terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Maria Gonçalves, da Loja de Artes e Artesanato "Mania das Ideias", em Entrevista à Revista P´rá Mesa!


Leia abaixo acerca dos 2 Projetos da mais recente Autora Convidada, mas também Parceira da Revista P´rá Mesa, Maria Gonçalves!


"Mania das Ideias", sendo um dos mais recentes Parceiros da Revista P´rá Mesa, venho então partilhar consigo hoje, meu caro leitor, a entrevista realizado à detentora dessa mesma Loja de Artes e Artesanato, agradecendo, desde já, a disponibilidade de Maria Gonçalves para responder a algumas questões sobre si e os seus projetos de vida, desejando-lhe o maior sucesso!

Nota: não esqueça que está um Passatempo da Revista P´rá Mesa em Parceria com a Loja Mania das Ideias a decorrer aqui!! 

Mania das Ideias define-se como sendo uma loja de artes e artesanato, mas como é que tudo começou?

Maria Gonçalves: Sempre gostei de criar peças novas com diferentes técnicas e, quando me mudei com a minha família para a Alemanha, como tinha mais tempo livre, comecei a dedicar-me mais intensamente a esta atividade. Sempre fui muito criativa e tento ter sempre algo em mãos. Depois de vários anos fora, regressamos Portugal e, embora esteja a dar aulas de Ciências, continuo a criar algumas peças com o resto do tempo disponível e criei uma conta de Instagram, onde divulgo os produtos que faço. 

 

Que tipo de produtos é que vende e que materiais costuma utilizar?

Maria Gonçalves: Crio acessórios handmade, usando diferentes técnicas como crochet, macramé, nós e costura criativa (Malas, bolsas e bijuteria, maioritariamente). São pecas peças únicas e personalizadas ,num estilo clássico e informal que marcam a diferença!


Qual é a sua formação profissional? E a sua naturalidade?

Maria Gonçalves: Sou Engenheira Agrónoma e Arquiteta Paisagista, e sou do Montijo.


Sei que vende para todo o país, por isso como é que poderemos adquirir então alguns dos seus produtos e quais são os seus contactos mais diretos para o efeito?

Maria Gonçalves: Através do Instagram e e-mail.


Também acha que, de um modo geral, as pessoas estão mais voltadas agora para as compras online, nomeadamente por causa da altura da pandemia?

Maria Gonçalves: Penso que cada vez mais.


De qualquer forma, gostaria de possuir também alguma loja física no futuro?

Maria Gonçalves: Neste momento não penso nessa hipótese.


E como P'rá Mesa se trata de uma Revista Gastronómica, será que gosta de cozinhar?

Maria Gonçalves: Sim, tenho um canal no Youtube sobre plantas, mas tenho alguns vídeos com receitas com ervas aromáticas.


Qual a sua receita preferida? Importava-se de partilhar, com os meus caros leitores, o seu modo de confeção?

Maria Gonçalves: Gosto de bacalhau com puré de batata e posso partilhar o link no meu canal do Youtube onde faço a receita:

https://youtu.be/8llhZMAJSW8


Acha que o artesanato deveria usufruir de mais apoios a nível institucional?

Maria Gonçalves: Sim, o artesanato tem peças únicas e comprar aos artesões ajuda a manter a cultura local!


E, na sua opinião, existirá alguma relação intrínseca entre artesanato e gastronomia?

Maria Gonçalves: Acho que sim, gastronomia pode ser também uma forma de ligação com a nossa cultura e uma forma de ligação entre as pessoas.

Claro, ambas as atividades traduzem uma historia e vivências passadas, e em ambas a criatividade é algo importantíssimo!

Para finalizar: e o que tem a dizer acerca dos seus vídeos que também tem publicado no seu canal YouTube? Como é que surgiu também essa ideia e quais os seus planos para o futuro?

Maria Gonçalves: Durante a pandemia, o isolamento social entrou na rotina da família e, como tinha um espaço exterior onde tinha plantas ornamentais e algumas plantas para utilização na cozinha como ervas aromáticas, surgiu a ideia de fazer vídeos com dicas sobre jardins, plantas e decoração. Deste modo, posso ensinar e apoiar os interessados(as) a jardinar e cuidar com pouco dinheiro, em reduzido espaço e dispensando pouco tempo.


(texto escrito por Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)



Sem comentários:

Enviar um comentário