sexta-feira, 11 de novembro de 2022

"Receitas em Texto e Vídeo de Jeropiga e Castanhas para Festejar o Dia de São Martinho” por Daniela Esteves

“No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho” - ditado popular português.


«O Dia de São Martinho é uma festa litúrgica em honra de Martinho de Tours celebrada anualmente a 11 de novembro.

Nascido na Hungria por volta do ano 316, São Martinho de Tours foi um soldado romano que, depois de receber o batismo e renunciar a milícia, fundou um mosteiro em Ligugé, França, onde seguiu a vida monástica. Mais tarde recebeu a ordem sacerdotal e foi eleito bispo. Faleceu a 8 de novembro de 397. A lenda mais conhecida indica que Tours encontrou-se com um mendigo durante uma tempestade de neve e, com a sua espada, cortou o seu manto ao meio para partilhar com o pedinte e resguardá-lo da chuva. Nessa mesma noite, Martinho sonhou com Jesus vestido com a metade da sua capa e que, apontando para um grupo de anjos, lhe disse: "Foi São Martinho catecúmeno quem me agasalhou".

Em Portugal, a data é comummente associada à celebração da maturação do vinho do ano, sendo tradicionalmente o primeiro dia em que o novo pode ser degustado. É tradição fazer-se um grande magusto, castanhas assadas sob as brasas da fogueira (às vezes figos secos e nozes), e beber-se uma bebida alcoólica local chamada água-pé, resultante da adição de água ao bagaço da uva, ou jeropiga (um licor doce obtido de forma muito semelhante, que inclui ainda aguardente).

O autor José Leite de Vasconcelos afirmou que o magusto representa um sacrifício em honra dos mortos, explicando que em tempos, nalguns locais, era tradição acender as fogueiras e preparar, à meia-noite, uma mesa com castanhas para os mortos da família irem comer.

Este período também é bastante popular devido ao bom tempo que ocorre em Portugal nesta época do ano, chamado de "verão de São Martinho". A denominação está ligada ao milagre da lenda do soldado, que afirmava que o tempo manteve-se soalheiro durante três dias após a bênção de Jesus.»

(fonte: Dia de São Martinho – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)




Ai meu rico São Martinho, que bem que sabe comer umas belas castanhas assadas acompanhadas de um copinho de jeropiga...

Ou então, em alternativa, por que não castanhas cozidas com erva doce e canela, ou ainda um bolo de castanha?

Para além disso, de certeza que quando somos nós a fazer as nossas próprias receitas, ainda sabe tudo melhor, não concorda comigo?

Então desafio-o, meu caro leitor, a tentar fazer tanto o que está escrito abaixo, como o que está explicado nos vídeos abaixo também, sendo tudo da autoria de Daniela Filipa, uma das mais recentes Autoras Convidadas da Revista P’rá Mesa, para depois me dizer nos comentários como é que correram as suas experiências, ou então nos comentários dos próprios vídeos, combinado?


RECEITA NA CATEGORIA DE BEBIDAS:

Jeropiga


Ingredientes:

  • 1L de aguardente
  • 2 ou 3L de mosto
  • 1 pau de canela

Descrição:

  1. O mosto guardado após as uvas terem sido bem pisadas, colocar o mosto num garrafão junto com a aguardente.

  2. Deixar destapado uns dias 2 dias e de seguida tapar.

  3. Passado uma semana coa-se muito bem o preparado e guarda-se em garrafas de vidro


Apesar de a vindima ser associada somente à apanha da uva, a verdade é que engloba todas as atividades que decorrem antes, como preparação, e depois, até à venda do fruto ou produção de vinho.” 

(Fonte: (400) Receitas Dany - YouTube)


RECEITAS NA CATEGORIA DE SNACKS E LANCHES:
Castanhas Cozidas com Erva Doce e Canela




Castanhas Assadas na Brasa:




RECEITA NA CATEGORIA DE BOLOS E SOBREMESAS:
Bolo de Castanha



Nota: para ver outras receitas relacionadas com o Dia de São Martinho, sugiro clicar aqui!



(receitas de Daniela Esteves do Canal Youtube Receitas Dany)

Sem comentários:

Enviar um comentário