segunda-feira, 8 de maio de 2023

Venha comigo até ao Porto, Portugal!

A Revista P´rá Mesa foi até ao Porto e… conta-lhe tudo!

(o primeiro de vários textos)



Todos nós sabemos que o Porto é a segunda maior cidade de Portugal, mas o facto de muito possivelmente ter ajudado a dar o nome ao próprio país, se calhar não:

"A etimologia do nome Portugal é incerta. Uma possibilidade é Portus Cale. Outra é Portogatelo, nome dado por um chefe oriundo da Grécia chamado Catelo, ao desembarcar e se estabelecer junto do atual Porto."

E, portanto, é uma cidade recheada de inúmeros monumentos históricos e pontes centenárias, para além de ser banhada pelo lindíssimo rio Douro!

No que diz respeito à gastronomia típica da região, não se pode esquecer da incrível "francesinha" ou das intituladas "Tripas à Moda do Porto", nem tão pouco do chamado "Bacalhau à Gomes de Sá".

E se, em 1996, o seu centro histórico foi classificado de Património Mundial pela UNESCO, em 2001, a cidade do Porto foi considerada como sendo a Capital Europeia da Cultura e em 2012 eleita como sendo a Melhor Destino Europeu pela Associação de Consumidores Europeu. 

Mais recentemente, o Porto também foi eleito como sendo o Melhor Destino City Break da Europa em 2020, para além de ser o Melhor Destino Europeu em 2017 pela terceira vez consecutiva, uau!

Em resumo: Porto é sinónimo de uma cidade cheia de vida formada por pessoas que não param, sendo, assim, cada vez mais reconhecida pelas suas artes, investigação, inovação e empreendedorismo. 

Por isso, só boas razões para irmos juntos até ao Porto, meu caro leitor, aceita o convite?

Basta estar atento aos próximos artigos que irão ser publicados na Revista P´rá Mesa, prometendo não desiludi-lo, já que irei fornecer-lhe excelentes recomendações ao nível de Restauração e Hotelaria, para além de uma incessante oferta de sítios por descobrir, sobretudo ao longo da baixa portuense, levando-o ainda a pensar por que não visitar, numa próxima vez, o outro lado do rio, ou seja, Vila Nova de Gaia?


(texto da autoria de Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)


Sem comentários:

Enviar um comentário