainda com uma das pessoas alterenses mais genuínas, o senhor Francisco Silva, mais conhecido por Mestre Xico, e que tem teve um papel preponderante na recuperação de toda uma tradição, carregando imenso orgulho na sua atividade, um verdadeiro mestre!

E, por esse motivo, irá ser igualmente publicada aqui, uma receita típica de Alter do Chão, que tentação!

Para finalizar, deixo-lhe abaixo mais alguns pontos de interesse a percorrer pela já saudosa vila de Alter do Chão, prometendo voltar!

Chafariz da Barreira:

Construído pela Câmara Municipal, enquadrado no barroco tardio. Tem os brasões dos Duques de Bragança e da Vila de Alter do Chão.

Foi inicialmente construído entre o castelo e a igreja da Misericórdia. Em 1966/67 foi desmontado e reconstruído neste local.

A inscrição refere: “SENDO P. DA CAMARA FRANCO ANTO DE MORAES SEIXAS LEMOS SE FES ESTA OBRA em 1799”

Casa do Álamo:


A Casa do Álamo é um dos mais imponentes imóveis de Alter do Chão destacando-se por ser um ícone no Centro histórico desta Vila de Alter do Chão. 

Construída em 1649, por Diogo Mendes de Vasconcelos, sobrinho do poeta homónimo do século XVI, e sua mulher, Margarida Manso de Sousa, foi profundamente reformada em 1732. Ostenta brasão Vasconcelos e Sousa. 

A exposição permanente aborda aspetos da história local, muitos a partir da história da própria casa, num período cronológico que vai do séc. XVI ao XX.

Esta unidade museológica para além de se inserir na tipologia de Museu de história local/de território insere-se também, em parte, na de Casa-Museu (incluindo a emblemática Casa Agrícola Alentejana).


Jardim do Álamo:


O jardim faz parte integrante da Casa, ambos classificados como Imóvel de Interesse Público.

Tratava-se de uma quinta que aliava a produção de géneros frutícolas e hortícolas para consumo da Casa, com o lazer. Tem grande multiplicidade de espécies, entre autóctones e exóticas. Destaca-se uma parcela de jardim de buxo com traço geométrico.

Tem um característico sistema hidráulico com os poços/noras, os tanques e todo o sistema de caleiras, que possibilitam a captação, armazenamento e distribuição da água para a rega.


Para ler sobre outros pontos de interesse turístico e histórico, por favor clique em https://cm-alter-chao.pt/blog/conhecer/pontos-de-interesse/


(texto da autoria de Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário