quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Maria João e Filipe do Projeto "Ser Domésticos" em entrevista à Revista P´rá Mesa!


Precisam de alguém que vos ajude nas "lides" domésticas? E no vosso escritório, loja ou empresa? E se forem reparações ou pinturas?



Era uma vez...

"um casal com 40 e 44 anos, a nossa vida profissional sempre foi na área comercial (lojas). Há 10 anos ficamos no desemprego e com 2 crianças e contas para sustentar, então arregaçamos as mangas e posemos anúncios e fomos fazer limpezas domesticas e como complemento fazíamos pequenas reparações" 

(fonte: SOBRE NÓS | servicos-domesticos)

E foi assim que começou mais uma história, como tantas outras espalhadas por aí...

Mas a vida dá muita volta e nós só temos é que enfrentar a realidade se queremos dar a volta por cima, colocando ideias em prática, levantando-nos sempre depois de cair, as vezes que forem necessárias, até conseguir vencer, em vez de nos sentarmos à sombra da bananeira à espera que uma certa banana caia na nossa cabeça e, enfim... nos dê aquela luz que nós estávamos mesmo a precisar, lol...

Portanto, vamos ficar a conhecer um casal empreendedor, que também gosta de partilhar dicas de casa e utilidades do nosso dia a dia com os seus seguidores nas redes sociais, para além de oferecer serviços na área das Limpezas Domésticas e Reparações?

1) Para começar: qual a vossa naturalidade e como é que começou o vosso projeto de limpezas e reparações?

Ser Domésticos: Somos os dois naturais de Lisboa. Eu, Maria, tenho raízes em Coimbra-Arganil.

Ora... esta ideia surgiu numa altura extremamente difícil, pois tínhamos sido pais do nosso filho mais novo em 2010 e, tal como tantos Portugueses, o desemprego "bateu-nos à porta". Não tínhamos alicerces familiares a quem recorrer e a situação tinha que ser resolvida com a maior celeridade e surgiu-nos a ideia. De início, fizemos anúncios separados e foi o anúncio do Filipe ("Homem a dias") que nos impulsionou. Chamou a atenção de vários programas televisivos e isso foi, sem dúvida, uma grande ajuda.

2) Por acaso já se depararam com alguém obsessivo pelas limpezas ou arrumações?

Ser Domésticos: Beeem... o maior dos nossos princípios é não comentar nada das "nossas casas e famílias", assim...🤐🤐

3) Mas, pelo que se observa nas vossas redes sociais do Facebook e Instagram, também costumam preocupar-se em fornecer, aos vossos seguidores, determinadas utilidades importantes na cozinha, ou então na casa em geral, confirmam?

Ser Domésticos: Sim, a principal essência da @domesticosservicos é ajudar famílias com todas as questões das chamadas "lides" domésticas. 

4) Por curiosidade: como é que surgiu a ideia dos desenhos animados que vos representam?

Ser Domésticos: Ora... quando se partilha a página com alguém que não gosta de fotografias, temos de arranjar solução...certo???🤭🤭🤭 pronto e... o nosso miúdo mais velho deu-nos a ideia, sim... porque somos realmente uma equipam todos cá em casa contam, até o Zeus... mas, regressando aos bonecos, acho que começam a ter vida própria, pois já por umas vezes nos reconheceram através deles😅😅

5) E quem é que cozinha lá em casa?

Ser Domésticos: Cozinhamos os dois, engomamos os dois, aspiramos os dois, ou melhor, agora já são os 4... Cá em casa, as tarefas são todas partilhadas e se um fizer mais do que o outro é somente porque gosta mais dessa tarefa.

6) Querem partilhar conosco alguma receita especial?

Ser Domésticos: Vamos partilhar uma muitooo especial, que surgiu da necessidade de adaptar a alimentação quando temos um filho alérgico à proteína de vaca e lactose.

RECEITAS NA CATEGORIA DE BOLOS E SOBREMESAS:

Arroz doce à kikinhas


Ingredientes:

  • 1 l de leite de soja baunilha 
  • 200 g de açúcar 
  • 200 g de arroz carolino
  • 1 colher de café de sal
  • 1 unidade de casca de limão
  •  5 unidades de gema de ovo M
  • Pau de canela e pó q.b.
  • 1 l de água                                                  

Confeção:

  1. Deixem ferver a água com a casca de limão, o pau de canela e a manteiga.
  2. Juntem o arroz e deixem-no cozer.
  3. Enquanto isso, fervam a bebida de soja de baunilha.
  4. Juntem o açúcar.
  5. Quando a água do arroz começar a evaporar, vão juntando a bebida de soja de baunilha.
  6. Separem as gemas e diluam na bebida de soja de baunilha.
  7. Quando finalizarem a adição da bebida de soja de baunilha, retirem do lume e juntem as gemas diluídas, sempre a mexer. 
  8. Voltem ao lume até levantar fervura e... já está, depois é só arrefecer e decorar com canela.

7) E que tipo de resoluções é que sugerem seguir à risca neste novo ano, a ver com a área das limpezas e arrumações?

Ser Domésticos: Quando surgir uma tarefa doméstica, a frase proibida é... "já faço"...

8) No que diz respeito aos vossos serviços propriamente ditos, quais é que são e como é que todo o processo funciona, desde o momento em que alguém decide contratar-vos, até ao dia em que efetivamente se deslocam à casa dos vossos clientes para deixar tudo num “brinco”?

Ser Domésticos: Os nossos serviços baseiam-se na limpeza geral ou específicas (ex: janelas), engomadoria e organização, reparações que surgem no dia a dia (ex: substituição de uma torneira...). E agora também temos limpeza de terrenos (novidade).

Quando nos contactam, e havendo disponibilidade para aquilo que nos pedem, é agendada de imediato uma reunião presencial para nos darmos a conhecer... o respeito pelo ambiente íntimo e privado daqueles que nos contatam é, para nós, o mais importante. Depois, também tentamos perceber toda a dinâmica da casa, porque não há duas casas iguais. 


(texto escrito por Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)


Sem comentários:

Enviar um comentário