quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Força, Empenho e Superação de Valter Zeferino!


Talento na área da exportação de frutos na Europa!


Aos muitos pasteleiros, grandes ou pequenas superfícies por este país fora e pela Europa, façam uma experiência com esta empresa. Uma empresa de gente trabalhadora com uma noção exata de como bem servir.

Das coisas que mais me alegra é saber que quem passou pela minha vida esteja bem profissionalmente, pessoas que tenham percorrido um caminho com honestidade e perseverança. Caminhos feitos com força, muito empenho e muita garra. Valorizar quem tem valor como tem sido apanágio dos meus artigos, gente que não esmorece numa qualquer contrariedade.

Já lá vão alguns anos do meu primeiro encontro com o Valter Zeferino, hoje com 34 anos. Este foi fazer um estágio no Hotel Convento d`Alter em Alter do Chão onde, na altura, eu era diretora de hotel. Com tenra idade foi para Alter do Chão, a cerca de 200 km de casa, com outro colega, fazer um estágio de cozinha, então estavam, um no primeiro e outro no segundo ano do Curso de Cozinha e Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Santarém que durou três anos.

Se foi um grande desafio para os dois jovens efetuarem um estágio num local onde era diretora, dado a minha conhecida exigência (para alguns ser má), foi um grande desafio para mim tentar que os mesmos se dedicassem à profissão e aquisição de conhecimentos efetivamente.

Ao contrário do que se pensa, tentar incutir, a dois jovens de 15 e 17 anos, paixão pela atividade, não é nada fácil. Contudo, como nunca fui uma pessoa de utilizar indevidamente a mão-de-obra dos estagiários, fazia-lhes ver que a classificação final do estágio seria a adequada à prestação dos mesmos e que não havia “panos quentes” nem outras formas de obterem bons resultados. Isto sempre foi uma ajuda a obter bons resultados para ambas as partes.

O Valter Zeferino e o colega depressa começaram a demonstrar interesse e capacidades únicas. Depois de uma proposta que lhes fiz, por causa de um concurso lançado pela Câmara Municipal de Alter do Chão, dedicaram-se “de corpo e alma” à confeção de uma sobremesa com açafrão. Depois de definirmos os ingredientes a utilizar, elaboraram uma Mousse de Castanha com Açafrão excecional, pelo que ganharam um prémio e reconhecimento no concurso.

Esse desafio abriu-lhes a porta para o querer saber fazer mais, a partir daí não tive que me preocupar com estes dois estagiários, por iniciativa própria procuravam novos desafios e era absolutamente normal presentearem a equipa com novos pratos. Ao mesmo tempo, sabendo que não era das minhas competências, ao terem conhecimento que eu confecionava alguns pratos, tudo fizeram para que lhes ensinasse a preparar e confecionar as tradicionais Bochechas de Porco Preto com Espargos Verdes e Açafrão e uma das poucas sobremesas que sei fazer – Quente & Frio com sabor original, nada de gelado de nata com chocolate quente por cima. Dado o interesse demonstrado e, naturalmente, porque é nossa obrigação transmitir todos os conhecimentos aos mais jovens, assim fiz.

Os anos foram passando e a par com o crescimento do Valter Zeferino também a minha vida foi sofrendo alterações, umas mais significativas do que outras, sempre em zonas diferentes, chegando a Óbidos a uma dada altura. Foi aqui que fui contatada pelo já formado e com várias experiências profissionais Valter Zeferino a pedir para trabalhar comigo.

E, claro, dei-lhe a oportunidade de demonstrar as suas capacidades, convicta que seria uma mais-valia, que era um talento. E, sempre foi e é um talento. Um talento com conhecimentos e capacidades únicas, com uma maneira de ser única, com uma postura única e muito diferente das demais, mas que cumpria e nunca deixava a empresa ou os colegas mal. Um profissional na verdadeira aceção da palavra. Porque ser profissional não é unicamente saber exercer a profissão, é essencial ser uma pessoa humana e com o entendimento de que precisamos todos uns dos outros.

Pese tudo isto, a bem da verdade, existiram muitas divergências durante todo o tempo que o Valter Zeferino prestou serviço, todavia há um facto muito importante que não pode deixar de ser mencionado: foi quem nos salvou muitas vezes de nos “afogarmos”, esta particularidade é das mais importantes num talento.

E o que se tem que fazer com os verdadeiros talentos? Reconhecer o seu trabalho, apoiar e proteger, o que nem sempre é fácil.

Nesta fotografia vemos alguns pratos tradicionais que o Valter Zeferino se prontificou a dispor no buffet para o programa Boa Cama Boa Mesa no Pateo Real em Alter do Chão.

Quais as circunstâncias que o motivaram a mudar de hotel em Óbidos?

- Por muito que fizesse e me esforçasse, nunca houve nenhum tipo de reconhecimento exceto da diretora. Naquele caso, a administração metia-se em tudo e só davam valor a quem não o tinha. Deram-me algum valor depois de eu sair, foram-me buscar outra vez com a promessa de um aumento salarial, garantiram que me iam pagar mais do que onde estava. Eu gostava do hotel e dos meus colegas, voltei. Foi só um mês, foi com o que estas pessoas me fizeram que eu comecei a abominar a hotelaria, pensei mudar de vida. O aumento que me fizeram foi de um cêntimo, sim um cêntimo. Despedi-me, preferi ficar sem trabalho do que estar a trabalhar para pessoas que não merecem nada de ninguém e eu ajudei-os muito mais do que eles ajudaram qualquer um dos funcionários. Mas isto foi muito bom, ajudaram-me a sair da minha zona de conforto e comecei a trilhar novos caminhos.

O que o levou à comercialização de frutas e legumes?

- Na profissão que escolhi, era de suma importância a qualidade de todos os legumes, frutas, carnes, peixes, etc. Por isso, pensei comigo mesmo, deixo de ser cozinheiro, mas vou contribuir de alguma forma para a melhoria da prestação de serviço de hotéis e restaurantes, basta para isso começar a vender-lhes produtos de qualidade, aqueles que eu exigi sempre ter para confecionar todos os pratos… e foi assim que começou. Claro que sempre tive noção que tinha de lutar pelo meu lugar no mercado, que é muito competitivo, os preços eram fundamentais. 

E como vai parar ao Algarve?

- Fui parar ao Algarve a convite de um familiar que estava ligado à importação e exportação de frutas. Estive lá quase dois anos, durante esse período tirei o curso Global G.A.P - Good Agriculture Praticices, curso de Implementação de Sistemas de Gestão de Qualidade ISO 9001 e Fresh Produce Postharvest Quality Management - University of Reading; ao mesmo tempo fui aperfeiçoando os meus conhecimentos de inglês, francês e espanhol. Com o tempo comecei a visitar os produtores em Espanha, Marrocos e dentro do país. Tive a oportunidade de viajar várias vezes para Espanha e Marrocos.

E fui fazendo o que a hotelaria nos ensina, dediquei-me de corpo e alma aos clientes e ao bem servir.

Porque é que decidiu regressar à zona centro?

- Mais uma vez senti que o meu esforço não era reconhecido, mesmo com um cargo alto dentro da empresa, o reconhecimento não existia, existia unicamente cada vez mais exigência. Nunca fui um trabalhador que olhasse a horários ou deixasse o trabalho pela metade. Sou muito exigente comigo mesmo, trato todas as empresas como se fossem minhas, logo quero sempre o melhor para todas elas.

Quando regressou, quais as dificuldades com que se deparou?

- Devido ao cargo que exerci no Algarve, tinha uma cláusula no contrato que me impedia de trabalhar na mesma área durante dois anos após a minha saída da empresa, quer fosse por iniciativa própria, quer fosse por iniciativa da entidade patronal. Por isso, tive que pensar numa alternativa e acabei na empresa novadis, distribuidora da sagres, como suporte de armazém. Para mim, foi uma grande ajuda, pois comecei a ganhar mais conhecimentos que se viriam a revelar imprescindíveis para o meu trabalho, como por exemplo, gestão de stocks e logística.

E depois desta empresa, começou a própria empresa?

- Basicamente, sim. Recomecei a traçar o meu plano que estava a ser elaborado praticamente há dois anos, pese ter aparecido a pandemia que me veio alterar um pouco o mapa traçado. Tive que me adaptar e ir com mais calma do que imaginara.

E como chegou até esta empresa e começou a trabalhar como consultor?

- Antes de chegar a esta empresa, fazia cabazes de frutas e legumes conforme as encomendas que recebia e era eu mesmo que as entregava aos clientes. Entretanto, recebi um convite de um antigo produtor que conhecia há anos para o ajudar nas vendas e na divulgação da própria empresa a nível europeu. Depois de ponderar, visto que tinha que voltar a sair daquela que eu chamo a minha área de conforto, aceitei a proposta. E, por isso mesmo, aqui me encontro nas beiras.

E deixou o trabalho de consultor que já fazia pontualmente?

- Não, longe disso. Eu estou a trabalhar precisamente como consultor desta empresa com algumas regalias especiais. Com o dono da empresa, somos presença em algumas feiras, aconselhamento a produtores e temos uma prática essencial: a visita constante aos nossos clientes. Talvez por isso o “incoming” deste último ano foi muito mais satisfatório do que tínhamos previsto.

Quais são os produtos que mais exportam?

- Framboesa e Mirtilo.

E vão exportar outras frutas ou legumes?

- Estamos a explorar essa situação, temos de ver caso a caso e, claro, depende da época dos pedidos. Nunca recusamos nenhum serviço exceto se, de facto, virmos que o produtor poderá ficar defraudado.

Depois destas experiências pensa que foi a melhor opção ter deixado a cozinha?

- Sim, sem dúvida. Se voltasse atrás, acredito que tomaria as mesmas decisões. Sinto-me bastante contente, embora não se deva dizer, mas é uma verdade, sinto-me muito orgulhoso ter chegado até aqui. E vou continuar a tentar chegar sempre um bocado mais além.

O que espera de 2023?

- Quanto mais não seja, apesar da situação atual que todos sabemos não ser a melhor, quero pelo menos atingir um nível de faturação igual ao último ano. Estou embrenhado nos contatos pela Europa e na melhoria da nossa formação aos produtores para um serviço de excelência aos nossos clientes. 


A hotelaria deixa fugir talentos, depois queixam-se da falta de mão-de-obra. “A talho de foice” e para terminar este artigo, conto um episódio para que possam refletir na fibra de alguns funcionários:

Um dia, com um batizado a pouco mais de cinco horas para 30 pessoas, verificamos que a única pessoa presente na cozinha era o Valter Zeferino, os restantes, incluindo o “Chef”, faltaram com as mais variadas desculpas. Este senhor, completamente sozinho, preparou todo o serviço e negou quaisquer ajudas, mesmo minhas. Um serviço de excelência tanto na confeção como na apresentação dos buffets, sopa, prato de peixe, prato de carne (estes últimos três devidamente empratados e ricamente decorados). Mais tenho que reconhecer que, na falta de empregados de mesa, este funcionário não só fazia o que lhe competia na cozinha como servia os clientes no restaurante.

O profissionalismo deve sobrepor-se sempre a quaisquer outros fatores, quem prima com profissionalismo deve ser sempre reconhecido.

Berrycare,Ldª.

Estrada Municipal 329

Quinta do Calvário

3530-012 Vila Mendo de Tavares – Abrunhosa-a-Velha

Contatos:

+351924074286

E-mail: comercial@berrycare.pt


  (texto da autoria de Maria Delfina Gama)


4 comentários:

  1. Muitos parabéns primo tenho muito orgulho em ti 🥰

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário, que eu já fiz questão de transmitir ao próprio Valter Zeferino, que se quiser ficar a par de mais textos de autoria de Maria Delfina Gama, por favor subscreva a Revista P´rá Mesa em http://eepurl.com/hPd-Jj ,
      com os melhores cumprimentos,
      Mónica Rebelo,
      funadora da Revista P´rá Mesa em www.pramesa.pt e detentora do Blog Cozinha Com Rosto em www.cozinhacomrosto.pt

      Eliminar
  2. muito bem Valter Zeferino, o reconhecimento da diretora vale mais que mil palavras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário, que eu já fiz questão de transmitir ao próprio Valter Zeferino, que se quiser ficar a par de mais textos de autoria de Maria Delfina Gama, por favor subscreva a Revista P´rá Mesa em http://eepurl.com/hPd-Jj ,
      com os melhores cumprimentos,
      Mónica Rebelo,
      funadora da Revista P´rá Mesa em www.pramesa.pt e detentora do Blog Cozinha Com Rosto em www.cozinhacomrosto.pt

      Eliminar