quinta-feira, 10 de novembro de 2022

"A Tasquinha do Gil na Aldeia da Mata Pequena - Mafra" por Maria Delfina Gama

A Tasquinha do Gil situa-se na Aldeia da Mata Pequena a cerca de 9 km do centro de Mafra, 42 km de Lisboa, 32 km de Torres Vedras e 18 km de Sintra. 


Este é um restaurante que só com felizes recomendações encontramos e onde podemos disfrutar de uma refeição de qualidade num ambiente familiar.

Comida tradicional a preços muito acessíveis com um atendimento extremamente personalizado e célere. Pessoas de muito bom trato e trabalhadoras para quem o bem servir é primordial diariamente.

Rodeados pela natureza podemos encontrar alguns animais na rua e disfrutar de uma magnifica vista da esplanada.

Valorizo muito quem se dedica à hotelaria, restauração e similares, valorizo quem perdura nesta atividade apesar de não ser uma tarefa nada fácil, só quem passa por ela tem uma noção rara do que é servir com esforço e dedicação.

Em que momento decidiram abraçar este projeto? E porquê?

Decidimos abraçar este projeto em outubro de 2012, numa altura em que eu (Filipe) estava a acabar a licenciatura em Produção Alimentar em Restauração na Escola Superior de Hotelaria do Estoril e a Cristina e o Carlos numa fase mais atribulada a nível profissional. Com base nisto e uma vez nós tomando conhecimento de que este espaço estava disponível, decidimos "lançar-nos de cabeça" em busca de melhores condições profissionais que aquelas que se perspetivam na altura.

Como desenvolveram e ganharam a paixão que vemos pela vossa atividade?

De uma forma amadora, o gosto pela cozinha e pela gastronomia sempre esteve presente na nossa família, mesmo antes da minha geração ou da Cristina. Aliando isso ao conhecimento que adquiri durante o meu curso e ao sentido de empreendedorismo que tivemos e continuamos a ter, acho que se torna fácil ganhar esta paixão.


Eu sei que trabalharam por conta d`outrem durante anos, antes disso já tinham trabalhado por conta própria ou é a primeira vez com este projeto?

É a minha primeira vez a trabalhar por conta própria, contudo, o Carlos e a Cristina tiveram uma empresa na área das telecomunicações durante vários anos.

O que os levou a escolher esta localização?

Acreditamos que é um sítio com condições únicas. O estar isolado do resto do mundo com toda a natureza envolvente e vista desafogada, mas ao mesmo tempo perto dos centros urbanos pareceu-nos ser o equilíbrio perfeito para aquilo que pretendíamos de um ponto de vista comercial, mas que ao mesmo tempo fizesse as pessoas sentirem-se bem e gostarem de estar no nosso espaço.


Podemos considerar que com este projeto começaram do zero?

Sem dúvida. Embora antes de nós, a Tasquinha do Gil já tivesse sido um restaurante, estava fechada a algum tempo e o pouco nome que tinha no mercado não era o melhor e por isso foi necessário uma dose extra de esforço da nossa parte para que as coisas corressem da forma como correram.

Tal como aconteceu comigo, conseguiram fidelizar os Clientes de uma forma rápida: quais os ingredientes para isso?

Acreditamos que se deve muito à consistência do trabalho, do serviço que prestamos e da qualidade da comida. São já 10 anos abertos, 10 cartas totalmente diferentes umas das outras, todas elas com sucesso e que comprovam que continuamos a crescer de ano para ano.

Desde a abertura, quais foram as maiores dificuldades com que se depararam?

Sem dúvida que a localização embora seja uma mais valia atualmente, de início não o foi. Foi algo complicado fazer as pessoas chegarem até nós, uma vez que não se trata de um local propriamente de passagem. Muitos dias foram passados sem qualquer cliente, quer ao almoço, quer ao jantar, apenas porque ninguém sabia que existíamos.

O que gostariam de ver mudado na restauração?

Gostávamos que houvesse um bocadinho mais de respeito por quem trabalha na restauração. Que se percebesse, por exemplo, que a restauração é um negócio como qualquer outro e se se respeita os horários de um supermercado ou de uma loja, não há motivo para não se respeitar os de um restaurante. É uma área com condições de trabalho às vezes bastante ingratas e acredito que isso só poderá mudar com o esforço de todos os envolvidos: patrões, empregados e clientes.

Fazem eventos? Qual a capacidade para lugares sentados?

Fazemos eventos, como casamentos/batizados, festas de anos ou eventos empresariais. A capacidade máxima para este tipo de evento são 50 pessoas, sendo que os menus são personalizados para cada ocasião.

Têm serviço de “take away” e entregas ao domicílio?

Não, não temos take away e entregas ao domicílio. Acreditamos que a melhor maneira de experienciar a nossa cozinha é no local. Qualquer outra forma poderia pôr em causa o nível de qualidade que queremos atingir.


Quais são os pratos mais escolhidos pelos Clientes?

Todos os anos, a nossa carta de petiscos muda completamente. Saem os cerca de 20 petiscos que a compõem e entram outros 20. Como tal, todos os anos os pratos mais escolhidos são sempre diferentes. Este ano podemos dizer que os mais escolhidos serão sem dúvida os Croquetes de Queijo e Bacon com Chutney de Banana e o Lombinho de Porco com Mostarda Antiga.

E sobremesas?

Tal como a carta dos nossos petiscos, a das sobremesas muda também anualmente, como tal acaba sempre por haver um "campeão de vendas" por ano. Atualmente, esse destaque vai sem dúvida para o Crumble de Banana e Caramelo Salgado (sobremesa que aparece na foto).

O restaurante está aberto todo o ano? Fecha para férias ou folga semanal?

Sim, estamos abertos todo o ano de quarta a domingo. Contudo, de Inverno durante a semana apenas servimos mediante reserva. Fechamos para férias no Natal/Ano Novo, na Páscoa e no final do verão.

 

Aldeia da Mata Pequena, 

Rua São Francisco de Assis, 3,

Mafra, Portugal


Contato: +351912460848

 

Visitem e dêem-me “feedback”

 da Vossa experiência nesta zona de Portugal.

 

                                      (texto da autoria de Maria Delfina Gama)


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