sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

"Recordemos a primeira sobremesa do ano: uma Pavlova" por Lobélia Baptista



Para este dia, tinha de ser uma sobremesa crocante por fora, macia por dentro, com abundante creme e cheio de frutos vermelhos com cores fortes e bonitas.

Há uma certa disputa entre os Australianos e os Neozelandeses, em relação á autoria deste doce, que como todos já sabemos tem o nome de uma bailarina Russa. E que da sua digressão pela Oceânia no início do seculo XX foi homenageada com esta linda sobremesa.

O ballet era o Lago dos Cisnes e consta que o merengue significava o tutu branco da bailarina. 

A fruta colorida, significava a dança, e a consistência do doce, espelha afinal o fim triste do cisne.

Se não for consumida no seu devido tempo, o merengue, a fruta e o próprio creme fundem-se e a essência do bolo e a sua crocância desaparecem.

A receita original tinha o merengue, as natas e a fruta. Hoje incluímos outros ingredientes, como os curds, para não a deixar tão doce. E eu, às natas, junto queijo mascarpone, para deixar o creme mais consistente.

RECEITA NA CATEGORIA DE BOLOS E SOBREMESAS:


Pavlova de Curd de Amora e Frutos Vermelhos




Ingredientes:

  • 4 claras
  • 200 gr de açúcar 
  • 1 c. de sobremesa de Maisena
  • 1 c. de sobremesa de vinagre, ou sumo de limão
  • 200 ml de natas
  • 200 gr de queijo marcarpone
  • 2 c. de sopa de açúcar 
  • curd de amora, ou outro a gosto
  • frutos vermelhos

Preparação:

  1. Comece por fazer o merengue. Numa batedeira, comece por bater as claras, com uma pitada de sal, na velocidade máxima. Quando estiverem bem espumosas e a ficarem brancas, junte o açúcar e continue a bater, durante 8 minutos. Junte a maisena e o vinagre e bata mais 2 a 3 minutos. Até obter um merengue brilhante.
  2. Coloque o merengue num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal. E com uma espátula faça um círculo, criando uma cavidade.
  3. Leve ao forno pré aquecido a 100º, durante 90 minutos. Apague o forno e deixe a pavlova no forno até ter arrefecido completamente, mas o ideal é deixá-la, sem abrir o forno, durante a noite.
  4. Perto da hora de servir, bata as natas, e quando estiverem levantadas, junte o açúcar e por fim o queijo.
  5. Retire a pavlova com cuidado, coloque-a num prato de servir. Encha a cavidade com o creme. Junte o curd e depois decore com os frutos vermelhos.
  6. Sirva frio.

Bom Apetite!

(texto da autoria de Lobélia Baptista, detentora do Blog Da Horta para a Cozinha)

Sem comentários:

Enviar um comentário