sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

"Bolo de Banana Invertido com Gengibre e Canela" por Mónica Rebelo

Fazer da alimentação um ritual de prazer é desde logo um modo de vida, seja ele um ato social entre amigos ou colegas de trabalho ou um agradável momento a dois!

Para além disso, a Natureza brindou-nos com alimentos marcados por uma panóplia de aromas, formas, sabores, cores e texturas. E alguns deles ficaram também desde logo marcados como sendo, por exemplo, afrodisíacos, fruto de crenças ou de célebres lendas gregas, egípcias e romanas.
O certo é que, cientificamente, confirma-se que de facto certos alimentos contém certos elementos químicos que poderão ajudar a despertar algum tipo de sensações mais específicas; contudo, as nossas vivências podem despertar ou não a nossa imaginação promovendo ou não estados de espíritos mais desinibidos, conforme seja o ambiente envolvente mais ou menos propício!

Em conclusão: a força do amor, da paixão e da cumplicidade pode ser uma verdadeira fonte inesgotável e inestimável de boas energias e de bons momentos de felicidade! Preparados?

  • canela: na Roma Antiga, era utilizada para criar perfumes e loções de amor; é uma das especiarias mais antigas e mais apreciadas - era comum oferecer-se canela aos reis e usá-la como oferenda aos deuses; em pó ou em lascas, é muito utilizada em doces, mas também em carnes; o seu sabor e aroma exóticos apelam à imaginação e ao romance;
  • gengibre: é um ingrediente com um sabor picante e muito utilizado na cozinha japonesa, em pratos exóticos e até em sobremesas; pode ser adquirido em pó, em xarope ou na forma da sua raiz; acredita-se que alimenta o desejo sexual.

RECEITA NA CATEGORIA DE MOMENTOS ESPECIAIS:

Bolo de Banana Invertido com Gengibre e Canela

Ingredientes:  

·       3 BANANAS

·       160 g FARINHA de TRIGO

·       1 Colher de chá de FERMENTO em pó

·       1 Colher de chá de CANELA em pó

·       1 Colher de café de GENGIBRE em pó

·       200 g AÇÚCAR

·       80 g MANTEIGA

·       2 OVOS

·       1 embalagem de IOGURTE natural

Confeção: 

1. Pré-aquecer o forno a 180 graus.

2. Untar uma forma redonda pequena e forrar o fundo com papel vegetal.

3. Espalhar o caramelo na forma.

4. Descascar e cortar as bananas longitudinalmente, para depois serem colocadas viradas com a parte cortada para baixo numa só camada e reservar.

5. Numa tigela misturar a FARINHA de TRIGO, o FERMENTO em pó, a CANELA em pó e o GENGIBRE em pó.

6. Bater a manteiga com o açúcar na batedeira até incorporar.

7. Juntar os ovos e o iogurte natural, batendo apenas para incorporar.

8. Reduzir a velocidade da batedeira e juntar a farinha, batendo apenas para incorporar.

9. Transferir a massa para a forma e levar a forma ao forno cerca de 1 h ou até passar no teste do palito.








(fonte: https://delicitas.com.br/receita-de-bolo-de-banana-invertido-com-gengibre-e-canela/?fbclid=IwAR3QU10kXGbqPl5ZG2aNSvMoyFW5TbL2dA4-urQ7B2HhgOZtRProWAlpvsU )


(texto da autoria de Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário