quinta-feira, 7 de abril de 2022

"Sweet, Salt & Pepper Restaurante, Ericeira (Portugal)" por Maria Delfina Gama


Encontro Gastronómico Ao Gosto de Cada Membro da Sua Família

É nos momentos de maior dificuldade que vemos quem são os empreendedores, quem são as pessoas com fibra. Este restaurante abriu portas no dia 6 de agosto de 2021, escusado recordar aos leitores o que foi enfrentado pelos empresários. Com muita força de vontade, muita dedicação e sem qualquer resignação, o espaço foi completamente transformado “por nós, com as nossas mãos”.

Este restaurante situa-se a cinco minutos a pé do centro da Ericeira, ou seja, do conhecido jogo da bola. Mais concretamente no Largo dos Navegantes, Loja 17B, com telefone fixo +351261862632, espaço que eu considero muito acessível desde o centro da vila a pé ou de carro, pois tem estacionamento muito próximo.

Como nasceu a ideia de investir num restaurante nesta zona?

O Sweet Salt & Pepper Ericeira nasceu de um sonho, e porque o sonho comanda a vida, cá estamos nós 7 meses depois!”

Existindo muitos restaurantes na vila, qual a principal diferença implementada?

Nós criamos diariamente refeições de comida fresca, colorida, boa e saborosa. O nosso objetivo primordial é que cada Cliente sinta o amor que incluímos em cada prato que preparamos aliado ao bem receber, procuramos diferenciar-nos pelo atendimento e pela apresentação, que queremos simples mas cuidada, sem descurarmos a boa confeção. Gostamos que os Clientes venham por iniciativa própria e pela curiosidade, e queremos que o resultado final seja o desejo de voltar, e que se sintam confortáveis, satisfeitos, em ‘casa’."

A decoração é muito simples e ao mesmo tempo elegante, porque é que optaram por esta decoração?

A decoração é leve, porque acreditamos que a vida por vezes já pesa que chegue, optámos pelas cores claras, frescas, tons pastel e o nosso verde Sweet, que se mistura entre as plantas e o azul do céu e do mar.”

E o menu, qual foi a vossa aposta? O público-alvo?

O menu foi criado a pensar em todos, e nos gostos diferentes de cada um, pelo que procuramos criar um menu diferente e diversificado, fazendo uma viagem pelos frutos do Mar (Gambas, Salmão, Mexilhão, Bacalhau e Atum), pela Terra, com todos os legumes que utilizamos na confeção dos pratos, não esquecendo a Carne, porque temos de Bovino, Frango e também o guloso Bacon, temos também as opções Vegan com o Tofu e o Seitan,  que conquistam cada vez  mais adeptos, e na verdade cada prato é para nós especial e diferente, porque no Sweet acreditamos que na diferença está o encanto do paladar.”

Com um menu tão completo e para todos, conseguem cumprir os tempos estabelecidos entre os pedidos e servir o prato principal?

Para nós, cada minuto conta, e com o Amor, a dedicação e o gosto que pomos em cada cozinhado, é a forma como queremos que a nossa comida chegue a quem nos visita, cumprindo os padrões e expetativas dos Clientes.”

Notamos um horário diferente da maior parte dos restaurantes, o que vos levou a trabalhar neste horário?

O nosso horário é diferente, elaboramos um horário alargado, porque na nossa opinião não há horas certas para comer, nem fazemos intervalo, estamos abertos das 12h às 21h30m, a nossa cozinha está sempre aberta e nós sempre cheios de vontade de a desarrumar e de lhe dar vida e por a mão no tacho.”

Fala-se muito na falta de mão de obra, numa grande rotatividade de pessoal, sentiram isso?

Com muita alegria e orgulho dizemos que somos a Família Sweet, porque mantemos a mesma equipa desde a abertura, que é coisa rara no ramo, mas aqui reina a amizade, a cumplicidade, a dedicação e o espírito de equipa, o companheirismo, a compreensão, e o ambiente é descontraído, calmo e bem-disposto, puxamos uns pelos outros, e cada cliente é para nós especial, gostamos que se sintam parte.”

Para quem não quer fazer uma refeição tradicional durante a tarde, quais são as opções?

Durante o dia podem vir beber um sumo natural, um batido, comer um crepe ou uma panqueca, uma salada ou um hamburguer, podem comer uma cucolete, que são as omeletes feitas pela cuca, um Wrap, uma Salada, ou uma massa cheia de cor e sabor, podem optar pelas batatas doces, que dizem as `más línguas` são deliciosas, ou simplesmente por uns Petiscos, que podem acompanhar com um bom vinho, uma Sangria ou uma imperial, aqui há espaço e possibilidade para todos os gostos e um mar de opções.

O Sweet, Salt & Pepper dispõe de uma sala interior com capacidade para 26 pessoas e tem uma esplanada coberta com capacidade para 14 pessoas.

A esplanada é envidraçada e com o fundo virado para o mar, vemos as ondas rebentar mesmo ao fim da rua, e a partir da Primavera também já espreitamos o Pôr do Sol.

Ao longo destes 7 meses, temos vindo a transformar a nossa esplanada num pequeno jardim, porque adoramos plantas, tentamos ter a natureza por perto, pois faz-nos sentir muito bem. Sabemos que, quando a Primavera chegar e o Sol começar a brilhar durante todo o dia por ali, este é o espaço perfeito para ficar numa boa conversa, ouvir a nossa música, ou simplesmente, ler um livro enquanto saboreiam uma bebida ou disfrutam de uma refeição.”

O que mais nos gostariam de contar sobre este espaço ou serviço?

No meio de tanto que queremos contar, agora vamos falar da parte “proíbida”, mas a mais Sweet do Sweet e de toda a história, vamos falar das nossas “malvadas” sobremesas, que são sempre diferentes e feitas por nós diariamente. O cheesecake de caramelo salgado (o mais concorrido), ou o de chocolate, morango, manga ou maracujá, o semifrio de chocolate com suspiro e frutos vermelhos, a nossa mousse de oreo, a mousse vegan de chocolate branco ou a de coco e banana e o risquinhas, um doce só nosso, são estas algumas das surpresas que o Sweet, Salt & Pepper tem para os seus Clientes, e que são um verdadeiro desassossego para o paladar.”

Decorridos estes sete meses, alguma vez sentiram que esta não foi uma boa aposta?

Tem sido uma aventura, uma descoberta muito feliz e o feedback tem sido muito positivo, o que nos faz acordar todas as manhãs com a mesma alegria e vontade de deixar muitas barriguinhas satisfeitas e de deitar mãos aos tachos. Não é fácil num meio pequeno e numa vila pequena como é a Ericeira, onde a restauração nasce porta sim porta sim, iniciar um projeto destes, mas tem sido muito positivo, muito bom, tem valido muito a pena e queremos sempre melhorar e receber muita gente."

A diferenciação dos espaços, produtos e apresentação é uma mais valia para fidelizar os Clientes? A distinção de cada restaurante, é positivo ou negativo?

Acreditamos que se cada restaurante puder oferecer algo diferente e original a quem os visita, todos temos a ganhar, a vila da Ericeira tem a ganhar se cada visitante sair de cá feliz e com vontade de regressar. Na Restauração, tal como na vida, acreditamos que ninguém ocupa o lugar de ninguém, que cada um pode marcar a diferença fazendo o seu produto original, fazendo o seu produto especial, fazendo algo diferente.”

Numa frase descrevam o vosso restaurante e o que o Cliente vai encontrar.

No Sweet Salt & Pepper Ericeira, quem nos visitar vai encontrar opções doces, salgadas e apimentadas, o Cliente escolhe, nós fazemos com AMOR, assim é o SWEET SALT & PEPPER ERICEIRA, onde todos são bem-vindos!”

                                                        (texto da autoria de Maria Delfina Gama)


Sem comentários:

Enviar um comentário