quarta-feira, 19 de abril de 2023

Pitaya, a fruta do dragão!

"O Kiwi foi dar rolê na horta. E foi amor à primeira vista com a Beterraba. Nascia aí uma estória de amor, uma família e a primogênita deles, batizada de Pitaya. Na cor, saiu à mãe. Já na maciez, umidade e sementinhas é o pai todinha! A moça cresceu e, de tão linda aparência, ganhou bem cedo o primeiro lugar no "Miss Roça Brasil". Se fosse tão gostosa quanto é bonita, poderia ter desbancado a Melancia no "Miss Roça Universo", do qual fui idealizadora e jurada emérita. Pitaya barrou no quesito essência que tem peso dois na soma final. E nisso, a Melancia sobra." 



O texto acima, muito bem bolado e divertido, é de autoria da roteirista, Marycy Alice.

Mas deixando a "estória" de lado para entender um pouquinho da história da Pitaya ou como popularmente apelidada, Fruta do Dragão

Nativa da América Central e do México, suas escamas que originam o nome da fruta saltam os olhos de quem vê, logo, com a exploração do cacto que gera a pitaya, rapidamente a espécie se espalhou por vários países como a China, Israel e aqui no Brasil desde a década de 90.

Existem algumas espécies dela e diga-se de passagem, todas são bem mais bonitas e cheias de nutrientes do que gostosas!

Alguns de seus benefícios:

  • Fortalece o sistema imune através da vitamina C.
  • Combate o colesterol ruim e diminui os riscos de doenças cardiovasculares.
  • Aliado contra a diabetes, por seu baixo teor de açúcar.
  • Ajuda no emagrecimento, através da sensação de saciedade e inibição do apetite.
  • Combate a anemia e fortalece os ossos através de vitaminas do complexo B, C e E, além de sais minerais como ferro e fósforo.
  • Auxilia até no bom funcionamento do intestino!

(texto da autoria de Márcia Tayar)


Sem comentários:

Enviar um comentário