domingo, 6 de março de 2022

“A minha pombinha!!” por Pedro Lima


E não se esqueça da possibilidade de ganhar um Voucher de Desconto para gastar em almoços no Moinho de Vento em Palmela em março! Não perca as ementas excecionais e cheias de história com pratos confecionados num forno a lenha!

Nestas pequenas aldeias, tal como na Quinta do Anjo, as pessoas que faziam pão para toda a família, também faziam as chamadas “pombinhas”, tal como está na imagem acima.

Com um pouco de massa de pão, faz-se um laço, ficando também bonito para as crianças comerem.

E está a minha tia Leontina, muito feliz da vida a contar as histórias em volta desta tradicional esquecida, que, pegando na massa, rodeia-a para a frente e para trás, para aos poucos ir tomando um certo formato mais comprido, ficando também mais fina nas pontas. 

Dizia ela, “olha, Rute, como eu estou a fazer, é para tu fazeres também!”

Então a Rute, com os seus olhos focados no processo, tomou coragem para agarrar num pouco de massa e, em pouco tempo, faz a sua “pombinha”!

E a tia, olhando para a outra que já tinha feito, disse: “mas a sua pombinha é mais bonita do que a minha.”

Leontina largou uma gargalhada e disse: “Eu, com 90 anos, tenho a minha “pombinha” já muito feia e descaída. A tua é que está boa...” 😄





                            (texto e fotografias da autoria de Pedro Lima, Criador do Projeto Histórias à Mesa)



______________________________________________________________________________________


E agora... não se esqueça da grande Novidade do mês de março!


Meu caro leitor, tenha em atenção o seguinte:


- vá almoçar com desconto ao Moinho de Vento situado em Palmela, o único funcional na margem sul, para além da parte do menu ser confecionada no próprio forno a lenha que antigamente era da propriedade do moleiro 
nos dias 13 e 20 de março de 2022, cujos menus se encontram aqui, bem como na barra lateral em www.pramesa.pt, bom apetite!


Basta ser Subscritor da Revista P´rá Mesa que, no caso de não o ser, basta seguir as instruções em http://eepurl.com/gdUQnT, que assim que possível irá receber o seu Cartão de Subscritor, de forma a conseguir ter acesso à intitulada «área exclusiva» com a respetiva «senha de acesso» a todos os Vouchers de Desconto aí incluídos!

Sem comentários:

Enviar um comentário