quarta-feira, 27 de julho de 2022

“Cedro” por Miguel Boieiro

As árvores, sobretudo as de grande porte, sendo saudáveis, acumulam um potencial estimável de energia. 


Por isso, os bem-avisados costumam abraçar os seus avantajados troncos durante alguns minutos, para se revigorarem, recarregando as suas “baterias” energéticas e anímicas. Tal prática utilizou também este escriba aquando da visita ao Parque Termal das Pedras Salgadas onde brota, talvez, uma das águas mineromedicinais mais benfazejas de toda a Europa.

O referido parque, constituído por 20 hectares, possui uma flora característica, fruto de um microclima especial que potencia o esplendor da natureza. Também o património edificado, com destaque para o Balneário Termal, o antigo Casino (a precisar de obras urgentes de conservação), as 12 curiosas Casas das Árvores para alojar exigentes turistas e as várias fontes termais, aliciam os visitantes.

Entre as espécies encontradas no parque salientamos o pinheiro-anão (Pinus mugo), o medronheiro (Arbutus unedo), o carvalho-negral (Quercus pyrenaica), o calocedro (Calocedrus decurrens) e o cedro-do-atlas (Cedrus atlantica). Ora, era aqui que eu queria chegar!

Para amenizar a friúra do inverno aconcheguei o peito ao tronco de um altíssimo cedro e sem desprimor para uma eventual e fortuita sugestão psicológica, achei que fiquei mentalmente mais ágil.

Em tempos, fiquei encantado com a compacta floresta de cedros-do-atlas deparada no Médio Atlas em Ifrane, (Marrocos) a 1700 metros de altitude. Nevava, mas com o sol descoberto e os macaquinhos a saltar nas bermas da estrada, tal panorama inolvidável ficou perenemente retido na memória de todos os viandantes.

Os botânicos encartados apontam a existência de quatro espécies de cedros, a saber: cedro-do-líbano (Cedrus libani), cedro-do-atlas (Cedrus libani subsp atlantica), cedro-do-himalaia (Cedrus deodara) e cedro-cipriota (Cedrus brevifolia). Não há acentuadas diferenças entre estas espécies, salvo que o himalaia tem folhas mais compridas (agulhas) e que o cipriota só vegeta naturalmente nas míticas montanhas de Troödos, em Chipre e as suas agulhas são mais curtas, não excedendo 1 centímetro. A espécie mais badalada é a do Líbano, sendo a árvore nacional desse país, com representação gráfica na respetiva bandeira. Quanto à atlantica, motivo maior desta croniqueta, há quem defenda ser uma espécie autónoma diferenciada da libani. Julgo, contudo, que o assunto é arredio aos leigos e não valerá a pena esmiuçar tal questão de carácter científico.

Os cedros são majestosas Pinaceae, podendo atingir 50 metros de altura e subsistir durante 2 mil anos. A copa é cónica, os ramos estão dispostos horizontalmente e as suas folhas formam agulhas perenes de 4 cm, em grupos de 20 a 40. O tronco é direito e pode alcançar mais de um metro de diâmetro. Aquele que abracei tinha bem dois metros. As pinhas são geralmente de forma ovoide de 6 a 11 cm de comprimento contendo sementes aladas de formato triangular.

A madeira é aromática e dificilmente apodrece pelo que é muito apreciada como material de construção. As embarcações, que na antiguidade clássica navegavam no Mediterrâneo, eram prioritariamente feitas de madeira de cedro. Devido à sua durabilidade serviam também para construir sarcófagos destinadas a conter as múmias. Nessa altura, os cedros, com seu aspeto garboso, gozavam de enorme prestígio, sendo o signo da imortalidade, dignidade, força e prosperidade.

Ao óleo de cedro são-lhe atribuídas numerosas propriedades terapêuticas: estimulante do sistema cardiorrespiratório, anti depressor do sistema nervoso central, estimulante da circulação sanguínea, tónico capilar, sendo adstringente, diurético, expetorante, sedativo, antisséptico, adequado para tratamentos dermatológicos, infeções pulmonares e cistites. Serve também para repelir insetos e vermes e afastar os maus odores.

Os cedros suportam bem o frio e a secura e são pouco sensíveis aos incêndios, comparativamente com outras coníferas. A sua plantação em zonas de matos heliófilos (que gostam do sol), facilmente inflamáveis, reduz os efeitos dos fogos devido aos ensombramentos na cobertura dos solos.

Atualmente os cedros, pela sua magnitude, são prestigiadas árvores ornamentais que valorizam os espaços verdes, mas podem também propiciar interessantes bonsais para os que gostam das miniaturas da flora, o que não é o meu caso.

Acrescente-se, contudo, uma prevenção a ter em conta. É que reina uma grande confusão entre espécies afins que ainda mais se agrava pelas frequentes hibridações. Há quem designe por cedros, as criptomérias (Cryptomeria japonica), as tuias (Thuja picata ou Thuja occidentalis), os zimbros-da-virgínea (Juniperus virginiana) e os chamados cedros-do-bussaco (Cupressus lusitanica). É, aliás, muito comum aparecerem produtos à venda com a designação de “óleo-de-cedro”, mas que afinal são provenientes do zimbro-da-virgínea.

E pronto! Está apresentada mais uma “irmã” para abraçarmos!


(texto da autoria de Miguel BoieiroVice-presidente da Direção da SPN)

  

_________________________________________________________________________________

 

Nota: meu caro leitor, acrescento que, relativamente ao Voucher de Desconto a ver com o Refeitório Vegetariano da Sociedade Portuguesa de Naturalogia em Lisboa, que já faz parte da intitulada «área exclusiva» de todos os Subscritores da Revista P´rá Mesa, está afixada, na barra lateral direita de www.pramesa.pt, uma imagem através da qual poderá clicar e aceder à respetiva Ementa Diária!

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 12h30 às 15h00

(só serve almoços).

Morada: Rua João de Menezes nº1, Lisboa, Portugal

Mais informações:  https://www.facebook.com/refeitorioSPN/

Por isso, se ainda não é Subscritor, inscreva-se diretamente através do link http://eepurl.com/hPd-Jj, que assim que possível irá receber, no seu email de subscrição, um Cartão de Subscritor com as respetivas senhas corretas para aceder a essa mesma área sem pagar nada!

Sem comentários:

Enviar um comentário