quinta-feira, 9 de junho de 2022

"Mascalzone Latino Pizza Studio na Ericeira, Portugal" por Maria Delfina Gama

Sou uma turista nacional assídua da Ericeira há muitos anos, por motivos profissionais é normal passar algum tempo sem a visitar, quando isso acontece tenho sempre a grata surpresa de encontrar novos estabelecimentos quando regresso.

A Mascalzone Latino foi um desses espaços, apareceu sem que me desse conta do seu nascimento! Como muita gente sabe, sou uma grande apreciadora da comida Italiana, não só por ter estado nesse país, mas porque sempre fui amante das massas (pastas) com relevo para a esparguete (spaghetti). Ao mesmo tempo, o que me faz escrever sobre a Mascalzone Latino Pizza Studio é que sempre adorei pizzas bem confecionadas. Numa noite de pizzas e na companhia de amigos Italianos dei algumas opções, para minha surpresa um desses amigos (Giampaolo de Medici) disse que não poderíamos ir a outra pizzaria que não fosse a do Angelo Volpe!

Surpresa com a indicação aceitei de imediato a sugestão: o espaço tinha aberto há poucos meses e foi em 2018!

Pizzas de qualidade, atendimento excecional tanto do funcionário como do proprietário, que nos cativou de imediato e fidelizou como Clientes.

A qualidade pode ser vista de várias formas, em que falaria sempre do uso de produtos italianos que garantem uma pizza original com o verdadeiro sabor italiano; hoje falo de uma outra qualidade do proprietário deste estabelecimento, ao que acabei por assistir aquando da minha visita inesperada. Perante o atraso da entrega de um fornecedor, preferiu fechar o restaurante a comprar produtos idênticos para sanar o problema. O mesmo disse que não enganaria os Clientes, logo a qualidade passa também pela ética e gosto pelo bem servir. Felizmente, durante a nossa conversa, os produtos foram todos entregues e pude comprovar que tudo é, de facto, italiano. Parabéns!

1) Qual é o conceito da Mascalzone Latino Pizza Studio?

"Era minha intenção criar um canto onde se pudesse saborear a verdadeira pizza Italiana. Um lugar onde se possa petiscar a qualquer hora do dia, encomendar uma pizza para levar para casa, comer uma fatia rapidamente ou parar para beber um copo de vinho, um verdadeiro laboratório sem barreiras, onde o Cliente pode ver a criação de um produto de alta qualidade que respeita a tradição Napolitana.

Gostei de enquadrar tudo isto numa moldura onde o mar e o sol formam uma atmosfera mágica, numa terra que amo e que se tornou a minha.

Nasceu, assim, a Mascalzone Latino Pizza Studio, uma ideia picante, saborosa e excitante em contínua evolução, só para quem se permite ao melhor."

2) O que o levou a escolher esta localização de Portugal para montar um negócio?

Eu decidi vir para Portugal porque casei com uma Portuguesa de Lisboa. Como sou praticante de surf costumava vir para a Ericeira e regressar a Lisboa diariamente. Então decidimos que o melhor seria estabelecer aqui o negócio.

3) Podemos considerar que, com este projeto, começaram do zero?

Sim, sim… começamos este projeto do zero.

4) Quais foram as maiores dificuldades que encontraram ao lançarem-se neste negócio?

Demora sempre um bocado a tratar das licenças, tudo deveria ser mais célere, agora já passamos essa fase há muito, não vale a pena falar sobre o assunto.

5) Foi fácil fidelizar os Clientes?

Temos alguns Clientes locais, ou seja, residentes tanto portugueses como estrangeiros que nos são fiéis; todavia trabalhamos mais com turistas estrangeiros em férias ou que estão cá para a prática do surf, claro que temos alguns turistas portugueses, mas muito menos que estrangeiros.

6) Desde 2018, quais foram as maiores dificuldades que encontrou?

Sem dúvida que foi o período da pandemia e mão de obra estável. É difícil gerir um espaço convenientemente com tanta rotatividade de pessoal, estamos constantemente a formar pessoas.

7) O que gostaria de ver mudado na restauração em Portugal?

Penso que devia existir um IVA bastante mais baixo e uma aposta na mão de obra qualificada; quando digo qualificada, quero dizer mais profissionalizada para a área da restauração.

8) Qual a capacidade para lugares sentados?

Dependendo da disposição das mesas, entre as 14 e 18 pessoas.

9) Têm serviço de “take away” e entregas ao domicílio?

Sim, temos serviço de “take away” e temos serviço de entrega ao domicílio (delivery) exclusivamente na Vila da Ericeira.



ENCERRADO: Segunda-feira
ABERTO: 18:00-22:00 Horas
Contacto: 934175630

Visitem e deem-me “feedback”
 da Vossa experiência nesta zona de Portugal. 

                                      (texto da autoria de Maria Delfina Gama)


2 comentários:

  1. De italiano a morar na Ericeira há quase 14 anos, confirmo tudo. Pizza excelente, atendimento top, Angelo é uma pessoa fantástica e, obviamente, esse artigo, como sempre costuma fazer a Delfina, está muito bem escrito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário, também em nome da caríssima autora convidada Maria Delfina Gama,
      podendo desde já subscrever este site, para assim estar sempre a par de novas recomendações por parte da mesma autora,
      bem como a ver com os restantes autores enunciados na barra lateral direita deste site, para além de ganhar Vouchers de Desconto, bastando inscrever-se em http://eepurl.com/gdUQnT,
      volte sempre,
      cumprimentos,
      Mónica Rebelo,
      fundadora da Revista P´rá Mesa em www.pramesa.pt e detentora do Blog Cozinha Com Rosto em www.cozinhacomrosto.pt

      Eliminar