sexta-feira, 21 de abril de 2023

Cabaz de alimentos essenciais

Será que a redução do IVA no cabaz de alimentos essenciais fará diferença nas contas do supermercado? 



Na minha opinião não, sem ensinarmos o que deve estar no prato da refeição e as quantidades não é com a descida do IVA que vamos conseguir que as famílias tenham uma alimentação adequada.

Deixo algumas sugestões para que poupem na alimentação de modo a ver diferença na carteira ao final do mês.

  • Veja os folhetos de promoções, o que ainda tem em casa na dispensa, frigorifico ou congelador e faça uma ementa semanal, depois elabore a lista de compras. Não compre o que não está na lista mesmo que seja tentador e nunca vá às compras com fome.
  • Na ementa dá preferência a confeções que sejam de tacho são as que redem mais.
  • Quando cozinharem no forno aproveitem e façam vários pratos, por exemplo lombo assado, legumes no forno gratinado, e arroz de forno. De modo a aproveitarem o tempo e o consumo de eletricidade ou gás. Aproveite e faça sempre mais quantidade de comer de modo a que possa congelar algumas refeições já preparadas.
  • Aproveita confeções iguais e faz pratos diferentes, como por exemplo a carne picada, podem fazer em grande quantidade e depois utilizarem em esparguete à bolonhesa, empadão ou lasanha.
  • Faz algumas refeições sem proteína animal (carne, peixe, ovos) e coloca leguminosas com proteína principal, como por exemplo caril de grão, feijoada com cogumelos ou salada russa com macedónia.
  • Não compres alimentos processados, não necessitamos de os ter à refeição.
  • Come sopa às refeições principais para garantir que ingere legumes e dê preferência a frutas sazonais.

Com estas medidas já irá poupar e sentir diferença na carteira.




(texto da autoria de Mária Benedito)





Sem comentários:

Enviar um comentário