segunda-feira, 9 de maio de 2022

Chefe Tiago Silva, Ex-Concorrente no MasterChef Portugal 2019, em entrevista à Revista P´rá Mesa!

Na edição do concurso culinário “MasterChef Portugal” de 2019, transmitida através do canal televisivo português TVI, ao contar com Rui Paula, Miguel Rocha Vieira e Nuno Bergonse como jurados, para além de Manuel Luís Goucha como apresentador, à qual eu também curiosamente tentei entrar, durante várias semanas, aspirantes a cozinheiros, enfrentaram diferentes tipos de desafios, ora em estúdio, ora em lugares emblemáticos do nosso lindo país, tal como aconteceu com Tiago Silva, natural de Felgueiras, cuja profissão que detinha na altura era Gestor Comercial:




«Vive em Felgueiras com os pais e os dois irmãos. Formou-se em Comércio Internacional no Porto e fez várias formações na área do empreendorismo, e desde o ano passo que é responsável pela gestão comercial e marketing de uma empresa de projetos 3D. Adora o que faz, mas não se sente completo. Um dia quer abrir um restaurante. É muito trabalhador e desde sempre que arranja formas de ganhar o seu dinheiro. A namorada Catarina aponta-lhe a persistência como a principal característica. Desde que viu o casting call que teve a certeza que esta era a sua grande oportunidade. Conquistou os jurados pelo seu comportamento na cozinha, pela forma como se movia entre tachos e com um lombo de vitela com legumes. Emociona-se ao falar das suas primeiras memórias culinárias, com a avó materna que já perdeu.»

(apresentação retirada de https://www.atelevisao.com/tvi/conheca-os-15-concorrentes-da-nova-edicao-do-masterchef /)



E é desta forma que, meu caro leitor da Revista P´rá Mesa, já de seguida, apresento a entrevista que foi feita ao ex-concorrente da edição do MasterChef Portugal 2019, Chefe Tiago Silva, agradecendo, desde já, a sua disponibilidade para responder a algumas questões:


1.     É sabido que o programa MasterChef Portugal é uma versão do talent show de culinária MasterChef da BBC adaptado para Portugal, em que a 1.ª edição transmitida pela RTP1 já decorreu há cerca de onze anos! Mas, pela sua própria experiência, concorda com o facto de que, mais do que um programa de televisão, o MasterChef dá um futuro a todos os que por lá passam? Ou será que, muito pelo contrário, é preciso muito mais do que isso, nomeadamente estudo, perseverança e disciplina na cozinha, já que a vida da restauração é dura?

Chefe Tiago Silva: O MasterChef abre, sem sombra de dúvidas, uma série de oportunidades no mundo da cozinha. Temos contacto com produtos diferenciados e formações com os Profissionais mais experientes e capacitados. Ainda assim, o programa não nos garante um futuro por si só. É necessário muito empenho, muita entrega e, acima de tudo, muito amor por aquilo que fazemos.

Resumidamente, o programa dá-nos a oportunidade, mas somos nós que vamos decidir se a agarramos ou a deixamos fugir. Tudo depende de nós, do nosso esforço e espírito de sacrifício.

2.     Tiago foi o último concorrente a abandonar a competição culinária antes do episódio final, correto? Como é que se sentiu nesse exato momento em que ouviu o seu nome? O que é que acha que falhou?

Chefe Tiago Silva: Sim, correto.

Foi um misto de sensações. Por um lado, senti que estava a morrer na praia, que tinha ficado a um pequeno passo do objetivo final.

Por outro, um orgulho imenso por ter chegado tão longe no meio de milhares de inscritos.

Sinto que acabou por não falhar nada em concreto. Foi decidido com base nos detalhes. Fomos 4 finalistas e todos com um nível muito alto de cozinha.

Dei o melhor de mim, o melhor que sabia, mas, infelizmente não consegui chegar até à final. Foi uma pena, mas muito orgulhoso pelo percurso.



3.     Mas como e quando é que começou a gostar de cozinhar? Tem por acaso algum Chef de Cozinha preferido?

Chefe Tiago Silva: Lembro-me de cozinhar desde sempre, desde muito pequeno. Ainda que tenha andado escondida, esta sempre foi a minha paixão. Felizmente encontrei-me e sou muito feliz com aquilo que faço atualmente.

Gosto muito de ler e aprender sobre cozinha. Sempre gostei. Descrevo-me como um autodidata que se inspira muito na cozinha do Chef Henrique Sá Pessoa e Gordon Ramsay. Estas são as minhas principais referências.

Além disso, sinto uma enorme estima pelo Chef Rui Paula por sentir que este foi o meu grande Mestre no mundo da cozinha. Aprendi muito com ele e com as suas equipas.



4.     Já agora: tal como ficou bastante marcado na última edição do mesmo concurso televisivo, o Masterchef Portugal 2021, os Chefs de cozinha devem ter todos um papel privilegiado para liderar práticas e apontar bons exemplos de uma preocupação que é de todos, como acontece com o tema da sustentabilidade. Também acha importante? Sente essa responsabilidade?

Chefe Tiago Silva: Claro que sim. O tema Sustentabilidade é tido cada vez mais em consideração e ainda bem que assim é. Temos que zelar pelo nosso planeta e pela sua sustentabilidade.



5.     E o que tem a dizer acerca do seu projeto intitulado de Q'Chef, @ochefemtuacasa?

Chefe Tiago Silva: Curiosamente, este é um projeto que foi pensado antes mesmo da entrada no MasterChef. Já tinha pensado em criar um perfil nas redes sociais onde pudesse partilhar com as pessoas receitas simples e deliciosas. Em seguida, aliado à criação de conteúdo, surgiu a ideia de criar o conceito de ir cozinhar a casa das pessoas, tornando a casa de cada cliente o melhor restaurante de todos.

Com a participação no programa, as coisas foram facilitadas, numa fase inicial, porque se tornou uma ótima rampa de lançamento.

Depois, a pandemia também veio “ajudar” um pouco porque as pessoas começaram a cozinhar mais em casa e a requisitar os meus serviços ao domicílio.

Felizmente, as coisas continuam a correr lindamente e a agenda tem estado quase sempre cheia.

Espero que assim se mantenha sempre.



6.     Que caminhos perspetiva para o seu futuro? Por acaso já pensou em abrir algum restaurante com a sua assinatura, ainda que cada vez mais pareça ser um risco muito grande tomar esse tipo de decisões?

Chefe Tiago Silva: Nos dias de hoje, mais do que nunca, o futuro é incerto, mas claro que tenho alguns planos e objetivos, ainda que nenhum deles passe, num futuro próximo, pela abertura de um restaurante.

Neste momento estou a criar um espaço destinado à gravação de conteúdos (cursos online), realização de workshops e serviços privados por reserva.

A ideia é ter, além dos serviços ao domicílio, algumas alternativas para os clientes que não se sintam confortáveis em ceder a casa para fazer os serviços.

As coisas já estão em andamento e espero ter novidades para meados de outubro/novembro.



7.     Para se ser um bom e grande cozinheiro, qual é que deve ser, afinal, o ingrediente principal e porquê?

Chefe Tiago Silva: Penso que a base de todo o sucesso, nesta e em qualquer profissão, é o trabalho. Claro que há pessoas com um dom maior ou menor, mas o esforço e dedicação supera tudo.

Ainda assim, na profissão de Cozinheiro, vou eleger o amor como o ingrediente principal.

Digo isto porque se não existir amor por aquilo que fazemos, não existe mais nada. É uma profissão tão exigente e que requer tantos sacrifícios que, se não se fizer tudo com amor, não funcionará com toda a certeza.

Diz o ditado que quem corre por gosto não cansa e, no nosso caso, tem mesmo que ser dessa forma.



8.     Para terminar: importa-se de descrever uma das suas receitas, convidando os leitores desta Revista Gastronómica a deixarem mais tarde um comentário neste artigo, acerca da sua confeção e degustação?

Chefe Tiago Silva: Claro que sim. Seria um enorme gosto que todos os leitores pudessem ler e recriar a receita. Vou então partilhar uma receita bem simples, delíciosa e tradicional. Pão-de-ló Húmido.

INGREDIENTES

·       8 ovos
·       4 gemas
·       175g de açúcar
·       75g de farinha branca de neve
·       Forma redonda de 24cm
·       Folha de papel vegetal
·       Manteiga para untar

PROCESSO

  1. Pré-aquecer o forno a 185ºC.
  2. Numa batedeira, colocar os ovos, gemas, açúcar e começar a bater na velocidade máxima.
  3. Bater até ficar um preparado fofo e esbranquiçado.
  4. Juntar a farinha e envolver cuidadosamente com uma espátula.
  5. Verter para a forma com papel vegetal untado.
  6.  Levar ao forno durante 15 minutos e está pronto.




Mónica Rebelo,

fundadora da Revista P´rá Mesa.



Sem comentários:

Enviar um comentário