quinta-feira, 24 de novembro de 2022

"Hotelaria, Restauração e Produtos Essenciais" por Maria Delfina Gama

Hotel Bom Jesus
Locais ideais para as Suas férias ou Eventos de Natal. Produtos extraordinários para as Suas ofertas em qualquer época do ano.


Escreveu Mia Couto que: “Cozinhar é o mais privado e arriscado ato. No alimento, coloca-se ternura ou ódio. Na panela verte-se o tempero ou o veneno.

Forlar

Ao longo de quase um ano tenho feito referência a muitos restaurantes cuja confeção é extraordinária. Tentei passar aos leitores a informação de muitos que colocam muita “ternura” em todos os alimentos que servem. Felizmente, o “feedback” de quem tem seguido as minhas indicações tem confirmado a minha opinião. Essencialmente, considerei o sabor (a confeção), apresentação, serviço e preço.

Ao mesmo tempo fui incluindo artigos com produtos essenciais para todos os que servem, prestar um serviço diferenciado com uma atenção aos custos é indispensável para quem pensa a longo prazo. Como foi o caso dos têxteis que apresentei há uns meses, sem qualquer sombra de dúvida os mais duradouros no setor do alojamento.

Apresentei também loiça, atoalhados e artigos de decoração com o tema O Lenço dos Namorados de Vila Verde para quem quiser fazer a diferença quer em estabelecimentos que esteja a gerir, quer para ofertar em datas festivas.

Teciborda

Falei num vinho excecional que tive oportunidade de conhecer numa exposição em Mafra - Os vinhos da Quinta das Chaquedas situada no Douro. Produto que motivou surpresa pela qualidade e que nenhum dos participantes conhecia até então.

Fã inveterada de queijos e enchidos, falei na A Corriqueijo em Braga onde podemos fazer uma magnifica degustação e ofertar todos os produtos ricamente embrulhados.

Falando de queijo aproveito para referenciar o da Quinta da Cerdeira com um sabor inigualável, espaço de turismo de habitação em Seia onde podemos assistir à confeção dos mesmos, saborear os pratos tradicionais no restaurante deste espaço com uma confeção unicamente caseira e dormir com o silêncio da noite, onde o serviço personalizado impera.

Existem características em todos os estabelecimentos a que dou muita importância, dos que realço alguns:

gafanhoto

  • Valorizo a limpeza do espaço, com especial relevo para a zona onde se preparam os alimentos e onde são feitos os empratamentos.
  • Valorizo os locais onde é colocada e lavada a loiça suja.
  • Valorizo as prateleiras ou armários onde é colocada a loiça lavada.
  • Valorizo como é tratado e acondicionado todo o material utilizado seja para o serviço interno, seja para o serviço externo.
  • Valorizo a limpeza dos utensílios usados à medida que deixam de ser necessários além da muito importante separação de lixos.
  • Valorizo a postura de quem serve seja no interior seja no exterior.
  • Valorizo os espaços onde não oiço loiça a partir constantemente ou ser atirada sem quaisquer cuidados para a copa (qualquer espaço do material sujo).
  • Valorizo as equipas que no meio da azáfama conseguem manter a calma.
  • Valorizo o bom atendimento e o bem servir.

páteo da vila
Valorizo muitos outros aspetos que nuns segundos sou capaz de percecionar, mas que só os anos de serviço nos dotam dessa capacidade e, para isso, é preciso estarmos abertos a uma aprendizagem constante e mantermo-nos na área muitos anos.

Não tivesse sido eu criada no meio de copos, talheres, tachos e panelas, entre outros, para me dar um poder de observação em muitos outros pormenores indispensáveis a quem procura transmitir recomendações legitimas. É preciso assinalar que consigo ter a perceção, ainda que tenha sido feita nos dias anteriores, dos espaços que fizeram uma limpeza à cozinha e áreas públicas para a minha visita apenas. Sobre estes espaços não escrevi e expliquei aos gerentes, diretores ou proprietários, o porquê da minha decisão. Naturalmente, não ficaram nada satisfeitos com a minha resolução, mas eu não ficaria com a minha consciência tranquila ao passar uma informação para o público inverosímil.

Claro está que a forma de agir perante a minha presença, seja dos responsáveis ou proprietários dos espaços, em muita ajuda a ter uma noção exata do funcionamento da casa no dia-a-dia. Como diz a expressão popular “Não vale a pena tapar o sol com a peneira”.

corriqueijo

Contudo, raros foram os locais que tive que declinar a proposta para fazer um artigo, embora só o fato de ter que o fazer a um qualquer estabelecimento me deixe triste. Não só por que, na minha opinião, não deviam estar abertos, acima de tudo, por que não entendo pessoas que fazem investimentos num espaço e depois prestam um serviço deficiente que em nada o vai ajudar a médio/longo prazo.

Não posso deixar de voltar a falar de um produto para mim indispensável logo que desperto, assim como no final de cada refeição, falo do café. Na passada quinta-feira falei precisamente do que aconselho a todas as empresas e particulares.

Posto isto, quero relembrar algumas localidades, produtos, restaurantes e hotéis dos que falei nas últimas semanas que aconselho a vossa visita sem quaisquer dúvidas. Quanto aos produtos que falei merecem que sejam adquiridos não só para usufruírem da qualidade dos mesmos como para poderem fazer a diferença em ofertas a amigos, familiares, parceiros, fornecedores, em suma a pessoas a quem querem bem e primar pela diferença.

Nesta revista, no meu espaço Maria Delfina Gama, poderão reler todas as informações sobre qualquer um dos espaços, localidades ou produtos.

alter do chão

Alter do Chão

Hotel do Convento
Vila Galé Collection Alter Real
Alter Village Apartments
Hotel Varandas de Alter
Restaurante Snack Bar Avenida
Restaurante O Açafrão
Snack Bar O Palmeiro (Chança)
Café e Bar Alter
Café Alentejano

Abrantes

Restaurante Santa Isabel
Luna Hotel Turismo 

Angra do Heroísmo

Hotel Caracol
Taberna do Teatro

Amadora

Bixo Papão Restaurante

braga

Braga

Hotéis do Bom Jesus
Trota`s Restaurante
Restaurante Sameiro

Cabeceiras de Basto

Casa da Eira Turismo de Habitação

Cabeço de Vide (Fronteira - Portalegre)

Taberna da Vila

Caldas da Rainha

Restaurante O Recanto

joao da vila velha

Ericeira

Vila Galé Ericeira
J & G. Villas
Blue Ice Geladaria
Mascalzone Pizza Studio
Restaurante O Gafanhoto
Restaurante Tik Tak
Restaurante Tik Tapas
Sweet, Salt & Pepper
Mammy Home Flavours
Gabriel Restaurante/ Grill
Hospedaria O Bernardo

Mangualde

Restaurante Snack Bar O Lagarto em Chãs de Tavares

Mafra

Doce Camélia
João da Vila Velha Restaurante
Tasquinha do Gil – Aldeia da Mata Pequena

Marco de Canaveses

A Tasca da Joana

a toca do coelho

Óbidos

A Toca do Coelho
Zona2 De Mimoso Restaurante

Peniche

Restaurante O Pateo da Vila em Ferrel
Hotel Água d`Alma – Foz do Arelho

Seia

Quinta da Cerdeira

Vila Verde

Teciborda – Os Lenços dos Namorados
A Boca Maldita Restaurante – Prado

Produtos

EPOS CAFFÉ Portugal
www.leonoracafes.pt
Vinhos Quinta de Chaquedas – Douro
A Corriqueijo – Braga
Forlar – A Excelência dos Têxteis em Guimarães

queijo

Aguardo o vosso “feedback” e estou disponível para quaisquer esclarecimentos adicionais augurando muitas felicidades para todos e, embora algo cedo, um Natal muito feliz e excelente 2023.


Visitem e dêem-me “feedback”

 da Vossa experiência em Portugal. 

                                      (texto da autoria de Maria Delfina Gama)


Sem comentários:

Enviar um comentário