domingo, 20 de março de 2022

"Mito ou Verdade? Entenda o que é Cristalização do Mel!" por Maria João Lopes



Quem nunca teve dúvidas sobre certos tipos de alimentos?  A respeito do mel, por exemplo, há muitas pessoas que não estão familiarizadas com o seu processo de cristalização, ou que erroneamente, chamam de “mel que açucarou”.

Mas afinal, o que é o processo de cristalização do mel, como e quando acontece?



A cristalização é um processo natural que ocorre ao longo do tempo e, contrariando o senso comum, é um bom sinal, significa que não passou por nenhum procedimento que fizesse com que ele perdesse as suas propriedades e nutrientes só para não cristalizar.

O mel, além dos nutrientes que carrega é composto, em sua maior parte, por frutose e glicose já processada pelas abelhas. A cristalização do mel ocorre quando as moléculas de glicose se separam da frutose, fazendo com que ela se transforme em pequenos cristais.

Todo o mel irá cristalizar com o tempo, porque todos têm glicose e frutose. A diferença que ocorre entre os tipos de mel é que, dependendo da sua origem floral, ela ocorrerá mais rápido ou lentamente. A temperatura é uma dos fatores que mais contribui para a cristalização. Se o mel é mantido a uma temperatura de 33 a 35 graus celsius, essas moléculas ficam sempre em movimento e não se separam. Porém, quando o ambiente em que o mel é armazenado diminui, o processo de cristalização ocorrerá certamente.

Assim, consumir mel cristalizado ou não, é da preferência de cada um.  Há quem prefira o mel cristalizado, porque na forma cristalizada é mais fácil para barrar torradas ou alimentos sólidos, além da agradável sensação de sentir a textura dos pequenos cristais de mel no paladar. Outros, preferem o mel no estado fluido, para usar em frutas, bebidas, caldas, molhos, entre outros. O importante é saber que o facto do mel estar cristalizado ou não, não interfere na qualidade dos seus nutrientes, como vitaminas e minerais. Só o aspeto dele é que muda.

Porém, se desejar que o mel que cristalizou volte ao seu estado fluido, basta lembrar-se de que é a temperatura que faz com que ele permaneça em seu estado original. Assim, poderá deixar a embalagem do mel submerso em água (banho-maria) por alguns minutos a uma temperatura média de 35ºC e vai ver que o mesmo voltará ao estado fluido. 

Importante: se for descristalizar o mel, não use temperaturas muito altas, como por exemplo, água a ferver ou uso do microondas. Temperaturas muito altas irão pasteurizá-lo e queimar os seus nutrientes.



(texto da autoria de Maria João Lopes da loja online BY QUINTAL)

Sem comentários:

Enviar um comentário