quinta-feira, 20 de abril de 2023

Folha do Meio Vinhos ao Alto Alentejo (Portalegre)

Vinhos Amplamente Premiados



Definitivamente, um dos distritos que muito aprecio é Portalegre situado no Alto Alentejo, apenas, a 228 km de Lisboa, 290 km do Porto e 320 km de Faro com excelentes acessos do Sul, centro ou norte do país.

Este distrito sobressai de outros pelo interesse histórico e paisagens maravilhosas que encontramos em cada um dos seus quinze municípios sendo que doze são vilas (Alter do Chão, Arronches, Avis, Crato, Castelo de Vide, Campo Maior, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Monforte e Sousel) e três cidades (Elvas, Portalegre e Ponte de Sor).

Precisamente em Portalegre, na freguesia de Alegrete, nasceram os vinhos folha do meio.

As vinhas localizam-se na localidade de Besteiros, Freguesia de Alegrete – Portalegre (Alto Alentejo) e estão plantadas dentro do Parque Natural da Serra de São Mamede. São vinhas maduras, com cepas adultas, em plena produção e estão plantadas a uma altitude que varia entre os 500m e os 550m, em terrenos xistosos. Os vinhos produzidos designam-se Folha do Meio e Alto da Capela (gama de entrada). A colheita é manual e a produção dos vinhos é realizada segundo os mais modernos padrões de qualidade e higiene, sendo acompanhada por um enólogo sénior. O Folha do Meio é produzido nas variedades de Branco, Tinto e Rosé, na categoria de Vinhos DOC ou Regional Alentejano. O Alto da Capela é produzido nas variedades Branco e Tinto. A produção ronda atualmente as 100.000 garrafas.

Atualmente, a empresa gere cerca de 20Ha de vinhas (Próprias e alugadas).

A Terrenus Veritae SA é uma empresa constituída em 2009, cuja principal atividade, desenvolvida até ao presente, se traduz pela produção e comercialização de vinhos. Tem a sua sede localizada em Alegrete, uma Freguesia rural do Concelho de Portalegre-Alentejo. Em Setembro de 2008 realizou a primeira colheita de uvas numa vinha que viria a adquirir já durante o ano de 2009 e onde tem realizado anualmente as colheitas.


Sede

Av. Isaura Correia Santos nrº5 , 7300-311 Alegrete - Portalegre

Escritório

Avenida das Descobertas nrº 16 loja 1, 7300-066 Portalegre

Email: terrenusveritae@gmail.com

Contatos

+351245092605

+351968327872

 

 

Experimentem e Dêem-me “feedback”

 da Vossa experiência

                                      (texto da autoria de Maria Delfina Gama)

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário