segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Asoka Veggie Market em Entrevista à Revista P´rá Mesa!

Por acaso já sabe da nova tendência no consumo alimentar?
Dieta Flexitariana: o que é?

 

Em primeiro lugar, temos que:

«A dieta flexitariana engloba aquelas pessoas que geralmente consumem uma dieta vegetariana, mas que ocasionalmente, comem carne ou peixe. Nomeadamente, aquelas que comem carne mais de 1 vez por mês, mas menos de 1 vez por semana.»

(fonte: https://gullon.es/pt-pt/o-que-e-a-dieta-flexitariana/)

Em segundo lugar, temos que:

«Uma investigação da Universidade de Oxford revelou que, em países desenvolvidos, como os EUA, Reino Unido, Austrália e em toda a Europa Ocidental, a adoção de uma alimentação vegana, vegetariana ou flexitariana poderá reduzir até um terço a fatura da alimentação de cada pessoa, ou seja, são regimes alimentares que permitem economizar.»

(fonte: https://www.avp.org.pt/alimentacao-vegetariana-mais-economica-e-saudavel/)

Em conclusão: este tipo de dieta mais recente se apresenta como uma possível alternativa para salvar o planeta, ao mesmo tempo que ajuda a perder peso e a prevenir várias doenças, como a diabetes, a obesidade, a hipertensão e dislipidemia:

«A Universidade de Oxford prevê que, se toda a população mundial adotar uma dieta baseada principalmente em produtos vegetais e em menos carne, como a flexitariana, seria possível salvar mais de 8 milhões de vidas até 2050. Além disso, seria possível reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 2/3 partes, com uma poupança de 1,5 milhões de dólares a nível de ambiente e também de saúde.

(…)

Estabelecer esta dieta a médio-longo prazo implica uma maior saciedade, para além de uma redução da nossa ingestão de calorias e um aumento do gasto calórico total. Quanto à aparência física, este tipo de dieta é útil para reduzir a percentagem de gordura corporal.»

No meu caso em particular, admito que procuro comer um pouco de tudo e o mais variado tanto quanto possível, de forma a abranger produtos pertencentes aos diferentes grupos de alimentos contidos na intitulada Roda dos Alimentos Mediterrânica.

Convido-o então, meu caro leitor, a ler a entrevista que eu tive oportunidade de fazer a Frederico Neves do projeto Asoka Veggie Market, a quem eu desde já agradeço a disponibilidade para responder a algumas questões:

  1. Quando e como é que o projeto Asoka Veggie Market começou e com que tipo de objetivos?

Asoka Plant-Based Market - O conceito nasceu da vontade de contribuir para formas de consumo mais conscientes e sustentáveis. O aparecimento da pandemia deu-nos o tempo necessário para avaliar as hipóteses e percebemos que a alimentação seria o meio de podermos melhorar a nossa pegada ambiental. Através da oferta de alternativas ao consumo de carne e peixe, sugerimos a mudança e, acima de tudo, uma nova forma de estar na vida.

Pré-preparamos refeições Plant-Based de forma artesanal, ajustando os valores nutricionais das mesmas de acordo com as necessidades dos nossos clientes.

Procuramos também otimizar o tempo gasto em casa na preparação, por isso as refeições estão prontas para o consumidor as finalizar de forma rápida e prática, nunca descurando a qualidade.


  1. Pelo que sei, recentemente foi aberto um novo espaço em Lisboa, correto? Então como é que o projeto tem corrido, por agora, comparativamente ao que se passou durante a altura do confinamento?
Asoka Plant-Based Market - O novo espaço no incrível Mercado de Campo de Ourique traz um novo alento ao clássico mercado. É uma ótima oportunidade de mostrar este tipo de escolhas alimentares a todo o tipo de gerações, e a aceitação tem sido muito boa. Acreditamos que, no nosso mercado, a experimentação do produto é extremamente importante para quebrar barreiras e estereótipos, e o mercado trouxe-nos as condições perfeitas para o fazer. Na altura do confinamento, apenas tínhamos a primeira loja na Parede, e com todas as restrições tornava essa tarefa bem mais complicada.


  1. Quem é o Chef Asoka?
Asoka Plant-Based Market - O chef Asoka, que está no projeto desde o início, e ajudou em toda a criação, não só do conceito, como de todo o menu, é o chefe Luccas Paixão. Desde muito jovem sempre viveu num ambiente familiar que lhe proporcionava uma dieta muito à base de vegetais e leguminosas, o que lhe deu um conhecimento intrínseco e empírico das vantagens, sabor e possibilidades deste tipo de produtos.

  1. Que tipo de produtos é que têm mais à disposição de quem vos procura e que tipo de clientes é que são?
Asoka Plant-Based Market - Tentamos que o nosso menu seja o mais variado possível, desde refeições prontas, burgers, salgados, doces e molhos. Fazemos várias receitas mensalmente no nosso Instagram para incentivar e ajudar a criatividade dos nossos clientes. As idades variam dos mais pequenos através dos pais, até aos mais idosos que se aventuram e têm curiosidade de experimentar.


  1. Mas qual a origem dos ingredientes que utilizam nas vossas receitas? E como é que são confecionados os vossos produtos, bem como a validade dos mesmos?
Asoka Plant-Based Market - Damos sempre prioridade a produtores nacionais sempre que possível. Por exemplo: fizemos agora uma parceria com a casa Anadia, um produtor de azeite do ribatejo desde o séc.XVII, para que todo o azeite que utilizamos seja 100% natural e português. Os nossos produtos são confecionados de forma artesanal na nossa cozinha própria e pela nossa equipa, sem adição de quaisquer conservantes, e ultracongelados diretamente para que tenham a validade de até 3 meses e mantenham todas as suas propriedades nutricionais.

  1. E como é que se pode fazer uma encomenda online ou onde é que se pode ir pessoalmente e qual o horário de funcionamento nos diferentes espaços?

Asoka Plant-Based Market - As encomendas podem ser feitas diretamente no nosso site www.asoka.pt , ou visitando uma das nossas lojas abertas todos os dias da semana:

Asoka Parede e Cascais

Segunda a Sexta das 10:00/14:00, e das 15:00/20:00

Sábados e Domingos das 10:00/14:00 e das 15:00/18:00

Telefone Parede - +351214533215

Telefone Cascais - +351214840186

Asoka Mercado de Campo de Ourique

Segunda a Sexta das 11:00/15:00, e das 17:00/22:00

Sábado 10:00/15:00 e das 17:00/22:00

Domingo 11:00/16:00

Telefone - +351210501486


  1. No que diz respeito ao futuro, quais é que são as maiores expectativas? Mais produtos a caminho?
Asoka Plant-Based Market - Temos novidades no mínimo bimensalmente, queremos sempre manter o nosso menu fresco e inovador. Para o futuro, o nosso objetivo é aumentar a acessibilidade dos nosso produtos a nível nacional, visto já termos muitos clientes de todo país a mostrarem interesse. Estamos também já no menu de cerca de 30 restaurantes, e queremos chegar ao dobro até ao fim deste ano.

  1. Aqui pode ler-se que «A nutricionista Ana Isabel Monteiro apresenta uma alternativa à clássica Roda dos Alimentos, neste caso apresentando-a numa versão estritamente vegetariana. (…) A grande diferença (…) é a exclusão do grupo da carne e do pescado, e o aumento considerável do contributo das leguminosas, que são, essencialmente, fonte de proteína, mas também os hidratos de carbono. Dessa forma, o contributo dos cereais, derivados e tubérculos (fontes de hidratos de carbono por excelência) acaba por ser mais reduzido.» Quer comentar?
Asoka Plant-Based Market - No Asoka, aconselhamos sempre a consulta prévia com uma nutricionista se a intenção é iniciar uma alimentação estritamente vegetariana/vegana, pois requer uma aprendizagem e alteração de hábitos e práticas de maneira a garantir que é feito de uma forma sustentável e visando sempre a saúde. É também uma das nossas missões, essa vertente educativa e de transição, que consideramos ser de extrema importância para evitar falhas numa alimentação equilibrada. Por isso, em toda a nossa comunicação, fazemos os possíveis para passar o máximo de conteúdo educativo e criar a curiosidade nos nossos clientes para que tenham o interesse em se informar.


  1. Para terminar: até que ponto é que a dieta do tipo vegan pode ser vista como um “estilo de vida”, enquanto a dieta do tipo vegetariano pode ser vista como um “tipo de dieta”?

Asoka Plant-Based Market - É importante perceber aqui a diferença entre os conceitos. Vegan é uma filosofia, em que o consumo de qualquer produto de origem animal é invalidado por razões morais, em todas as áreas, alimentação, consumíveis, roupa etc.

Vegetariano tem apenas a ver com alimentação, ou seja, o não consumo de qualquer tipo de carne, podendo em alguns casos (vegetarianos ovo-lacto) existir o consumo de derivados do leite e ovos.

Plant-Based será a maneira mais correta de descrever a alimentação de alguém que adota uma filosofia vegana. Embora possa ser consumido por todos, seja por razões morais, ambientais ou de saúde, visto ser extremamente saudável. No Asoka, respeitamos a opinião de todos, e por todas estas razões extremamente válidas, incentivamos todos a inserirem na sua alimentação este tipo de produtos.




 Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário