sexta-feira, 17 de março de 2023

Bolo de Goiabada

 Sabe o que é "goiabada"?



"A goiabada é um doce feito de goiaba típico da comida caipira, mas também é consumido em vários lugares do mundo. A goiabada surgiu no Brasil quando foi usada pelos colonos portugueses como substituto para confecionar a marmelada.

Como a marmelada, a goiabada é feita com uma consistência bastante firme, composto por goiaba, água e açúcar. A forma artesanal é normalmente apresentada em caixas de madeira e possui o formato de um tijolo que pode pesar até 30 quilos, mas também pode ser feita em forma de geléia. A forma industrializada vem em latas redondas.

Acompanhada de queijo, em especial o queijo minas, forma o Romeu e Julieta, tradicional sobremesa brasileira. Em alguns lugares, como o Nordeste do Brasil, a goiabada também é muito apreciada com nata, inspirando sorvetes, picolés, sacolés e outras iguarias. A maior parte da produção de goiaba e goiabada do Brasil se encontra no estado de São Paulo, sendo a Predilecta a maior processadora do fruto."





RECEITA NA CATEGORIA DE BOLOS E SOBREMESAS:
Bolo de Goiabada


Ingredientes:

  • 250 g de farinha 
  • 1 colher (sopa) de fermento 
  • 3 ovos 
  • 150g de açúcar 
  • 1 colher (sopa) bem cheia  de manteiga 
  • 100 ml de leite 
  • 300 g de goiabada 

Confeção:

  1. Juntar numa tigela os ovos, o açúcar, a manteiga e o leite e bater tudo com a batedeira. Adicionar a farinha e o fermento e envolver muito bem com a vara de arames.  
  2. Partir 300 gr de goiabada em cubinhos, envolver em farinha e reservar.  
  3. Agora fazer o seguinte: na forma untada e enfarinhada colocar metade da massa, distribuir metade dos cubinhos de goiabada, que foram passados em farinha para evitar que desçam na forma. Colocar a restante massa e por cima os últimos cubinhos de goiabada. 
  4. Levar ao forno previamente aquecido a 170º cerca de meia hora. Vigiar, pois o tempo de cozedura depende em muito dos fornos. 
  5. Desenformar ainda morno. 

Bom apetite!

         (receita da autoria de Cristina do Blog Coisas de Feltro)



Sem comentários:

Enviar um comentário