segunda-feira, 20 de junho de 2022

Aveia com V - Papas de Aveia preparadas com Amor e Fruta Fresca, em Entrevista à Revista P´rá Mesa!

«Uma experiência de sabores únicos, diferentes e novos todos os dias, que quebram as tuas rotinas, e fixam o dia no paladar, diariamente novo e de sabores renovado.»  
(fonte: https://aveiacomv.pt/
)

 

A aveia, sendo «altamente nutritiva e versátil, o seu perfil nutricional torna-a imprescindível para uma alimentação saudável e equilibrada», também optei por começar a introduzi-la, numa certa altura da minha vida, na minha dieta alimentar, sobretudo ao pequeno-almoço, na forma de bebida vegetal, bastando adicionar-lhe granola!

E até posso confessar-vos que, no que diz respeito por exemplo a bebidas vegetais, na realidade também já experimentei a tomar outras de diferentes sabores, mas, sinceramente, não me satisfizeram tanto…

Na verdade, «a aveia não é um alimento de baixo valor calórico, mas os hidratos de carbono de absorção lenta, atrasam o esvaziamento gástrico e promovem uma libertação prolongada da energia, favorecendo a estabilidade dos níveis de glicemia

E, pensando num dos lemas deste projeto da Revista P´rá Mesa, que por sua vez tem origem no Blog Cozinha Com Rosto em www.cozinhacomrosto.pt, “nós somos o que comemos”, tal como Hipócrates dizia há 2000 anos, eu acredito que a saúde de todos nós depende de um estado de equilíbrio entre vários fatores que regulam as funções do nosso corpo, mente e espírito, ao mesmo tempo que o homem aprende também a viver em harmonia com o meio envolvente, não concordam?

Por tudo isto, convido-o, desde já, meu caro leitor, a ler a entrevista que tive oportunidade de fazer a Vanda Cortez Pinto do projeto “Aveia com V”:

1) Agradecendo-lhe a atenção dispensada para responder a algumas questões, sugiro começar por referir como é que tudo afinal começou e qual o porquê do nome “Aveia com V”.

Vanda Cortez Pinto: Este projeto surgiu pela introdução de novas rotinas e hábitos alimentares.

Começou com a produção de bebida de aveia e depois com as papas de aveia que foram muito bem recebidas, quer em casa, quer entre familiares e amigos. Em 2019, nasceu a Aveia com V.

O nome deve-se ao facto de todos em nossa casa terem o nome começado pela letra V.

Quando pensámos num nome para a marca, não poderia ser de outra maneira.

2) Mas, pelo que tenho conhecimento, deixou um emprego mais ou menos estável para abrir um negócio em nome próprio, certo?

Vanda Cortez Pinto: Certo. Trabalhei 20 anos em Recursos Humanos e tinha uma posição estável e segura, mas há muito que sentia a necessidade de mudar.

Não tinha o sonho de ter um projeto desta natureza, mas fui obrigada a repensar a minha vida profissional e a procurar uma realidade onde me sentisse realizada. Sempre gostei de cozinhar e considerei que existia esta necessidade, fundamentalmente no contexto empresarial.

3) E, pela sua experiência, que conselhos pode dar a alguém que esteja numa situação semelhante?

Vanda Cortez Pinto: Estas mudanças nunca são tranquilas e trazem muitas incertezas e inseguranças. No meu caso, o apoio familiar foi essencial.

A minha recomendação é unicamente que sigam os vossos valores e propósitos e seguramente que, fazer o que gostamos com empenho e honestidade é sempre compensador.

4) Entretanto, como é que foi em tempos de pandemia COVID-19?

Vanda Cortez Pinto: A situação pandémica impossibilitou as entregas em eventos e empresas.

Nessa fase, passei a disponibilizar as vendas on-line e iniciei as entregas ao domicílio, que ainda mantenho.

5)  No que diz respeito ao tipo de produtos que disponibiliza aos seus clientes, quais é que são os mais vendidos e porquê?

Vanda Cortez Pinto: Os produtos mais vendidos são as papas de aveia frias / overnight oats e o Banana Bread.

As primeiras são procuradas por serem uma opção saudável e prática, quer para pequenos-almoços ou lanches, quer para coffee breaks ou eventos em empresas.

Os clientes valorizam o sabor, a textura e sensação de saciedade.

O segundo é do agrado de todos e é adquirido em fatias ou inteiro.

6)     Já agora, pode assinalar quais é que são os principais benefícios, para o nosso organismo, a partir do momento em que introduzimos a aveia na nossa alimentação?

Vanda Cortez Pinto: A aveia, dado o seu perfil nutricional invejável, é considerada, por muitos, um superalimento.

Sem açúcares simples adicionados e com gordura insaturada, é uma excelente opção para refeições ricas e plenas de nutrientes.

O consumo regular deste cereal tem inúmeros benefícios:

·      Diminui o Colesterol e Melhora a saúde cardiovascular: Rica em antioxidantes, ajuda a evitar doenças cardiovasculares. Comer uma porção de flocos de aveia todos os dias pode facilitar o controlo dos níveis de pressão arterial, um coração mais saudável, por via da redução do risco de doenças cardiovasculares.
·       Facilita a digestão e regula o funcionamento intestinal: Como é um dos alimentos mais ricos em fibras (10% do seu peso é fibra), o seu consumo favorece o trânsito intestinal sem provocar irritação e suavizando as mucosas intestinais.
·       Reduz o risco de cancro do cólon: As fibras atuam na linha de frente na defesa do intestino. Elas são responsáveis por eliminar compostos cancerígenos formados pelo organismo durante o processo de digestão das gorduras. Por se ligarem a essas substâncias, conseguem anular os seus efeitos. Reduz a possibilidade de cancro no cólon uma vez que impede a proliferação de células cancerígenas nesta zona.
·       Reforça o sistema imunitário: As poderosas Betaglucanas – presentes na aveia – intensificam a ação das forças imunológicas, diminuindo a possibilidade da ocorrência de infeções. Modulam ainda as células de defesa que estão envolvidas nos processos inflamatórios, ajudando a impedir inflamações recorrentes.
·        Previne a Diabetes: Consumida moderadamente, pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue. Isto ocorre porque a aveia possui baixo índice glicêmico e, por isso, ajuda a evitar a hiperglicemia. Além disso, por ser fonte de fibra alimentar, a Betaglucana, ajuda a diminuir a velocidade de absorção dos hidratos de carbono, evitando os picos de glicemia e insulina no nosso organismo.
·        Estimulante Mental: A presença do amido converte a aveia numa fonte de glucose essencial para alimentar os nossos neurónios. Como é rica em ácido linoleico (ácido gordo essencial) e em lecitina, ajuda a manter as membranas neuronais sãs e ativas. Além disso, o fósforo e a vitamina B que contém, ativam as funções cerebrais.
·        Protege a pele: Estimula a produção de colagénio e elastina, dando firmeza e elasticidade à pele, além de aumentar a hidratação e suavidade.
·        Propriedades Antisstress e relaxantes: Contém uma substância chamada avenina que possui uma ação relaxante, muito útil em estados de nervosismo, fadiga ou stress.

7)     Para finalizar, diga onde é que a podemos encontrar e qual o seu horário de atendimento, acrescentando como é que deveremos proceder no caso de estarmos interessados em adquirir alguns produtos seus.

Vanda Cortez Pinto: Podem encontrar-me e conhecer os meus produtos no Mercado de Campo de Ourique, onde tenho um ponto de venda, de segunda a sábado entre as 10:00 e as 16:00.

Encomendas podem ser colocadas na loja online no site www.aveiacomv.pt ou nas páginas aveia com v no Facebook ou Instagram. Para qualquer esclarecimento estou disponível no email info@aveiacomv.pt


         Mónica Rebelofundadora da Revista P´rá Mesa.


Sem comentários:

Enviar um comentário