segunda-feira, 21 de março de 2022

Arte de Reciclar Papel com Maria Rebocho do Projeto Reideias

Inspirado na tradição portuguesa, reinventa design nas suas peças e recupera materiais, utilizando na sua essência, papel reciclado e tecidos” é como se apresenta o projeto Reideias aqui!

Foi na 33ª Feira Internacional de Artesanato de Lisboa, realizada no passado mês de setembro na FIL – Parque das Nações, que eu conheci Maria Rebocho, alguém que apostou no artesanato português há cerca de 10 anos!
E foi com muito gosto que eu lhe coloquei, logo ali, algumas questões para dar a conhecer, aos meus caros leitores, um projeto tão particular e único!

Em primeiro lugar, tudo começou pela tradição no papel, que é obviamente algo muito antigo, sugerindo ler-se aqui que: «em Portugal, a produção de papel teve início em finais do Séc.XIV, no entanto, as primeiras fábricas só apareceram no início do Séc. XVIII. Foi ainda o primeiro país a produzir pastas químicas de eucalipto: ao sulfito em 1923; ao sulfato em 1957.»

Sabiam, por acaso, que, em Portugal, no tempo da Grande Guerra, as mulheres utilizavam muito o papel para fazer colares ou cintos, bem como tapetes para as entradas ou os quartos das suas casas?

E como, nessa altura, o papel não era algo tão acessível tal como acontece hoje, eram maioritariamente utilizados maços de tabaco, ideia através da qual, Maria Rebocho, foi ganhando forma, recreando sempre peças alusivas a Portugal: Santo António, São Santiago, São João; utilitários para servir frutos secos, pacotes de açúcar; queijeiras; pratos para bolo; figuras representativas de profissões; etc.

No que diz respeito ao tipo de papel utilizado, a artesã prefere o do jornal para pintar, ou então o das publicidades dos supermercados para dar um efeito mais colorido.

Entretanto, a mesma artesã associou-se ao Cearte - Centro de Formação Profissional de Artesanato, que, ao estar por sua vez ligado ao IEFP, começou também a frequentar algumas feiras, logo novas oportunidades foram surgindo ao longo do tempo, desejando-lhe as maiores felicidades para o futuro!

Acrescente-se ainda que Maria Rebocho trabalhava anteriormente na área da cenografia, logo com o mesmo tipo de materiais, só que numa outra dimensão e atrás do palco, criando cenários e vários tipos de figurinos!

Em conclusão: praticar a arte de reciclar papel é também uma forma de contribuir para a diminuição da degradação ambiental, recuperação e preservação da fauna e flora que existe à nossa volta, não vos parece?

Uma proposta: experimentem a passar pela banca 8, sector 5, do projeto Reideias, no interior do Mercado de Campo de Ourique, em Lisboa, entre as 10h e as 15h de terça a sexta-feira, ou então entre as 10h e as 17h ao sábado, e apoiem o artesanato português!

É com ternura que criamos as nossas peças, reunindo originalidade, simplicidade, despertando o interesse, tentando agradar e surpreender.” (fonte: www.reideias.com)


Sem comentários:

Enviar um comentário