segunda-feira, 6 de março de 2023

Restaurante Bacalhau, Vinho & Cia

Assim que entramos no Restaurante Bacalhau Vinho e Cia em pleno bairro do Itaim Bibi, nos deparamos com um enorme galpão cheio de decorações portuguesas e uma adega ou garrafeira, como é chamada em Portugal, lindíssima e muito convidativa. 



Começamos a conversar com seu proprietário, Carlos Pallas, muito gentil e apaixonado pelo que faz, e ouvimos uma linda história de família e de amor!


A HISTÓRIA 


Carlos nos conta que foi em 1973 que seu pai, José Pallas, associou-se à casa que existia apenas no bairro da Barra Funda em São Paulo - SP: "Meu pai era um visionário à frente do seu tempo. Embora de origem espanhola, amava Portugal e suas influências gastronômicas", diz.

Desde pequeno, Carlos frequentou e "trabalhou" ao lado do pai, mas foi só em 2016 que readquiriu o restaurante e em 2020 ampliou a rede.

Com o tempo e com filhos criados, Carlos deparou-se com uma novidade bem vinda por parte de seu filho e hoje sócio, Carlos Henrique (famoso Caíque!), que escolheu estudar Gastronomia.

Caíque administra e atua como chef nos restaurantes e copia algumas das receitas de sua avó materna portuguesa, dona Alice.


NOVIDADE EXCLUSIVA

O Tradicional restaurante da Barra Funda, com filial no Itaim, completa 50 anos em 2023, e como parte das festividades previstasestreia wine dinner com a Casa Flora no próximo dia 8 de março, com rótulos da vinícola Carmim, do Alentejo!

Não é todos os dias que se veem restaurantes celebrarem meio século de vida, mas alguns têm a sorte de manter sua essência e tradição por muito tempo, caso do Bacalhau, Vinho & Cia, cuja unidade na Barra Funda completa 50 anos em 2023. Como parte das festividades, uma agenda de eventos e comemorações está prevista para o ano, a começar pelo Wine Dinner promovido pelo restaurante com a Casa Flora, no próximo dia 8 de março, na filial do Itaim Bibi, a partir das 19h30, com grandes vinhos do Alentejo, e contará com a presença do embaixador da marca Nuno Ferreira.

A jornada de delícias começa com os apetitosos minis bolinhos de bacalhau da casa, escoltados pelo vinho Reguengos Doc Branco, seguidos de couvert completo com Cesta de pão português e manteiga, azeitonas, escabeche de berinjela e vinagrete, Patês de cebola, chanclichi e sardela acompanhada de torradas de pão folha. As entradas clássicas como alheiras de Mirandela, camarão às natas e cremosos bolinhos de bacalhau, chegam na companhia do Monsaraz Rosé.

Como primeiro prato, o festejado Bacalhau ao Murro, com postas altas do lombo de Gadus Morhua assado no azeite, acompanhado de batatas ao Murro, cebolas e brócolis, tudo regado ao alho confitado, resulta em um bacalhau in natura crocante e úmido com uma textura incomparável. O prato harmoniza com os vinhos Régia Colheita Branco e Bom Juiz Tinto.  Um perfumado arroz de pato é o segundo prato, acompanhado do excepcional vinho da noite, Reguengos Garrafeira, e do Bom Juiz Tinto.

O Bolo da Ilha da Madeira finaliza o jantar, escoltado pelo Justino Madeira 3 anos. O preço por pessoa é de R$ 345 incluindo o serviço, café e água. Em homenagem ao Dia da Mulher, estas pagam preço reduzido, no valor de R$ 245.

"Muitas novidades virão devido ao aniversário de 50 anos da casa e  compartilharemos com todos vocês", Carlos Pallas promete finalizando a entrevista.


NOTA: A primeira foto foi feita no dia em que entrevistamos Carlos Pallas. Estavam presentes: Dr. Antonio Maló de Abreu, legítimo potuguês, deputado à Assembleia da República de Portugal. Dr Magno Alves, advogado, português de Ouro, Conselho de Chaves em Trás-os-Montes, que atua no Brasil. Ricardo Magalhães, assessor. E, Carlos Pallas, proprietário do Bacalhau Vinho e cia.


(texto da autoria de Márcia Tayar)


Sem comentários:

Enviar um comentário