sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Daniela Filipa, Nova Autora Convidada, em Entrevista à Revista P´rá Mesa!

Receitas Dany equivale a receitas fáceis, rápidas e saborosas!

 

Se, a quarentena, por um lado, foi estritamente necessária para prevenir a disseminação do coronavírus, por outro lado, gerou um efeito bastante positivo na rotina de muitas famílias: com mais tempo disponível, muitas pessoas começaram a ir para a cozinha para preparar as suas próprias refeições!

Deste modo, muitos de nós arriscaram-se a preparar receitas cada vez mais elaboradas e para um número maior de pessoas, estou certa?

Entretanto, o gosto de cozinhar foi crescendo e até se ganhou o hábito de cozinhar com ingredientes mais saudáveis: "Preparar a própria comida aumenta a consciência sobre o que se come e as pessoas acabam buscando ingredientes mais naturais e ricos em nutrientes", explica Fernando Kondo, agricultor responsável pela marca Alho Negro do Sítio.

(fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/noticia/2020/06/quarentena-inspira-cozinhar-mais-confira-beneficios-e-dicas.html )

E também não podemos esquecer que preparar as refeições em casa fica sempre mais económico, para além de que «colocar as mãos na massa» pode ser bastante terapêutico e relaxante, confirma meu caro leitor?

Vamos então partir para a descoberta de uma das mais recentes Autoras Convidadas da Revista P´rá Mesa, Daniela Oliveira, lendo a entrevista abaixo a respeito dos encantos e segredos que costuma colocar nos seus pratos!

 



 

  1. Para começar, como no seu canal do YouTube refere que “tudo começou na quarentena”, pode então contar aos caros leitores da Revista P’rá Mesa, como é que tudo afinal começou e qual o porquê de ter sido durante aquele período insólito da quarentena?

 

Daniela Esteves: Na realidade começou mesmo na quarentena, conjugando com o tempo que estava de licença de gravidez alargada. Em geral, todos estavam mais dedicados a culinária e eu não era exceção.

 

  1. Mas qual a sua formação profissional e onde é que nasceu?

 

Daniela Esteves: Nasci na Covilhã e sou auxiliar de infância, tendo estado, na função, 6 anos, mas já sou, há 7 anos, operadora de hipermercado.

 


 

  1. E como é que define a sua cozinha e quais é que são as suas receitas mais vistas até hoje?

 

Daniela Esteves: A minha cozinha é simples, como eu. Pratico uma culinária prática em que as minhas receitas mais vistas são: como fazer alheira sem rebentar, molotof super fácil, arroz de marisco fácil e tarte pastel de nata.

 

  1. Já agora, e voltando ao tema da primeira questão, como em https://www.maiahoje.pt/68-dos-portugueses-dedicou-mais-tempo-a-cozinha-na-pandemia/ pode ler-se que “68% dos portugueses dedicou mais tempo à cozinha na pandemia”, até que ponto acha que cozinhar em casa ajudou muito a, por exemplo, diminuir a ansiedade durante a pandemia de Covid-19?

 

Daniela Esteves: Passar um tempo na cozinha é sempre um tempo passado de forma prazerosa, para quem gosta. Podemos inovar, inventar, ou simplesmente fazer sempre igual. Nessa altura, entreter-se com algo, era positivo para distrair um pouco.

 

  1. E para quem tem crianças muito pequenas em casa, como o seu filho de 2 anos, que tipo de conselhos ou sugestões gostaria de dar quanto ao tipo de alimentação mais adequada nessa idade, de forma a crescer forte e saudável o mais e melhor possível?

 

Daniela Esteves: No meu canal tenho uma playlist com receita saudáveis, por exemplo tem algumas receitas de panquecas que podemos dar aos mais pequenos desde os 9/12 meses. Quanto mais cedo forem introduzidos alimentos saudáveis, mais fácil será no futuro.

 



 

  1. Qual o seu prato favorito durante a infância? E também é da opinião de que nada supera a cozinha das nossas mães e avós?

 

Daniela Esteves: Pelo que a minha mãe diz, o meu prato favorito era empadão. Ainda hoje gosto, mas também gosto muito de bacalhau com natas e lasanha caseira. Essa teoria tem sempre algum sentido. Há sempre alguém familiar que deixa a recordação de um prato que só aquela pessoa faz/fazia de forma especial.

 

  1. Atualmente, qual é aquele prato que mais a inspira e dá gozo fazer e porquê? Pode descrever a receita?

 

Daniela Esteves: Os pratos que faço mais vezes são bacalhau com natas, lasanha e frango com natas. Basicamente tudo o que leva natas é bom!

 

 

  1. Quais as suas maiores expectativas para o futuro?

 

Daniela Esteves: Eu vivo mais um dia de cada vez, não sou uma pessoa muito ambiciosa e sonho pouco. Na realidade, ter saúde é o mais importante e o resto o universo traz. Como se costuma dizer, o melhor que levamos desta vida. É o que comemos. Por isso vivam o hoje, sejam felizes e comam o que vos dá alegria.

 

  1. Para finalizar: quais as principais iguarias gastronómicas que se podem degustar na zona de Sintra e quais os locais onde as podemos encontrar, bem como locais de maior interesse turístico que importa descobrir e partilhar?

 

Daniela Esteves: Em Sintra, temos os conhecidos travesseiros, em que podemos encontrá-los na Piriquita. No centro da Vila, temos o Leitão de Negrais e os fofos de Belas.

Como pontos turísticos temos: Quinta da Regaleira, Castelos dos Mouros e Palácio da Pena.

 






                                             Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário