segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Degustação de Produtos Asoka Veggie Market!


«Vegan, Vegetariano, Flexitariano, Foodie, sejam todos bem-vindos. Agora já é fácil teres em casa a qualquer altura deliciosas refeições Plant-Based. Espreita o nosso Menu! Green. Easy»

 

Na continuação da entrevista publicada aqui, tive então a oportunidade de degustar alguns dos produtos da marca Asoka e, não é que, cá em casa, todos nós provámos e aprovámos?!

Em primeiro lugar, posso destacar a simpatia e a atenção com que me receberam na mais recente loja situada no Mercado de Campo de Ourique, tendo sido o próprio Chef Asoka que me entregou o saco com os referidos produtos em mãos!

Em segundo lugar, obviamente que procurei, já em casa, seguir todas as orientações fornecidas, para ter, enfim, a melhor experiência gastronómica possível à mesa, ainda que não opte, de momento, por seguir um tipo de dieta exclusivamente vegan ou vegetariana!

Em resumo: todos os produtos Asoka são um tipo de opção bastante facilitadora para toda a família, e não só para aqueles dias mais preguiçosos, em que não há vontade nenhuma para cozinhar!

E se as receitas foram muito bem pensadas na minha opinião, olhe que, por outro lado, meu caro leitor, dá sempre jeito ter algo bom e nutritivo no nosso congelador, em que só basta ir ao forno e… vamos p´rá mesa!

Na verdade, o projeto Asoka Veggie Market começou durante a pandemia, em 2020, primeiramente apenas com entregas ao domicílio, depois com um espaço na Parede e ainda outro, mais tarde, em Cascais.

A ideia era criar algo realmente saboroso, mas que ao mesmo fosse capaz de preencher uma certa lacuna que ainda existia em Portugal, a ver com uma prática alimentar muito mais ligada ao natural, logo aos produtos de origem essencialmente vegetal.

Existem desde hambúrgueres, almôndegas e croquetes, a pratos mais compostos, tais como a lasanha, empadão ou beet Wellington, sendo este, curiosamente, o que tem mais saída. Acrescente-se o salame e ainda a newtella, ou seja, os doces, bem como os molhos, há de tudo!

E a razão, pela qual, depois de confecionados, todos os produtos são congelados, é que, a melhor forma de conservar todos os nutrientes no seu interior, acabará por ser mesmo essa!

Desta forma, confessou-me o Chef Asoka, têm conseguido alargar bastante o seu público-alvo inicial, englobando cada vez mais pessoas de todas as faixas etárias e com mais ou menos recursos ou formação, graças ao “passa a palavra”.

E já estão a ser estudadas mais localizações para outras zonas do país, aguarde!

Portanto, tudo isto mostra como é que a ousadia também faz falta ao nosso país, já que, e mais uma vez em alturas de pandemia, dois primos, um piloto e outro organizador de eventos, decidiram apostar sério na abertura do primeiro talho vegetariano com loja física em Portugal, fantástico!

E eu acredito que, qualquer que seja a mudança, no sentido de consumir mais produtos Plant-Based e menos de origem animal, irá melhorar a nossa saúde e a do próprio planeta Terra, no sentido de criar mais e melhores hábitos de vida mais sustentáveis, convertendo em mais saúde para todos nós, mas também para as próximas gerações. Por isso, experimente e sinta a diferença!

Prossigamos então para os produtos degustados em casa:

·        Croquete de Tremoços: https://asoka.pt/collections/salgados/products/croquete-de-tremocos

“Juntámos o salgado sabor dos tremoços com a textura crocante do croquete neste delicioso snack.

Ingredientes: Tremoço (9,6%), bebida de arroz BIO, farinha de trigo, óleo de girassol, pão ralado, amido de milho, azeitona preta, cebola em pó, alho em pó, pimenta preta.

Modo Preparação: Forno: pré-aquecer e colocar a 180ºC de 20 a 25 minutos, sem descongelar. Frigideira: aquecer previamente o azeite e fritar até dourar, sem descongelar.

Validade: Até 3 meses congelado e até 2 dias refrigerado.”

·        Beet Wellington: https://asoka.pt/collections/hot-meals/products/beet-wellington

“Adaptámos este clássico britânico a uma receita vegana, ideal para refeições a dois ou em família. Recheio de tofu fumado, beterraba, nozes, ervas aromáticas, coberto por uma cremosa camada de cogumelos, envoltos na nossa estaladiça massa folhada vegana. Porção para duas/três pessoas.

Ingredientes: Tofu BIO, beterraba, cogumelo paris, massa folhada vegana, cebola, bebida de arroz BIO, pão ralado, miolo de nozes, farinha de aveia BIO, azeite, alho, levedura nutricional, tomilho, vinagre balsâmico, molho de soja, sal, pimenta preta, paprica, açafrão, aroma de fumo.

Modo de Preparação: Pré-aquecer e colocar no forno a 180ºC, de 45 a 60 minutos, ou até a massa folhada ficar uniformemente dourada, sem descongelar.

Validade: Até 3 meses congelado e até 2 dias refrigerado.”

·        Low Fat Green Mayo: https://asoka.pt/collections/molhos-e-entradas/products/low-fat-green-mayo-190g-sem-gluten

“A Green Mayo Asoka 100% natural, com toda a cremosidade que esperamos numa tradicional maionese, mas com 50% menos de calorias. Levemente temperada com alho e ervas frescas, é o grande segredo para mais frescura e sabor.

Ingredientes: Aquafaba, óleo de girassol, água, amido de milho, sumo de limão, Mostarda Dijon, sal, alho, salsa, coentros. (sem glúten)

Sugestões: Perfeita para substituir a velha maionese, como molho do teu vegan Burger, para temperar saladas, deep para nossos deliciosos croquetes ou falafel, batatas fritas, ou também pode servir de base para que possas criar novos molhos.

Validade: Conservar num local fresco e seco até 3 meses. Após a abertura, conservar no frigorífico e consumir até 7 dias.”


·        Dharma Burger: https://asoka.pt/collections/burgers/products/dharma-burger

O sabor de um churrasco Vegano numa receita com forte base proteica feita de soja, seitan fumado, beterraba e aveia.

Ingredientes: Proteína de soja, seitan, beterraba, azeite, fécula de batata, óleo de girassol, farinha de aveia BIO, concentrado de tomate, molho de soja, sal, cebola em pó, alho em pó, paprica, pimenta preta, aroma de fumo.

Modo Preparação: Forno: 180ºC de 15 a 20 minutos, sem descongelar.  Frigideira: lume brando, 10 a 12 minutos, sem descongelar.

Validade: Até 3 meses congelado e até 2 dias refrigerado.”

·        Green Burger: https://asoka.pt/collections/burgers/products/green-burger

“Uma deliciosa combinação de verdes, cheia de sabor. O cânhamo, extremamente proteico e rico em Omega 3 e Aminoácidos essenciais junta-se à vitamina C e aromas das ervas frescas. Quinoas em três cores, espinafres, salsa e coentros frescos, e por fim um toque de alho.

Ingredientes: Grão-de-bico, quinoa real, fécula de batata, quinoa tricolor, azeite, espinafres, proteína de cânhamo, orégãos, pimenta preta, alho em pó, cardamomo, coentros, salsa, sal, cebola em pó. (sem glúten)

Modo Preparação: Forno: 180ºC de 15 a 20 minutos, sem descongelar. Frigideira: lume brando, 10 a 12 minutos, sem descongelar.

Validade: Até 3 meses congelado e até 2 dias refrigerado.”

Para finalizar, devo acrescentar que também gostei muito de provar os intitulados pães “Brioche Vegan”, tanto o de alfarroba, como o de tomate, cuja junção com os hambúrgueres “Dharma Burger” e “Green Burger”, ficou mesmo divinal, agradecendo todas as recomendações dadas pelo Chef Asoka, bem como a quem igualmente me atendeu ainda na Padaria Gleba, dentro do Mercado de Campo de Ourique, um bem-haja a todos!


(texto da autoria de Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)


Sem comentários:

Enviar um comentário