segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Chef Elísio Bernardes Embaixador Nacional da Chefs Sans Frontieres

Depois de um 2021 repleto de grandes desafios e de distinções internacionais de relevo, o Chef Elísio Bernardes acaba de ser confirmado como Embaixador da organização Chefs Sans Frontieres em território nacional

A Chefs Sans Frontieres (CSF), organização de solidariedade criada em janeiro 2022 pelo Chef Alan Coxon, acaba de confirmar Elísio Bernardes (Chef Executivo do Meliá Braga Hotel & Spa e chef do Departamento de Alimentação de Alto Rendimento do Sporting Clube de Braga) como Embaixador da organização para Portugal.

A CSF, conhecida como “Chef Sans Frontieres”, nasceu com o propósito de angariar fundos para apoiar pequenos produtores e agricultores que perderam os seus meios de subsistência e negócios causados por traumas incontroláveis e catástrofes naturais.  

O objetivo é apoiar, reconstruir vidas e negócios dos produtores locais de alimentos e bebidas regionais, mantendo as competências e tradições culturais e que contribuem para a gastronomia regional em todo o mundo.

Os fundos angariados irão para a compra de equipamentos, produtos e gado vitais - tais como novos rebanhos de ovinos e caprinos para agricultores, novas colmeias, abelhas e sementes de flores silvestres para produtores locais de mel, novos olivais para produtores de azeite, pequenos barcos de pesca – apenas para citar alguns que sofrem habitualmente perdas e danos irreparáveis causados por incêndios, inundações ou outras causas naturais, muitas das quais agravadas pelo aquecimento global. 

Chefs de todo o mundo e líderes da indústria agroalimentar, bem como cidadãos anónimos, em todo o mundo estão a juntar-se para esta iniciativa global. Um dos grandes objetivos de Alan Coxon é colocar 1 representante do CSF em cada país do mundo para apoiar e estar pronto para ajudar quando necessário. Todos, sem exceção, são “chamados” a esta missão de ajudar neste apoio aos pequenos produtores que através da sua atividade fazem a diferença na nossa alimentação ou nas cozinhas profissionais, que acrescentam autenticidade aos menus, oferecem caracter aos produtos que consumimos e que mantêm as tradições e modos artesanais de produção vivos nas culturas de todo o mundo. É, também, uma forma de preservação dos saberes, além dos sabores. Alan Coxon acredita que “se os
perdermos, perdemos muito da nossa história culinária cultural, o nosso ponto de diferença e gerações de tradições e competências”.

Neste âmbito, o Chef Elísio Bernardes foi convidado pelo fundador a integrar a organização, convite que, segundo afirma “está profundamente alinhado com os meus valores pessoais e profissionais e que me permitirá fazer a diferença na vida das pessoas, dos pequenos produtores tantas vezes afetados por fatores que não podem controlar ou antever. Integrar a CSF é, além do que faço, o que realmente quero fazer. Desenvolver o lado humanitário, fazer a diferença no terreno, conhecer as dificuldades e poder intervir. Salvaguardar os pequenos produtores, é, também, salvaguardar a nossa identidade, preservar as tradições e os saberes empíricos que nem sempre valorizamos no nosso quotidiano. É, não só uma honra, mas acima de tudo um convite que me deixa muito feliz por poder contribuir para causas nas quais acredito profundamente”.


__________________________________________________________

Chef Elísio Bernardes - Biografia

Com origens na freguesia de São João de Ver, em Santa Maria da Feira, e um início de formação profissional na Escola de Hotelaria de Santa Maria da Feira, o chef Elísio Bernardes tem revelado um percurso profissional de destaque a nível nacional e internacional, tendo sido distinguido, em 2021, com o título honorário “The Ambassadors of Taste for the Global Gastronomy®Gold Medal 2021. Este importante prémio internacional, um dos mais conceituados ligados à gastronomia, vem reconhecer o contributo deste jovem chef na valorização da gastronomia regional e das receitas tradicionais portuguesas, assim como o seu papel ativo em causas sociais e de sustentabilidade ambiental.
Atualmente, exerce funções como Chef Executivo do Meliá Braga Hotel & Spa, onde disponibiliza uma oferta gastronómica de assinatura contemporânea, num ambiente elegante e descontraído, pondo em destaque os sabores regionais e da sua infância, recorrendo a produtos de época, genuínos e frescos para a sua cozinha de influência mediterrânica e criativa.
os chefs podem ajudar a mudar o mundo, inspirando a humanidade a pensar e a viver de forma sustentável, reduzindo o desperdício de alimentos, respeitando os ingredientes e o valor dos recursos naturais e nunca esquecendo o bem-estar animal.

As fortes ligações às suas raízes levaram-no a contribuir ativamente no processo de candidatura de Santa Maria da Feira à UNESCO que culminou com a designação de membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área da Gastronomia.

Paralelamente, é o chef do Departamento de Alimentação de Alto Rendimento do Sporting Clube de Braga, tendo também uma vasta experiência como formador nas Escolas de Turismo de Portugal, nomeadamente no Porto, Viana do Castelo e Algarve. No percurso profissional deste “Embaixador Gastronómico” constam ainda diversos restaurantes de alta gastronomia por toda a Europa.

A juntar a todos os desafios, criou recentemente a sua marca pessoal e serviços de high performance food consulting - consultoria alimentar personalizada para atletas de alto rendimento. 

Apesar de jovem, Elísio Bernardes é já um dos nomes emergentes em destaque no panorama gastronómico nacional e internacional, nunca tendo esquecido as suas origens e a importância de Santa Maria da Feira não só a nível da sua formação profissional, mas também do receituário gastronómico que utiliza, acreditando que

Esta sua postura e conduta, bem como o seu talento, não passaram despercebidos aos olhos do colega e amigo chef Alan Coxon que, depois de conhecer o seu trabalho inovador e ter privado com Elísio Bernardes o indicou para integrar oficialmente os Disciples of Escoffier International, no final de 2021. O chef luso, o único a nível nacional a merecer este reconhecimento no ano transato, poderá assim representar – com orgulho – a delegação de Portugal na promoção das técnicas clássicas de Gastronomia.

É também pelas mãos de Alan Coxon que o Chef Elísio Bernardes é agora o Embaixador português da organização solidária sem fins lucrativos Chefs Sans Frontieres, um convite que o honra uma vez que poderá fazer um trabalho de cariz mais humanitário e com impacto direto na vida das pessoas como sempre desejou. 

_________________________________________________________

 (fonte: Comunicação e Assessoria de Imprensa | The UP Food)

Sem comentários:

Enviar um comentário