terça-feira, 21 de março de 2023

Nosso Mar e os Nómadas Digitais!


Gigalucros? 


As gerações Millennials e Zen e os recem-formados, têm valores de quem cresceu numa era inteiramente digital. Muito influenciados pelos dramáticos efeitos climáticos e de poluição, amam a natureza, evitam museus e muitos turistas, querem belas e calmas paisagens para que a sua mente possa, no trabalho, focar no vital, no lógico e no que é o mais difícil para todos no mundo das generalizações, as particularidades do seu público-alvo. Querem viver com alguma aventura e bastante segurança. Querem encontrar ao vivo pessoas com uma cultura distinta da sua, pois já o fazem na net. Percebem os fake-news e as informações fora do contexto melhor do que muitos experts.

Portugal tem enorme potencial em atraí-los por longas temporadas e até mesmo para a segunda casa por cá. Temos ótimos aeroportos a curta distancia de locais paradisíacos, pessoas que os recebem de braços abertos, gastronomia e vinhos a ótimos preços, uma cultura única, onde a maioria da população fala Inglês e até outras línguas. Temos serras, campos, charnecas e este giga-mar.

A Madeira já começou a se organizar para recebê-los. Evitam hotéis, querem ficar em Alojamento Local, em contacto com as famílias, às vezes em co-working. Eles adoram caminhar, voar, ciclar, nadar, surfar, velejar, mergulhar - adoram o mar! Os Açores têm um enorme potencial, com aeroporto internacional em Porta Delgada e Terceira, mas também boa comunicação com São Jorge, Pico e não só. Outros locais com megapotencial: Milfontes, Aljezur, Figueira da Foz e, sobretudo as Ilhas Selvagens. Aí a lei terá que ser modernizada e permitir, próximo ao porto, um AL, um restaurante e pouco mais.

Os Nomadas-digitais evitam carne de vaca e de porco, adoram o nosso pescado, marisco, as açordas, os doces conventuais (menos doce). Preferem as tascas, os cafés da esquina, os artesanatos locais. Ganham muito e deixam muito, pois aí é que se sentam úteis e inspirados. Ao contrário dos turistas, vêm cá no Outono e no Inverno, quando há ociosos barcos e equipamentos náuticos. Querem ver aves a nidificar, golfinhos, baleias, participar da pesca,  Ao contrário de muitos turistas, gostam de regressar com frequência onde deixaram amigos, e o fazem facilmente em Portugal.

Os mais maduros começam a arrendar e até comprar por cá uma segunda habitação. Percebem que é um bom investimento, seguro, pois sabem que a procura por estes paraísos vai aumentar mais que a oferta. Já foram a outros paraísos distantes, como a Tailândia, Patagónia, Costa Rica.

Portugal é para regressar - é o MAR!

 

(texto da autoria de Jack Soifer) 


Sem comentários:

Enviar um comentário