sábado, 25 de março de 2023

Rui Nabeiro faleceu a 19 de março de 2023 com 91 anos!


 E foi no Hospital da Luz, em Lisboa, vítima de doença. "Na véspera recebeu a visita do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa."

Foram mais de 90 anos a cuidar de um sonho, a Delta Cafés, grupo empresarial liderado por Manuel Rui Azinhais Nabeiro que emprega quase 4000 colaboradores e já se espalhou por vários pontos do mundo!

Mas o seu maior sucesso foi quando realmente obteve o desígnio de Empresa de Rosto Humano, já que o empresário Rui Nabeiro, ao longo da sua vida, assumiu sempre uma vertente marcadamente social, com grande envolvimento humanitário e de responsabilidade social perante os outros:

"De uma família humilde, começou a trabalhar por volta dos doze anos. Ajudava a mãe numa pequena mercearia e o pai e os tios na torra do café, numa época em que se sentiam os efeitos da guerra civil em Espanha e a zona raiana era lugar de contrabando.

Aos 17 anos, após a morte do pai, assumiu os destinos da pequena torrefação familiar. Para fazer crescer a empresa, fomentou a venda de café em Espanha, constituindo depois uma sociedade com os seus tios, a Torrefação Camelo, da qual tornou-se gerente. Contudo, insatisfeito com a sociedade deixou a gerência da empresa, fundando com a esposa e filhos seu próprio negócio em 1961, a Delta Cafés que, além dum pequeno armazém de mercearias, logo se iniciou na torra do café. Nascia assim a marca Delta, que passados poucos meses se distribuía em todo o país, abrindo um entreposto comercial em Lisboa, em 1963, e outro no Porto, em 1964.

Antes do 25 de abril de 1974, e por duas vezes, Nabeiro foi nomeado presidente da Câmara Municipal de Campo Maior — em 1962 e em 1972, tendo exercido a função por menos de um ano, alegando ter-se incompatibilizado, a primeira vez, com os restantes membros da Câmara, e a segunda vez com o Governador Civil de Portalegre.[3] Nabeiro voltaria, no entanto, a exercer o cargo — agora democraticamente eleito, pelo Partido Socialista — em 1977, sendo reeleito duas vezes, e mantendo-se no cargo até 1986, ano em que fugiu para Badajoz após ser acusado pelo Ministério Público dos crimes de fraude fiscal e associação criminosa, referentes à falta de pagamento da taxa de importação sobre café proveniente dos Países Baixos. Viria a ser ilibado, não tendo sido submetido a qualquer julgamento criminal.

Empresário líder no mercado dos cafés, constituiu em 1982 a Novadelta e, em 1984, criou uma nova fábrica de torrefação, na altura a maior da Península Ibérica. Em 1988 criou a holding Nabeirogest, através da qual soma investimentos no ramo agrícola e vitivinícola, na distribuição alimentar e de bebidas, no retalho automóvel, no comércio imobiliário e na hotelaria.

A 9 de Junho de 1995, Mário Soares atribuiu-lhe o grau de comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial Classe Industrial, e a 5 de Janeiro de 2006, Jorge Sampaio distinguiu-o como comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Em 2002 foi apresentada a biografia de Rui Nabeiro, intitulada O homem. Uma obra – a de Rui Nabeiro, da autoria de Tereza Castro Ribeiro Reis. Em 2007 inaugurou o Centro Educativo Alice Nabeiro, para dar resposta às necessidades extra-escolares das crianças de Campo Maior. Com o patrocínio da Delta a Universidade de Évora criou, em 2009, a Cátedra Rui Nabeiro, destinada à promoção da investigação, do ensino e da divulgação científica na área da biodiversidade.

Foi cônsul regional honorário de Espanha, com sede na vila de Campo Maior e jurisdição nos distritos de Castelo Branco, Beja, Portalegre e Évora.

Já em 2020, foi agraciado com o Globo de Ouro de Mérito e Excelência por Pinto Balsemão."

(fonteRui Nabeiro – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Vejamos então como é que foi "o cortejo fúnebre do fundador da Delta Cafés, que juntou trabalhadores e familiares na fábrica em Campo Maior, numa homenagem sentida a uma das maiores referências do mundo empresarial português", de acordo com vídeo abaixo retirado no canal youtube Renascença:

Para finalizar, recordemos o ano em que celebra 90 anos, ao mesmo tempo dá a cara pela campanha multimeios da Delta Q, sendo o vídeo abaixo retirado do canal youtube Brands Channel:


(texto escrito por Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)


Sem comentários:

Enviar um comentário